Blog | 25 Jul 2019

7 maneiras de melhorar sua pronúncia em francês

1) Entender que falar é uma ginástica Embora o português tenha muitos sons em comum com o francês, tu terás que aprender alguns novos para poder se comunicar. Ou seja, depois de muitos anos articulando de uma mesma forma, provavelmente vai parecer difícil fazer o famoso "biquinho" francês, por exemplo. Mas é tudo uma questão de prática. 2) Apropriar-se do alfabeto fonético internacional Essa etapa não é obrigatória, mas pode ajudar bastante. Conhecer os os sons que o corpo humano é capaz de produzir (e respectivos símbolos) é uma maneira de sistematizar o conhecimento e compreender o código universal usado…

Ler mais
Blog | 18 Jul 2019

O professor não nativo

Muitas pessoas utilizam como critério de escolha de um professor de uma língua adicional o fato de ele ser nativo. Dessa forma, haveria uma garantia do nível de proficiência do docente. Contudo, ser nativo não garante um domínio da língua escrita, das diferentes variedades da língua oral, conhecimento de didática ou sequer interesse por linguística e ensino. Todos os aspectos citados são fundamentais para uma construção de conhecimento eficaz. Então como saber se o professor está capacitado para o ensino de uma língua adicional? Ter um diploma universitário em Letras com ênfase na língua em questão atesta competência linguística e…

Ler mais
Blog | 11 Jul 2019

A biblioteca francesa na sua casa: Culturethèque

CULTURETHÈQUE, sua nova biblioteca francesa online! A Plataforma Culturethèque, desenvolvida pelo Institut Français de Paris, oferece conteúdos digitais, em acesso remoto, aos sócios das bibliotecas das Alianças Francesas. Com uma única conta, você tem acesso ilimitado a 54 000 recursos digitais com apenas alguns cliques! É um ótimo complemento às aulas presenciais, que permite exercitar as competências linguísticas que você quiser quando quiser. Melhore a sua pronúncia com os e-pub (livros com áudio que você encontrará na secção APPRENDRE). Na mesma secção, re-descubra os clássicos da literatura francófona através da coleção “lectures faciles” da editora CLÉ INTERNATIONAL classificada por níveis,…

Ler mais
Blog | 11 Jul 2019

Vantagens das diferentes modalidades de cursos

Vantagens das diferentes modalidades de cursos Quem quer aprender francês, possui um leque de opções no que diz respeito ao tipo de aula (individual ou em grupo), ritmo (regular, intensivo) e objetivo (passar um exame de proficiência, viajar), entre outras variantes. Mas como saber qual seria a melhor opção? Trouxemos aqui um panorama para ajudar a entender as vantagens de cada modalidade. Em uma aula em grupo, você vai aprender a língua e expandir sua rede de contatos e, possivelmente, de amizades. Os colegas terão um nível semelhante ao seu e estarão passando pelo mesmo processo de aprendizagem. Já nas…

Ler mais
Blog | 09 Jul 2019

As melhores escolas de engenharia da França

            A formação dos engenheiros, na França, possui um peso grande academicamente. Como prova disso, há uma instituição a nível nacional que é responsável pela administração dos cursos, a CTI (Commission des Titres d’Ingénieurs).   Várias possibilidades se oferecem a você se está contemplando integrar uma de estas prestigiosas instituições:   1- Admissão tradicional pelo concurso post-prepa: É com esta modalidade que as Grandes Ecoles mais prestigiosas (Polytechnique, Centrale-Supelec, Ponts et chaussées, etc.)  recrutam 75% do suas vagas. Depois de conseguir o diploma do baccalauréat, que sanciona o final dos estudos do ensino médio, os candidatos integram um curso preparatório.…

Ler mais