Blog | 18 Jul 2020

Être ou ne pas être

Telle est la question. Decidi começar este artigo com Shakespeare à la française. É sem dúvida mais inspirador do que um título como « Acordo entre particípio e sujeito em verbos conjugados com Être no Passé Composé ». Assusta, não é mesmo ? Acreditem, é mais simples do que parece. Vejamos então. Para dizer « Ele trabalhou » e « Nós trabalhamos », em francês, usamos o verbo auxiliar Avoir, o nosso Ter. Assim, conjugamos Il a travaillé e Nous avons travaillé, o que, se traduzíssemos literalmente, resultaria em « Ele tem trabalhado » e « Nós temos trabalhado ». Vejam que, ao usar o verbo Ter, tanto em português como em francês,…

Ler mais
Blog | 18 Jun 2020

Onde encontrar notícias em francês?

Para aprender a falar e compreender um novo idioma, a prática da leitura é essencial. A cada tentativa, principalmente nas primeiras vezes, surgirão dúvidas quanto ao significado e à pronúncia das palavras, mas esses obstáculos fazem parte da jornada. Uma super dica para manter o foco consiste em tentar entender, ao máximo, o contexto do que se está lendo. Isso ajuda bastante na compreensão e amplia o vocabulário.  Partindo dessas premissas, nossas dicas de hoje são canais de comunicação da imprensa francesa. Aos poucos, você pode criar o hábito de acompanhar esses meios de informação, além de melhorar a interpretação textual e ficar mais por dentro do que está acontecendo no dia a dia dos franceses.  Bonne lecture! …

Ler mais
Blog | 22 Mai 2020

Vantagens e facilidades dos cursos de francês a distância: online e ao vivo

Os cursos a distância da Aliança Francesa Porto Alegre têm a mesma qualidade e interação das aulas presenciais, mas em formato online e ao vivo. Turmas completas e alunos interagindo com o professor no mesmo videochat, de forma que todo o conteúdo fique garantido e com muita troca de aprendizado. “As aulas a distância e ao vivo da AFPOA me surpreenderam. Eu já tinha tido outras experiências com aulas a distância, mas nunca tinha me adaptado”, afirma a professora Paola Gomes Pereira, 32 anos, aluna do nível A1.5. “A opção de ser ao vivo, direto com os professores faz toda…

Ler mais
Blog | 22 Mai 2020

A influência da cultura francesa no Rio Grande do Sul

Você sabia que algumas cidades gaúchas têm traços culturais da França? Pelotas é, sem dúvida, um dos principais exemplos. A cidade, inclusive, abrigou a única colônia francesa formada no Rio Grande do Sul: a Colônia Santo Antônio. Localizada na zona rural do município pelotense, no Distrito do Quilombo, a pequena comunidade de camponeses franceses se instalou no local por volta de 1880. Uma evidência que indica a presença desses descendentes é o postal francês expedido em Pelotas, datado de 14 de novembro de 1903, no qual aparecem agricultores. Paralelamente ao cultivo agrícola, a expansão do espaço urbano de Pelotas voltou-se…

Ler mais
Blog | 11 Mai 2020

5 filmes franceses para ver na Netflix

Uma das maneiras mais indicadas para ampliar o aprendizado de uma língua estrangeira é, com certeza, ter o máximo de contato possível com o idioma em questão. Por isso, dicas de filmes são sempre bem-vindas. Pensando nisso, selecionamos cinco produções em francês que estão disponíveis, atualmente, no catálogo da Netflix. Bon divertissement!   J'ai perdu mon corps (2019), Jérémy Clapin Título em português: Perdi meu corpo Vencedor do César 2020 nas categorias de melhor animação e trilha sonora, J'ai perdu mon corps condensa dramaticidade, fantasia e aventura. Naoufel é um jovem órfão que vive em um ambiente hostil e trabalha…

Ler mais