Blog | 01 Abr 2020

#Culturecheznous

Que tal aproveitar a quarentena para descobrir a #culturecheznous? Com uma grande variedade cultural, o Ministério da Cultura francês disponibiliza inteiramente grátis recursos digitais para todos os públicos. A página intuitiva oferece materiais de acordo com o interesse: crianças, pais e público em geral. Em cada um desses grupos, é possível encontrar uma fantástica forma de mergulhar na cultura francófona. É só embarcar nessa aventura sem sair de casa! Em Pour les enfants, os pequenos podem exercitar toda a imaginação com atividades lúdicas práticas e pedagógicas. São atividades educativas, desenhos animados, contos, jogos online e curiosidades que vão prender a…

Ler mais
Blog | 12 Mar 2020

Faux - amis

Ao estudarmos uma língua latina, muitas vezes temos a impressão de que temos uma boa compreensão oral e escrita desde o início. Isso é verdade se pensarmos, por exemplo, que um francês pode passar as férias de verão indo ao “club” e se refrescar na “piscine”. Agora imaginem o nosso amigo no inverno, à beira do Sena, tomando um “café” ou um “chocolat”.  Nenhum mistério até aqui, inclusive porque nós mesmos usamos muitas palavras do francês. Assim, junto com o “café”, podemos saborear um delicioso “croissant”.  Mas atenção! Aqui temos uma faca de dois gumes: a mesma proximidade que facilita…

Ler mais
Blog | 12 Dez 2019

Les châteaux du Pays Cathare

Contexto Se você estiver viajando pelo sul da França, perto da fronteira com a Espanha, verá alguns monumentos que destoam da paisagem local. Conhecidos como grandes fortificações presentes em cima de montanhas, os castelos cátaros ou Château du Pays Cathare, datam do século XII. Essas construções possuíam funções militares e de proteção das fronteiras. Instaladas na província de Aude, representavam a linha de defesa contra o Reinado de Aragão. Buscando fugir da perseguição do Papa, os cátaros ocuparam os castelos para dificultar sua perseguição. Eram símbolos de divergência de pensamentos e ações entre os povos do norte e do sul. …

Ler mais
Blog | 20 Nov 2019

O impacto da língua francesa no mundo

Presente em quatro continentes como língua oficial, administrativa ou de maior uso, a língua francesa é falada por cerca de 300 milhões de pessoas, o que equivale a 4% da população mundial. Para facilitar a integração entre essa comunidade, existe um órgão mediador de cooperação, a Organização Internacional da Francofonia (OIF).  A OIF tem 61 países membros e 27 observadores. Seu objetivo é contribuir para a melhora da qualidade de vida dos países membros e ajudá-los a se tornar protagonistas do seu desenvolvimento. Para que isso ocorra, a entidade fornece apoio na elaboração e na consolidação de políticas internas. Para…

Ler mais
Blog | 25 Jul 2019

7 maneiras de melhorar sua pronúncia em francês

1) Entender que falar é uma ginástica Embora o português tenha muitos sons em comum com o francês, tu terás que aprender alguns novos para poder se comunicar. Ou seja, depois de muitos anos articulando de uma mesma forma, provavelmente vai parecer difícil fazer o famoso "biquinho" francês, por exemplo. Mas é tudo uma questão de prática. 2) Apropriar-se do alfabeto fonético internacional Essa etapa não é obrigatória, mas pode ajudar bastante. Conhecer os os sons que o corpo humano é capaz de produzir (e respectivos símbolos) é uma maneira de sistematizar o conhecimento e compreender o código universal usado…

Ler mais