Blog | 22 Mai 2020

Vantagens e facilidades dos cursos de francês a distância: online e ao vivo

Os cursos a distância da Aliança Francesa Porto Alegre têm a mesma qualidade e interação das aulas presenciais, mas em formato online e ao vivo. Turmas completas e alunos interagindo com o professor no mesmo videochat, de forma que todo o conteúdo fique garantido e com muita troca de aprendizado. “As aulas a distância e ao vivo da AFPOA me surpreenderam. Eu já tinha tido outras experiências com aulas a distância, mas nunca tinha me adaptado”, afirma a professora Paola Gomes Pereira, 32 anos, aluna do nível A1.5. “A opção de ser ao vivo, direto com os professores faz toda…

Ler mais
Blog | 22 Mai 2020

A influência da cultura francesa no Rio Grande do Sul

Você sabia que algumas cidades gaúchas têm traços culturais da França? Pelotas é, sem dúvida, um dos principais exemplos. A cidade, inclusive, abrigou a única colônia francesa formada no Rio Grande do Sul: a Colônia Santo Antônio. Localizada na zona rural do município pelotense, no Distrito do Quilombo, a pequena comunidade de camponeses franceses se instalou no local por volta de 1880. Uma evidência que indica a presença desses descendentes é o postal francês expedido em Pelotas, datado de 14 de novembro de 1903, no qual aparecem agricultores. Paralelamente ao cultivo agrícola, a expansão do espaço urbano de Pelotas voltou-se…

Ler mais
Blog | 11 Mai 2020

5 filmes franceses para ver na Netflix

Uma das maneiras mais indicadas para ampliar o aprendizado de uma língua estrangeira é, com certeza, ter o máximo de contato possível com o idioma em questão. Por isso, dicas de filmes são sempre bem-vindas. Pensando nisso, selecionamos cinco produções em francês que estão disponíveis, atualmente, no catálogo da Netflix. Bon divertissement!   J'ai perdu mon corps (2019), Jérémy Clapin Título em português: Perdi meu corpo Vencedor do César 2020 nas categorias de melhor animação e trilha sonora, J'ai perdu mon corps condensa dramaticidade, fantasia e aventura. Naoufel é um jovem órfão que vive em um ambiente hostil e trabalha…

Ler mais
Blog | 23 Abr 2020

Musée du Louvre: uma imersão pelo período Medieval até o século 19

Um pouco da história  Maior museu de arte do mundo e monumento histórico da França, o Musée du Louvre reúne mais de 380 mil obras, das quais somente 35 mil estão em exibição para o público. Anualmente, recebe cerca de 8 milhões de visitantes. A construção é gigantesca: dispõe de uma área total de 360 mil metros quadrados, sendo 72 mil metros quadrados de galerias de arte.  Localiza-se na região central de Paris, no Palácio do Louvre, originalmente construído como uma fortaleza, por volta de 1190, às margens do rio Sena. Seu objetivo era de defender a capital francesa contra possíveis ataques. Porém, cerca de 200 anos depois, com a expansão da cidade, foi transformado em residência oficial da realeza, onde acumulava suas coleções artísticas. Durante a efervescência da Revolução Francesa, em 1793, o complexo finalmente passou…

Ler mais
Blog | 14 Abr 2020

2020: Ano da Bande Dessinée (História em quadrinhos) na França

O ano de 2020 foi declarado pelo Ministério da Cultura francês como o ano das histórias em quadrinhos, ou les bandes dessinées en français, ou ainda BD para os íntimos. Esse ano dedicado à nona arte está sendo rico em descobertas e vem destacando jovens artistas do gênero, apesar dos desdobramentos causados pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19).   Em março deste ano (antes do início do confinamento obrigatório na França), ocorreu a exposição chamada Plan A, na cidade de Angoulême (conhecida mundialmente pelo Festival da Bande Dessinée).  O tema dessa exposição foi La bande dessinée et l’art contemporain sont-ils…

Ler mais