O francês é um idioma em expansão, falado por mais de 270 milhões de pessoas nos cinco continentes. Quem estuda a língua francesa otimiza as oportunidades no mercado de trabalho, abre as portas para universidades na França e no Canadá e amplia seu universo cultural!

A Aliança Francesa de Porto Alegre propõe cursos de francês para todos os níveis, de iniciante (A1) ao de fluência (C1), de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para as línguas (CECR – Cadre Européen Commun de Référence pour les langues). A Aliança Francesa possui o melhor método de ensino e os melhores professores. Todas as salas são equipadas com quadros interativos, os alunos têm acesso à mediateca da AFPOA, Culturethèque e muito mais! O aluno é preparado a fazer os exames DELF/DALF e assim pode cerificar seu nível de francês.

INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO

  • Carga horária: 90h, 51h, 45h ou 44h/semestre (veja abaixos os ritmos disponiveis);
  • Frequência: turma semestral, 1 ou 2 vezes por semana (turmas regulares);
  • Para alunos com conhecimento prévio um TESTE DE NIVELAMENTO e direcionamento para o nível ideal é realizado.

MODALIDADE

Os nossos cursos adultos para o segundo semestre seguem de forma presencial online (interação em tempo real com professores e colegas, pela plataforma Zoom). Exceto o
curso sênior “Français Plaisir” que ocorre de forma presencial na sede da Aliança Francesa.

OBJETIVO

Comunicar-se em assuntos da vida quotidiana tais como apresentar-se, falar das suas atividades, dos seus centros de interesse, comprar, se virar quando viajar num pais francófono, acompanhar programas de rádio e televisão, participar de um debate, etc.

 

MÉTODO

Défi (versão Aliança Francesa Brasil)

O Défi propõe um novo olhar sobre o aprendizado do francês, trazendo o aspecto cultural em primeiro plano. Essa abordagem mais ampla da língua ajuda o estudante a ter outra visão sobre o mundo. Desde o primeiro módulo, o método convida a analisar as diferenças culturais existentes entre os países francófonos e europeus. A apresentação gráfica diferenciada e as estratégias de leitura propostas facilitam muito a abordagem dos novos textos. Estes instigam a partir do seu conhecimento prévio e buscam contextualizar os diferentes conteúdos antes da leitura, facilitando a interpretação dos documentos.

Conheça melhor o nosso método

RITMOS

Você pode escolher o melhor ritmo do seu curso, conforme a sua necessidade, seu objetivo e sua pressa:

Curso express final de ano

Neste final de ano a AFPOA propõe três temáticas de cursos express com um super desconto para você que não tem muito tempo 

Nestes cursos abordaremos assuntos específicos para você aprofundar seus estudos em francês. Você poderá se dedicar aos estudos em gramática da língua francesa, focando nos tempos verbais do passado. Teremos também um curso específico para você que vai viajar para algum país francófono e deseja saber como se virar nas situações do cotidiano, este será o curso viagem. Por fim, oferecemos o curso com fins acadêmicos, para quem deseja realizar em breve alguma mobilidade para instituições de ensino francesas.

Ritmo: Aula de 2h30, de segunda a quinta

Módulo: 16h

Nível: de iniciante a intermediário

Horário 

Regular

Um módulo em 4 meses.

No ritmo REGULAR a duração do curso é de 4 meses. O primeiro semestre ocorre de março a junho e segundo semestre ocorre de agosto a dezembro. A carga horária total é de 51h.

Ritmo: Aula de 3 horas, uma vez por semana.

Módulos: 51 horas

Nível: de A1 a C1

Próximo módulo: Março de 2022

Horário

Semi-intensivo

1 módulo em menos de 3 meses


No ritmo SEMI-INTENSIVO, a duração do curso é de menos de 3 meses. O primeiro semestre ocorre de maio a junho e segundo semestre ocorre de setembro a dezembro.
A carga horária total é de 44h.

Ritmo: 2 aulas de 2h por semana 

Módulos: 44 horas - 22 encontros

Nível: Apenas para iniciantes (A1.1)

Próximo módulo: Setembro de 2021

Horário

Intensivo

 1 módulo em  1 mês.

O ritmo INTENSIVO está disponível nos meses de JANEIRO, FEVEREIRO ou JULHO. A carga horária total é de 45h.

Ritmo: 5 aulas de 2h30 por semana de 2ª a 6ª

Módulos: 45 horas - 18 encontros

Nível: Apenas para iniciantes (A1.1)


Próximo módulo: Janeiro de 2022

Horário

Super Intensivo

2 módulos em 2 meses.

No ritmo Super Intensivo você pode cursar 2 módulos em  2 meses. O ritmo Super Intensivo está disponível nos meses de JANEIRO e FEVEREIRO. A carga horária total é de 90h.

    

Ritmo: 5 aulas de 2h30 por semana de 2ª a 6ª

Módulos: 90h horas - 36 encontros de 2h30 cada.

Nível: Iniciantes (A1.1 e A1.2)


Próximo módulo: Janeiro de 2022

Horário

Avançado

É o curso indicado para os alunos que passaram do nível B2.3.

Após esse nível, os conteúdos gramaticais são revistos e aprofundados, o que permite acolher alunos com um espectro de níveis mais amplo. Estes módulos focam em aprofundar o conhecimento das culturas francófonas por meio do estudo de textos literários, artigos da imprensa e documentos temáticos. Também se propõem à preparação dos alunos que desejam realizar os exames de certificação DELF e DALF.

Ritmo: Aula de 3 horas, uma vez por semana.

Módulos: 51 horas

Nível: A partir do B2.3


Próximo módulo: Março de 2022

Horário

Preparação DELF/DALF

Curso de preparação para os exames oficiais de proficiência de francês: DELF/DALF.

Programação: atividades de treinamento, possíveis cenários e assuntos de prova, revisão de cada prova (competências de compreensão oral e escrita, e expressão oral e escrita) e estratégias específicas para cada uma delas.

Ritmo: 6 encontros de 2 horas

Módulos: 12 horas

Nível: B1, B2 e C1


Próximo módulo: Janeiro de 2022

 Horário

          

Encontros de conversação 

A AFPOA oferece, gratuitamente, para seus alunos e suas alunas duas modalidades diferentes para a prática da expressão oral em língua francesa.

1. Conversação on-line, ao vivo, pela plataforma Zoom

Um encontro semanal de 1h. Conversação em francês sobre assuntos da atualidade, últimos lançamentos culturais, etc.

Mais informações 

2. Café AF - encontro presencial 

Venha tomar um café conosco e conversar em francês. O nosso encontro será uma vez por mês, na nossa sede. Será um momento para discutir sobre atualidades, assuntos culturais e relevantes, tudo em francês.

Mais informações 

Bônus para nossos alunos

Mentoria Individual para desenvolver a expressão oral.

Este é um encontro ndividual com um dos nossos professores para aperfeiçoar a expressão oral. O encontro é personalizado, com conselhos pedagógicos individual para o desenvolvimento da expressão oral. 

Mais Informações

         

MÉTODO

Défi (versão Aliança Francesa Brasil)

Conheça melhor o nosso método

                                                                                 

O Défi propõe um novo olhar sobre o aprendizado do francês, trazendo o aspecto cultural em primeiro plano. Essa abordagem mais ampla da língua ajuda o estudante a ter outra visão sobre o mundo. Desde o primeiro módulo, o método convida a analisar as diferenças culturais existentes entre os países francófonos e europeus.

A apresentação gráfica diferenciada e as estratégias de leitura propostas facilitam muito a abordagem dos novos textos. Estes instigam a partir do seu conhecimento prévio e buscam contextualizar os diferentes conteúdos antes da leitura, facilitando a interpretação dos documentos.

Outro diferencial do Défi reside em abordar a língua por meio de diversos temas da atualidade do mundo francófono. Assim, é possível descobrir sucessivamente realidades sobre demografia, mercado de trabalho, alojamento e ritmo de vida da França, da Bélgica, do Québec, do Marrocos e de outros países francófonos. Essa dinâmica permite que o aprendizado seja mais fluido e leve.

Neste método, que segue a linha “actionnel”, o aluno é o protagonista da sua aprendizagem. O professor torna-se um facilitador do aprendizado. Dessa forma, é possível construir o conhecimento a partir das suas próprias necessidades, fazendo escolhas e priorizando certos conteúdos.

Finalmente, é importante ressaltar que as sequências pedagógicas do livro foram concebidas de maneira a incentivar constantemente a interação entre os alunos e o compartilhamento de seus conhecimentos sobre as diversas áreas trabalhadas durante as aulas. Com este método, o estudante tem acesso digital à plataforma de forma remota. Isso possibilita que ele se mantenha conectado com a língua, mesmo sem ter seu livro consigo e sem depender de uma conexão à internet.

Desde Janeiro de 2021 a AFPOA simplificou seu calendário, passando para o calendário de cursos semestrais. Desta forma, seguimos o mesmo modelo da rede AF Brasil, além de reduzir as formalidades administrativas para nossos alunos, simplificando em apenas duas matrículas por ano.

Com esta mudança o nível A1.1 por exemplo, engloba o que até dezembro de 2020 eram os níveis A1.1 e A1.2, o nível, atualmente, é concluído em 51 horas. O nível A1 é constituído pelo A1.1 (antigo A1.1 + A1.2) + A1.2 (antigo A1.3 + A1.4), contabilizando 102 horas no total. O nível A2 engloba o A2.1 e A2.2 (102 horas no total, sendo 51h cada subnível). Já o nível B2 é constituído pelos subníveis B1.1, B1.2 e B1.3 (153 horas no total) e por fim, o nível B2 é constituído pelos subníveis B2.1, B2.2 e B2.3 (153 horas no total). Após o término do B2 oferecemos o curso nível avançado, destinado aos estudantes do nível C1. 

                                                 

Nossos cursos semi-intensivos seguem a progressão semestral (3 meses). Para completar um nível, o total é de 44 horas.