O francês é um idioma em expansão, falado por mais de 270 milhões de pessoas nos cinco continentes. Quem estuda a língua francesa otimiza as oportunidades no mercado de trabalho, abre as portas para universidades na França e no Canadá e amplia seu universo cultural!

A Aliança Francesa de Porto Alegre propõe cursos de francês para todos os níveis, de iniciante (A1) ao de fluência (C1), de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para as línguas (CECR – Cadre Européen Commun de Référence pour les langues). A Aliança Francesa possui o melhor método de ensino e os melhores professores. Todas as salas são equipadas com quadros interativos, os alunos têm acesso à mediateca da AFPOA, Culturethèque e muito mais! O aluno é preparado a fazer os exames DELF/DALF e assim pode cerificar seu nível de francês.

INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO

  • Carga horária: 90h, 51h, 45h ou 44h/semestre (veja abaixos os ritmos disponiveis);
  • Frequência: turma semestral, 1 ou 2 vezes por semana (turmas regulares);
  • Para alunos com conhecimento prévio um TESTE DE NIVELAMENTO e direcionamento para o nível ideal é realizado.

MODALIDADE

Os nossos cursos adultos para o segundo semestre seguem de forma presencial online (interação em tempo real com professores e colegas, pela plataforma Zoom). Exceto o
curso sênior “Français Plaisir” que ocorre de forma presencial na sede da Aliança Francesa.

OBJETIVO

Comunicar-se em assuntos da vida quotidiana tais como apresentar-se, falar das suas atividades, dos seus centros de interesse, comprar, se virar quando viajar num pais francófono, acompanhar programas de rádio e televisão, participar de um debate, etc.

 

MÉTODO

Défi (versão Aliança Francesa Brasil)

O Défi propõe um novo olhar sobre o aprendizado do francês, trazendo o aspecto cultural em primeiro plano. Essa abordagem mais ampla da língua ajuda o estudante a ter outra visão sobre o mundo. Desde o primeiro módulo, o método convida a analisar as diferenças culturais existentes entre os países francófonos e europeus. A apresentação gráfica diferenciada e as estratégias de leitura propostas facilitam muito a abordagem dos novos textos. Estes instigam a partir do seu conhecimento prévio e buscam contextualizar os diferentes conteúdos antes da leitura, facilitando a interpretação dos documentos.

Conheça melhor o nosso método

RITMOS

Você pode escolher o melhor ritmo do seu curso, conforme a sua necessidade, seu objetivo e sua pressa:

Regular

Um módulo em 4 meses.

No ritmo REGULAR a duração do curso é de 4 meses. O primeiro semestre ocorre de março a junho e segundo semestre ocorre de agosto a dezembro. A carga horária total é de 51h.

Ritmo: Aula de 3 horas, uma vez por semana.

Módulos: 51 horas

Nível: de A1 a C1

Próximo módulo: Março de 2022

Horário

Semi-intensivo

1 módulo em menos de 3 meses


No ritmo SEMI-INTENSIVO, a duração do curso é de menos de 3 meses. O primeiro semestre ocorre de maio a junho e segundo semestre ocorre de setembro a dezembro.
A carga horária total é de 44h.

Ritmo: 2 aulas de 2h por semana 

Módulos: 44 horas - 22 encontros

Nível: Apenas para iniciantes (A1.1)

Próximo módulo: Setembro de 2021

Horário

Intensivo

 1 módulo em  1 mês.

O ritmo INTENSIVO está disponível nos meses de JANEIRO, FEVEREIRO ou JULHO. A carga horária total é de 45h.

Ritmo: 5 aulas de 2h30 por semana de 2ª a 6ª

Módulos: 45 horas - 18 encontros

Nível: Apenas para iniciantes (A1.1)


Próximo módulo: Janeiro de 2022

Horário

Super Intensivo

2 módulos em 2 meses.

No ritmo Super Intensivo você pode cursar 2 módulos em  2 meses. O ritmo Super Intensivo está disponível nos meses de JANEIRO e FEVEREIRO. A carga horária total é de 90h.

    

Ritmo: 5 aulas de 2h30 por semana de 2ª a 6ª

Módulos: 90h horas - 36 encontros de 2h30 cada.

Nível: Iniciantes (A1.1 e A1.2)


Próximo módulo: Janeiro de 2022

Horário

Avançado

É o curso indicado para os alunos que passaram do nível B2.3.

Após esse nível, os conteúdos gramaticais são revistos e aprofundados, o que permite acolher alunos com um espectro de níveis mais amplo. Estes módulos focam em aprofundar o conhecimento das culturas francófonas por meio do estudo de textos literários, artigos da imprensa e documentos temáticos. Também se propõem à preparação dos alunos que desejam realizar os exames de certificação DELF e DALF.

Ritmo: Aula de 3 horas, uma vez por semana.

Módulos: 51 horas

Nível: A partir do B2.3


Próximo módulo: Março de 2022

Horário

Preparação DELF/DALF

Curso de preparação para os exames oficiais de proficiência de francês: DELF/DALF.

Programação: atividades de treinamento, possíveis cenários e assuntos de prova, revisão de cada prova (competências de compreensão oral e escrita, e expressão oral e escrita) e estratégias específicas para cada uma delas.

Ritmo: 10 encontros de 2 horas

Módulos: 20 horas

Nível: B1, B2 e C1


Próximo módulo: Agosto de 2021

 Horário

          

Encontros de conversação 

A AFPOA oferece, gratuitamente, para seus alunos e suas alunas duas modalidades diferentes para a prática da expressão oral em língua francesa.

1. Conversação on-line, ao vivo, pela plataforma Zoom

Um encontro semanal de 1h. Conversação em francês sobre assuntos da atualidade, últimos lançamentos culturais, etc.

Mais informações 

2. Café AF - encontro presencial 

Venha tomar um café conosco e conversar em francês. O nosso encontro será uma vez por mês, na nossa sede. Será um momento para discutir sobre atualidades, assuntos culturais e relevantes, tudo em francês.

Mais informações 

Bônus para nossos alunos

Mentoria Individual para desenvolver a expressão oral.

Este é um encontro ndividual com um dos nossos professores para aperfeiçoar a expressão oral. O encontro é personalizado, com conselhos pedagógicos individual para o desenvolvimento da expressão oral. 

Mais Informações

         

MÉTODO

Défi (versão Aliança Francesa Brasil)

Conheça melhor o nosso método

                                                                                 

O Défi propõe um novo olhar sobre o aprendizado do francês, trazendo o aspecto cultural em primeiro plano. Essa abordagem mais ampla da língua ajuda o estudante a ter outra visão sobre o mundo. Desde o primeiro módulo, o método convida a analisar as diferenças culturais existentes entre os países francófonos e europeus.

A apresentação gráfica diferenciada e as estratégias de leitura propostas facilitam muito a abordagem dos novos textos. Estes instigam a partir do seu conhecimento prévio e buscam contextualizar os diferentes conteúdos antes da leitura, facilitando a interpretação dos documentos.

Outro diferencial do Défi reside em abordar a língua por meio de diversos temas da atualidade do mundo francófono. Assim, é possível descobrir sucessivamente realidades sobre demografia, mercado de trabalho, alojamento e ritmo de vida da França, da Bélgica, do Québec, do Marrocos e de outros países francófonos. Essa dinâmica permite que o aprendizado seja mais fluido e leve.

Neste método, que segue a linha “actionnel”, o aluno é o protagonista da sua aprendizagem. O professor torna-se um facilitador do aprendizado. Dessa forma, é possível construir o conhecimento a partir das suas próprias necessidades, fazendo escolhas e priorizando certos conteúdos.

Finalmente, é importante ressaltar que as sequências pedagógicas do livro foram concebidas de maneira a incentivar constantemente a interação entre os alunos e o compartilhamento de seus conhecimentos sobre as diversas áreas trabalhadas durante as aulas. Com este método, o estudante tem acesso digital à plataforma de forma remota. Isso possibilita que ele se mantenha conectado com a língua, mesmo sem ter seu livro consigo e sem depender de uma conexão à internet.

Desde Janeiro de 2021 a AFPOA simplificou seu calendário, passando para o calendário de cursos semestrais. Desta forma, seguimos o mesmo modelo da rede AF Brasil, além de reduzir as formalidades administrativas para nossos alunos, simplificando em apenas duas matrículas por ano.

Com esta mudança o nível A1.1 por exemplo, engloba o que até dezembro de 2020 eram os níveis A1.1 e A1.2, o nível, atualmente, é concluído em 51 horas. O nível A1 é constituído pelo A1.1 (antigo A1.1 + A1.2) + A1.2 (antigo A1.3 + A1.4), contabilizando 102 horas no total. O nível A2 engloba o A2.1 e A2.2 (102 horas no total, sendo 51h cada subnível). Já o nível B2 é constituído pelos subníveis B1.1, B1.2 e B1.3 (153 horas no total) e por fim, o nível B2 é constituído pelos subníveis B2.1, B2.2 e B2.3 (153 horas no total). Após o término do B2 oferecemos o curso nível avançado, destinado aos estudantes do nível C1. 

                                                 

Nossos cursos semi-intensivos seguem a progressão semestral (3 meses). Para completar um nível, o total é de 44 horas.