Paris está entre as principais cidades para se viver
Segundo rankings da Resonance Consultancy, Paris ocupa a segunda posição a nível europeu
Dois novos rankings das 100 melhores cidades da Europa e do mundo para se viver, trabalhar e se estabelecer, acabam de ser revelados pela empresa de consultoria Resonance Consultancy, especializada em estratégia de marca e comunicação. Paris ocupa a segunda posição no ranking, depois de Londres e antes de Amsterdã, a nível europeu, e antes de Nova York a nível mundial.
Ranking europeu
Para estabelecer essa classificação, os especialistas da Resonance Consultancy consideraram diversos fatores, como a qualidade de vida urbana, infraestruturas e instituições, vida cultural e eventos, diversidade populacional, economia, bem como imagem midiática e abertura internacional.
No total, há 13 cidades francesas que estão na lista das melhores cidades europeias. Além de Paris, que ocupa a segunda posição no topo da lista, temos Lyon na 40ª posição, seguida por Marselha (51ª), Nice (58ª), Bordeaux (61ª), Estrasburgo (65ª), Toulouse (73ª), Grenoble (74ª), Nantes (80ª), Montpellier (85ª), Clermont-Ferrand (92ª), Lille (93ª) e Tours (100ª).
Na explicação dessas escolhas, os especialistas da consultoria afirmam que a capital francesa soube lidar com os efeitos da pandemia ao reorganizar seu urbanismo no momento certo para receber o mundo para os Jogos Olímpicos de Verão de 2024. Entre as medidas citadas estão a redução da velocidade para 30 km/h implementada em 2021, assim como a adição de ciclovias. Como destaca o estudo, Paris possui outros pontos fortes, como seus locais históricos, monumentos, museus e oportunidades de compras.
Ranking mundial
Um segundo ranking foi publicado simultaneamente, desta vez a nível global. Neste novo Top 100 das "melhores cidades" do mundo, Paris ainda ocupa a segunda posição, depois de Londres e antes de Nova York. Assim como no ranking anterior, em segundo e terceiro lugares entre as cidades francesas, encontramos Lyon (na 75ª posição) e Marselha (na 100ª posição).
"Lyon é uma cidade voltada para o futuro e audaciosa, uma antiga cidade fluvial com grandes projetos". Essa é a definição de Lyon, especialmente celebrada aqui por seus muitos equipamentos esportivos, mas também pelas "duas lendas de Lyon" representadas pelos rios que a atravessam, o Ródano e o Saône, juntamente com o Museu das Confluências, uma "arquitetura estranha e reluzente" construída exatamente no ponto onde os rios se encontram.