Journée européenne des langues - Dia das línguas europeias

Você já ouviu falar na “Journée européenne des langues”?

 O Dia Europeu das Línguas é celebrado todos os anos no dia 26 de setembro. Esta data comemorativa foi criada pelo Conselho da Europa, visando chamar a atenção do público para a importância da aprendizagem de línguas estrangeiras, além de promover e prestigiar a riqueza cultural da Europa.

A data foi criada durante o Ano Europeu das Línguas, em 2001, que conseguiu reunir milhares de pessoas nos 47 Estados participantes. A diversidade linguística é um caminho para uma melhor compreensão intercultural. Por este motivo, o Conselho da Europa decidiu continuar a ação a favor das línguas, com o objetivo de destacar:

  • a riqueza que envolve a diversidade linguística da Europa, que deve ser mantida e incentivada; 
  • a necessidade de diversificar o leque de línguas aprendidas (incluindo as línguas menos utilizadas), o que se traduz em plurilinguismo;
  • a importância de desenvolver competências linguísticas modernas para uma participação plena na cidadania democrática na Europa.

Nesta data, normalmente, diversas atividades são organizadas: manifestações, emissões de rádio e televisão, cursos de línguas e conferências, entre outras ações. Individualmente ou em grupos, todos são livres para decidir sobre os tipos de atividades que desejam organizar. 

Para os estudantes, o Dia Europeu das Línguas é o momento ideal para se abrir a outras culturas, tradições e línguas que, normalmente, não são apresentadas em sala de aula. Além disso, a celebração promove o talento criativo dos estudantes por meio da realização de atividades relacionadas com as linguagens modernas, criação de esquetes, gravação em vídeo e áudio de canções, por exemplo, destacando as outras linguagens que conhecem, criando cafés linguísticos e participando de rádios web.

Nesta data, o plurilinguismo e a riqueza cultural são os atores principais. Vale relembrar a importância da língua francesa,  assim como da Organização Internacional da Francofonia (OIF). O francês está presente em quatro continentes como língua oficial, administrativa ou de maior uso. A língua francesa é falada por cerca de 300 milhões de pessoas, o que equivale a 4% da população mundial. Por isso, é tão importante que cada vez mais pessoas tenham contato com esse idioma. 

Em 2020, para comemorar o Dia Europeu das Línguas,  a AFPOA se uniu ao Goethe-Institut e o Instituto Cervantes para  promover uma programação online de Speak Dating pela plataforma Zoom, no dia 26 de setembro, onde os participantes têm a possibilidade de entrar em contato com diversas línguas por meio de rápidas conversas. Uma forma de aprender novas palavras, de se aproximar de línguas diferentes e de conhecer pessoas.

Saiba mais!

https://www.afpoa.com.br/noticias/atividades-para-celebrar-o-dia-europeu-das-linguas 

Ficou com vontade de aprender a língua francesa? Entre em contato conosco! Nosso próximo módulo regular inicia no dia 5 de outubro. Não perca esta oportunidade de enriquecer seu conhecimento!