Teatro infantil Et si l'Océan (E se o Oceano), da Companhia francesa La Fabrique des Petites Utopies (a Fábrica das Pequenas Utopias)

A Aliança Francesa Porto Alegre em parceria com o Centro Cultural da UFRGS promove o espetáculo de teatro infantil ‘’Et si l’Océan’’, com entrada gratuita, no pátio do campus central da UFRGS e com duas sessões, uma às 10h30 e outra às 15h, na quarta-feira, 23 de março. 

“E se o Oceano” é um espetáculo musical de fantoches. No palco, Julie Pierron (titereira) e Alphonse Atacolodjou (ator) se preparam para dar vida a Adèle. Aos poucos, Adèle se torna uma linda marionete. Adèle ganha vida e dá a Julie o desejo de contar a história do mar, os mistérios dos oceanos. Juntos, eles inventam para nós as origens míticas dos oceanos, a magia da água e dos animais marinhos. Eles também compartilham seus medos, a degradação que observam, os males de que sofrem os nossos oceanos. Entre histórias e memórias de infância, este espetáculo é uma viagem iniciática para enfrentar os nossos medos, para sonharmos juntos em nos tornarmos, também nós, sereias... Uma ode poética e ecológica pelos oceanos. O espetáculo foi criado em março de 2021. 

A companhia francesa La Fabrique des petites Utopies foi convidada pela rede das Alianças Francesas Brasil como parte do projeto de criação artística intercultural devido ao seu trabalho multidisciplinar, que é reconhecido há muitos anos em solo francês. Este projeto conta com o apoio da cidade de Grenoble. 

Dentro da programação do Centro Cultural da UFRGS, a ação em parceria com a Aliança Francesa se insere no projeto “Lixo não é lixo: reciclando práticas e ideias” e tem apoio do Departamento de Arte Dramática do Instituto de Artes. Desde o ano passado, o “Lixo não é lixo” tem realizado uma série de atividades que buscam gerar um engajamento coletivo na revisão de nossos modos de vida, ratificando a educação ambiental como um processo multifacetado, cotidiano, plural e transversal.  

  

Sobre os artistas: 

Julie Pierron 

Julie é atriz, dançarina, diretora de arte e inventora artística. Ela é formada na Academia de artes de Minsk (Bielorússia) e nos Conservatórios do 11° e primeiro arrondissements de Paris. Desde 2009 Julia trabalha com intervenções artísticas e mediações para crianças. Ela se formou em pedagogias positivas e em 2017 escreveu, dirigiu e atuou na peça “Baobab à dix doigts", uma fábula ecológica participativa.  

Alphonse Atacolodjou 

Alphonse é alguém que ama o teatro como um todo. Ele participou da criação de diversas peças e tem sido um ator em diversas criações da Fabrique des Petites Utopies. Atualmente ele também atua nos espetáculos “UN MYSTÉRIEUX VOYAGE EN FORÊT” e “CONFIDENCES ET VOYAGES”, além de participar do projeto “LES LUNETTES JULES VERNE”.  

Tatiana Zalla 

Tatiana é atriz e produtora cultural do coletivo artístico Grupo Manuí. Ela trabalha no Brasil por um mundo mais tolerante, mais justo e acima de tudo mais sustentável. Tatiana é fundadora do Grupo Manui ao lado de Leandro Pfeifer. Ela escreveu, desenhou e estrelou dezenas de produções teatrais. Esses inúmeros espetáculos receberam prêmios de prestígio no Brasil. Foi durante vários anos associada ao Teatro Fábrica de São Paulo, no Centro de Pesquisa e Prática Teatral por dois anos. 

 

 

Espetáculo ‘Et si l’océan...’ (E se o Oceano) 

 Local: Pátio campus centro da UFRGS, rua Sarmento Leite, 426 

Quando: Quarta-feira, 23 de março de 2022 

Sessões: às 10h30 e às 15h 

A partir dos 7 anos  

Duração: 55 min 

ENTRADA GRATUITA 

Inscrições pelo Sympla  

Sessão das 10h30

Sessão das 15h