Synchretismo: mostra de residência de Louis Guillaume

No dia 16 de dezembro, o Ministério da Cultura, a Aliança Francesa Porto Alegre e a Fundação Iberê apresentam Synchretismo, mostra de residência do artista Louis Guillaume.

O evento acontece na Casa Iberê (Rua Alcebíades Antônio dos Santos, 110 - Nonoai), das 11h às 17h, e contará com interpretação de LIBRAS e tradução. A entrada é franca. 

O artista francês Louis Guillaume realizou residência artística na Casa Iberê, através de indicação do Centre Intermondes de La Rochelle. A ação faz parte da residência cruzada que acontece no âmbito do 6º Prêmio Aliança Francesa de Arte Contemporânea. Além do período de Louis em Porto Alegre, o projeto também selecionou a artista brasileira Camila Proto para uma residência artística no Centre Intermondes de La Rochelle, em 2024.

O evento contará com transporte gratuito, com saída na Aliança Francesa Porto Alegre (Av. Cristóvão Colombo 2240, 402, Floresta - Porto ALegre). As vagas são limitadas.

Confira os horários do transporte e faça sua inscrição aqui!

A exposição Synchretismo é uma síntese da experiência de Louis Guillaume durante sua residência em Porto Alegre, que compreende, além do trabalho realizado no ateliê de gravura da Fundação Iberê e na Casa Iberê, uma curta viagem à cidade de Mostardas.

"Em uma discussão já nos primeiros dias de residência, eu ouvi o termo sincretismo, que ecoou a minha condição de viajante temporário em um novo ambiente, à maneira de uma criança que observa e repete cada ação e gesto para melhor aprender e se integrar.

Esse comportamento de adaptação, intrínseco ao ser humano, é também o que orienta a minha prática artística na França, voltada para a coleta e as estações. Eu aproveitei minha experiência de residência para criar um elo de ligação entre dois mundos, a França e o Brasil, e para correlacionar minha prática mais frequente, da instalação, com a do desenho, deixada em segundo plano por muito tempo.

Graças ao trabalho no ateliê de gravura ao lado de Eduardo Haesbaert, eu pude, finalmente, superar a relação de intenção e de representação com o desenho para uma abordagem mais física, na qual o corpo está envolvido - levando o trabalho inevitavelmente à abstração. Essas folhas de papel foram trabalhadas no chão como uma pele curtida; delas, retirou-se qualquer forma de nobreza, procurando revelar a fragilidade e a descamação do papel, sua singularidade e vitalidade. O papel é, portanto, suficiente por si mesmo, apresentando-se ao mesmo tempo como suporte e sujeito.

As folhas de papel conheceram a chuva, o sol, o fogo, como se fossem as experiências de uma vida inteira ou, talvez, de suas origens reconstituídas. Muitas vezes inconcebíveis, os efeitos dos materiais que aparecem estimulam a imaginação e estabelecem a conexão que me faltava entre a pintura e a escultura.

Por fim, a celulose entra em movimento, inspira novas histórias; às vezes, são fragmentos de conversas já ouvidas por aqui e por ali. Histórias que permanecem marcadas e, agora, devem ser contadas sobre o papel."

Louis Guillaume

Casa Iberê, antiga residência e ateliê do artista Iberê Camargo, que foi reformada para receber projetos de residência artística internacionais.

Louis Guillaume é um artista visual francês, que vive e trabalha em La Rochelle. Desenvolve uma prática artística ligada à natureza e às estações, na qual cada mês do ano permite a colheita de materiais do meio ambiente. Através de seu olhar e manipulação, esses elementos, recolhidos em passeios e deambulações no espaço natural e urbano, transformam-se em instalações orgânicas que preservam os atributos originais dos materiais e enfatizam suas capacidades plásticas, sem deixar, portanto, de evocar a natureza.

O prêmio é promovido pela Aliança Francesa Porto Alegre, com apoio da Fundação Iberê, Consulado da França em São Paulo, Centre Intermondes de La Rochelle e Prefeitura Municipal de Porto Alegre, e conta com o patrocínio da Timac Agro.

Serviço

Synchretismo: mostra de residência de Louis Guillaume

Quando: 16 de dezembro, das 11h às 17h

Onde: Casa Iberê - Rua Alcebíades Antônio dos Santos, 110 - Nonoai

Entrada franca

Realização: Aliança Francesa de Porto Alegre e Fundação Iberê

Patrocínio: Timac Agro

Apoio: Casa Iberê, Consulado da França em São Paulo, Centre Intermondes de La Rochelle e Prefeitura Municipal de Porto Alegre

Financiamento: Ministério da Cultura e Governo Federal.