Plásticos no mar, as soluções estão em terra

O oceano é um patrimônio natural precioso, e protegê-lo é uma missão que todos devemos nos empenhar para cumprir. Pensando nisso, a Aliança Francesa de Porto Alegre, em parceria com a Embaixada da França no Brasil, e o Memorial do Rio Grande do Sul inaugura a exposição “Plásticos no mar, as soluções estão em terra”.

A exposição propõe voltar à fonte da poluição plástica e compreender todos os desafios ligados a ela. Convidamos todos os públicos a descobrir a complexidade da matéria plástica para levar cada um a mudar seus hábitos. Rapidamente, ela permite a compreensão de que as soluções estão em terra e que somente ações coordenadas entre diferentes atores, industriais, decisores políticos e econômicos e grande público, permitirão colocar em prática soluções concretas e eficazes. Os painéis apresentam textos em português e francês com ilustrações e infográficos sobre os problemas causados pela poluição plástica e as soluções para limitar seu impacto. 

 

Trata-se de uma iniciativa do FrancEcoLab Brasil, concebido pela Embaixada da França no Brasil e que tem por objetivo sensibilizar o público sobre as questões ambientais. 

Público: Todos os públicos, diferentes níveis de leitura 

Idiomas: Francês e português 

O Memorial do Rio Grande do Sul acolhe esta exposição, durante um mês. A cidade de Porto Alegre tem uma forte relação com as águas, banhada pelo Lago Guaíba, também conhecido como Rio Guaíba. Onde se situa o Memorial, atualmente era uma área coberta pelas águas do Guaíba. A praça da Alfândega, que acolhe o Memorial, foi construída após o aterro desta região.

A escolha do Memorial do Rio Grande do Sul | Eixos de História, Memória, identidade e patrimônio cultural do RS em suas múltiplas dimensões: 

Trata-se de uma proposta voltada à conscientização ambiental de modo que desperte no público a importância de se preservar as áreas fluviais, como é o caso do Guaíba e de tantos outros lagos, rios, arroios e estuários, os quais formam um patrimônio natural do Rio Grande do Sul. Tendo em vista essas premissas, o diálogo com o Memorial do RS se dá tanto por ser uma instituição de preservação e fomento da memória histórica e cultural do Rio Grande do Sul, quanto por sua localização na Praça da Alfândega remontando ao fim século XVIII, quando na área em que está situada hoje ficava o antigo porto fluvial da cidade.   

O que é a Fundação Tara Océan?

Criada na França em 2003, a fundação Tara Océan tem como principais missões explorar o mar para compreendê-lo, coletar dados sobre o mundo submarino a fim de entender e prever as mudanças relacionadas aos riscos climáticos e ambientais. 


Junte-se a nós nessa jornada de proteção ambiental!


Quando: Do dia 11 de janeiro a 13 de março de 2022

Onde: Sala do Tesouro (2º andar), no Memorial do Rio Grande do Sul, entrada principal (Rua 7 de Setembro, 1020 – Centro Histórico, Porto Alegre/RS)

Horários: de terça a domingo, das 10h às 18h.

Cuidados sanitários: O uso correto da máscara é obrigatório durante toda a visitação. Álcool gel é disponibilizado na entrada do Memorial. Capacidade da sala de até seis pessoas por vez. Não é necessário agendamento prévio.

ENTRADA FRANCA