Oficina para crianças - "O mar não tá pra plástico"

Oficina 

O Mar não tá pra Plástico! 

Oficina integrante da exposição “Plásticos no mar, as soluções estão em terra”. 

 

Nesta oficina convidamos crianças para reaproveitar os materiais plásticos descartados (garrafas, tampas, sacolas), utilizando-os como suporte para atividades de pintura e colagem. Sob a orientação do artista e da professora de Artes Visuais, as crianças irão usar esses materiais plásticos e os utilizarão como elementos da composição ou carimbo, criando texturas e novas possibilidades do uso da tinta a partir da exploração da tridimensionalidade dos objetos descartados. Pensando no uso sustentável dos materiais, a superfície de trabalho será composta pela diversidade de formatos e tamanhos das embalagens descartáveis de papel, tais como caixas de produtos de higiene pessoal e de alimentos (abertas como folha de desenho), experienciando diferentes criações a partir dos limites que esses elementos proporcionam.

 

A proposição traz para a discussão a redução do lixo, o reaproveitamento de descartáveis, assim como a conscientização de que, para suas criações, as crianças podem fazer uso de muitos materiais que não encontram em papelarias, mas que fazem parte do cotidiano familiar delas. 

 

Além da parte prática, as crianças serão convidadas a circular pela exposição para tomar ciência do problema da poluição dos oceanos.

 

Essa apresentação visa ampliar a ideia do que é uma obra de arte, mostrando que os artistas têm um papel social de retratar, questionar e problematizar a realidade e o contexto no qual estão inseridos. 

 

Durante a oficina, os educadores darão dicas de sustentabilidade que as crianças poderão fazer uso no dia a dia. Ao final do encontro, elas poderão levar para casa os trabalhos que criaram.

*Os materiais serão disponibilizados durante a oficina, pela equipe organizadora.

Ministrantes: Alexandre De Nadal & Alice Wapler  

Local: Memorial do Rio Grande do Sul 

Sábado, 12 de Março de 2022, das 10h30 às 11h30

Idade Sugerida: 6 a 11 anos 

Inscreva-se aqui