Oficina de máscaras de Realidade Aumentada com Guillaumit

No domingo, 13 de novembro, das 14h às 15h, será realizada a oficina de máscaras de realidade aumentada do artista francês Guillaume Castagné no Centro Cultural Vila Flores (Rua São Carlos,753 – Porto Alegre). A oficina, que integra o roll de atrações da Virada Sustentável 2022, ainda contará com uma exposição em formato de projeção da obra, onde os participantes poderão baixar um aplicativo de um jogo criado pelo artista e interagir usando as máscaras confeccionadas na oficina. A iniciativa é uma promoção da Aliança Francesa em parceria com a Associação Cultural Vila Flores.

            O designer gráfico, ilustrador e diretor de filmes de animação francês Guillaume Castagné, conhecido profissionalmente como Guillaumit, é reconhecido pelo uso de formas geométricas, cores vibrantes e personagens bem-humorados, que ele usa para contar histórias que caminham na linha entre o pungente e o ridículo. Já trabalhou em diversos projetos para clientes como Orange, Sony e o Centro Pompidou. Atua na dupla multimídia Gangpol & Mit e no grupo infantil Carton Park . Suas imagens foram exibidas em várias ocasiões em Paris, Londres, Tóquio, Barcelona, Holanda e recentemente em Berlim com o coletivo Pictoplasma.

 

Livelyyy, por Guillaumit - um mural interativo

 

            A convite da Associação Electroni[k], Guillaumit imagina um projeto plural sobre o tema da nossa relação com a vida: um mural monumental entre artes gráficas, realidade aumentada e experiência de vídeo game.

            A interatividade com os diversos públicos é materializada aqui por um pequeno jogo em realidade aumentada, desdobrando outra faceta da narração. A animação em realidade aumentada oferece uma passagem da superfície plana do mural em direção a um universo 3D, povoado por uma multiplicidade de espécies interdependentes; animais, insetos, organismos vivos e micróbios que formam um ecossistema frágil.

            Assim, graças à realidade aumentada, nosso telefone/tablet, como um microscópio, revelará o invisível e revelará a riqueza oculta da vida escondida no mural, convidando-nos a cuidar desse conjunto alegre.

            A atividade será oferecida gratuitamente para o público infanto juvenil, a partir de 4 anos. É necessário que o participante disponha de um tablet/ipad ou smartphone para baixar o aplicativo de realidade aumentada para baixar e interagir com o jogo virtual proposto pelo artista. O aplicativo que se chama Carnaval Aumentado pode ser baixado com antecedência nesses links:

 

GOOGLE PLAY:

Nome: Carnaval Aumentado

Preço: grátis

Compatibilidade com Android: 5.1 ou posterior

Tamanho: 94M

link para download: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.Coiriergraphics.CarnavalAugmente&hl=fr&gl=US

Compatibilidade com Android: 5.1 ou posterior

Tamanho: 94M

APLE STORE:

Nome: Carnaval Aumentado

Preço: grátis

Compatibilidade Apple:

iPhone: Requer iOS 11.0 ou posterior / iPad: Requer iPadOS 11.0 ou posterior.

Tamanho: 156 MB

Link para download:https://apps.apple.com/fr/app/carnaval-augment%C3%A9/id1333371606#?platform=iphone

Ficha do Artista:

 

Direção artística e criação gráfica: Guillaumit

Criação sonora: Sylvain Quément (Alias Gangpol)

Desenvolvimento técnico: Alexandre Coirier

Livelyyy no Brasil é uma iniciativa das Alianças Francesas com o apoio da Embaixada da França no Brasil e o Institut Français.

Livelyyy é uma criação de Guillaumit, acompanhada e produzida por Electroni[k], em co-produção com Amiens Métropole le Safran (Festival Digital Safra), o Théâtre de l'Éclat (Festival Noob) e com o apoio da Embaixada da França em Singapura e o Conselho Nacional de Arte de Singapura (Voilah! & Artsin your Neighbourhood), do Tétris (Festival Exhibit) e do Instituto Francês de Tóquio (Festival Digital Choc).

 

https://guillaumit.tumblr.com/

https://guillaumit.tumblr.com

https://www.facebook.com/guillaumit

https://www.instagram.com/guillaumit

 

 

O que: Oficina de máscaras de realidade aumentada do artista Guillaumit

Onde: Centro Cultural Vila Flores (Rua São Carlos,753 – Porto Alegre)

Quando: Domingo, 13 de novembro, das 14h às 15h

Público: Infanto juvenil a partir de 4 anos.

Quanto: Evento gratuito