Inscrições abertas para o 14º Festival da Canção Aliança Francesa

Na 14ª edição, o festival ganha como padrinhos a cantora brasileira Letrux e o cantor francês Ben L’Oncle Soul e recebe candidaturas até 31 de agosto. 

Estão abertas as inscrições para o Festival da Canção Aliança Francesa 2021 

O grande vencedor da final nacional ganha uma viagem para Paris e um passe para o MaMA Festival & Convention. As inscrições são gratuitas, de 7 de julho a 31 de agosto em:www.festivaldacancaoaf.com.br. O concurso é aberto a cantores amadores e profissionais com transmissão ao vivo nas redes sociais das Alianças Francesas. Através de MasterClasses e encontros virtuais, os padrinhos acompanharão os participantes selecionados durante as etapas do concurso. 

As inscrições para o Festival da Canção Aliança Francesa 2021 estão abertas de 07 de julho a 31 de agosto! A rede Aliança Francesa está presente no Brasil há mais de 135 anos e conta com 75 anos de presença em Porto Alegre. Para além do ensino de idioma, a instituição oferece uma rica programação de atividades culturais. A língua francesa está, naturalmente, no centro de sua programação, e é celebrada por meio do Festival da Canção Aliança Francesa. O primeiro lugar ganha uma viagem a Paris.  

Após sua primeira edição online, em 2020, o evento segue neste ano de forma virtual, por meio de transmissão ao vivo pela TVERS e nas redes sociais da Aliança. A final regional do Rio Grande do Sul acontece no dia 23 de outubro. A final nacional acontecerá no dia 27 de novembro de 2021Os candidatos poderão escolher qualquer título da música francesa, incluindo repertório francófono. O regulamento e a ficha de inscrição online estão disponíveis no site www.festivaldacancaoaf.com.br 

fase de seleção dos candidatos inscritos é de 01 a 15 de setembro de 2021.  A divulgação dos selecionados no site acontece a partir do dia 16 de setembro 2021. Aqueles que forem selecionados na primeira etapa terão a oportunidade de se apresentar em um show que será transmitido ao vivo, no dia 23 de outubro, diante de um júri composto por profissionais do meio musical ou ligados ao meio artístico, membros da Aliança Francesa, apoiadores e representantes de entidades francesas no Brasil. Os 7 (sete) candidatos classificados na 2ª Etapa, vencedores de cada etapa regional participarão da Final Nacional de forma virtual em 27 de novembro de 2021. O júri da final nacional contará com a participação de Letrux, Ben l'Oncle Soul, Luedji Luna & L'Homme Statue (Loïc Koutana) e Flávia Coelho, entre outros artistas brasileiros e franceses, que irão formar o júri das semi-finais. 

 

OS PRÊMIOS DA ETAPA SEMIFINAL  

Serão premiados os três primeiros classificados na semifinal de Porto Alegre do Festival.  

1º lugar: Uma passagem de ida e volta para Paris saindo de Porto Alegre, 5 noites de hospedagem em Paris, em hotel escolhido pela organização do Festival. Gravação de 4h da canção vencedora no estúdio Audio Porto e uma bolsa de estudos de um ano na AFPOA. 

2º lugar: Visita privada à adega da Chandon, com degustação dos espumantes Chandon por um enólogo da casa; jantar harmonizado com os espumantes da Chandon na Hostaria Casacurta, na cidade de Garibaldi; 01 (uma) pernoite no hotel Casacurta, com direito a 01 (um) acompanhante. + Uma bolsa de estudos de um ano na Aliança Francesa Porto Alegre. 

3º lugar: Um box da Suzanne Marie para um jantar especial à la française para duas pessoas + Uma bolsa de estudos de um semestre na Aliança Francesa Porto Alegre. 

 
 

OS PRÊMIOS DA ETAPA FINAL 

Serão premiados os três primeiros classificados na 3° e última Etapa do Festival: 

1º lugar: Uma passagem de ida e volta para Paris saindo do Rio de Janeiro ou São Paulo + 5 noites de hospedagem em Paris com café da manhã, em hotel escolhido pela organização do Festival no valor máximo de R$2.600,00 (dois mil e seiscentos reais), um passe para o MaMA Festival & Convention, maior encontro da indústria musical na França, a ser realizado em outubro de 2022. 

2° lugar: um fim de semana em uma unidade Club Med, para duas pessoas. 

3° lugar: uma diária de gravação em um estúdio profissional no valor máximo de R$ 1000,00 (mil reais). 

A banca julgadora será composta de três a seis personalidades ligadas ao meio artístico, à Aliança Francesa, às autoridades francesas e/ou representantes de patrocinadores.  

 
 

Festival da Canção Aliança Francesa 

O Festival surgiu em 2008, por iniciativa da Aliança Francesa Porto Alegre. Devido ao seu grande sucesso, o evento tornou-se uma referência em matéria de música contemporânea francesa e francófona no país e passou a acontecer em escala nacional.  

Adotado pela rede de Alianças Francesas de todo o Brasil, o Festival conta com semifinais regionais e uma grande final sediada em uma cidade diferente a cada ano. Em 2021, o evento ocorre em sete cidades do Brasil: Aracaju, Belo Horizonte, Curitiba, São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro e Porto Alegre. 

Em Porto Alegre, os vencedores foram Richard Emunds (2008), Tássia Minuzzo (2009), Luana Pacheco (2010), Augusto Darde (2011), Valeria Houston (2012), Philipe Philippsen (2013), Marcelo Astiazara (2014), Daniel Debiagi (2015), Ricardo Seffner (2016), Melina Vaz (2017), Nina Rouge (2018), Juliano Barreto (2019) e Júlia Reis (2020). Hevelyn Costa e Kézia Borges, que ficaram com a segunda colocação nas finais regionais de 2012 e 2017, respectivamente, foram vencedoras nas etapas nacionais do Festival nestes anos. Nina Rouge e Juliano Barreto também venceram a Final Nacional em 2018 e 2019, respectivamente.