Debate de ideias sobre a Mostrar Godard, na Cinemateca Capitólio

Aliança Francesa e Capitólio apresentam o Debate de ideias durante a Mostra Godard

No sábado, 22 de julho, acontecerá o Debate de ideias, com Enéas de Souza e Juliana Costa. Os críticos irão abordar questões sobre a produção do cineasta franco-suíço, Jean-Luc Godard, um dos criadores do movimento de vanguarda Nouvelle Vague. A conversa vai acontecer depois da exibição do filme A Chinesa, uma das três obras-primas de Jean-Luc Godard lançadas no ano de 1967. O debate contará com intérprete de libras e transmissão ao vivo no youtube. 

ENÉAS DE SOUZA

Enéas de Souza é crítico de cinema, economista e psicanalista. Editou, na década de 1960, a revista Filme 66. Hoje é um dos editores da revista Teorema. Autor dos livros Trajetórias do Cinema Moderno (1965), Cinema e Psicanálise – O Divã e a Tela (2011) e Os Filmes Pensam o Mundo (2021). Curador e apresentador do Festival “Cinéma brésilien contemporain”, na Maison du Brésil, Paris, 2011, e um dos coordenadores dos seminários “O Divã e a Tela” e “O Escuro de Nosso Tempo” na Associação Psicanalítica de Porto Alegre – APPOA.

JULIANA COSTA

Juliana Costa é doutoranda em Comunicação Social na PUCRS. Crítica e pesquisadora de cinema, é editora do Zinematógrafo, publicação impressa de crítica de cinema e da Revista Abismu, publicação online. Colabora também para o site Cine Festivais e já colaborou com revistas nacionais, como Cinética, Teorema e Filme Cultura, e internacionais, como Cámbrica, do Equador, e Filmaggie e Fantômas, da Bélgica.

Jean-Luc Godard

Godard em registro de 1971 - AFP
Roteirista, diretor e crítico de cinema, Jean-Luc Godard (1930-2022) foi um dos ilustres artistas que ousou em criar uma nova estética de linguagem cinematrográfica, no final do anos 50. Junto a outros grandes nomes do cinema, como François Truffaut, Alan Resnais e Claude Chabrol por exemplo, Godard começou o movimento Nouvelle Vague. Cortes bruscos, câmeras em mãos e diálogos existenciais são características que marcam o movimento. Seus filmes marcaram a história do cinema e são referência até hoje.

Mostra Godard, na Cinemateca Capitólio

De 18 a 30 de julho, a Aliança Francesa de Porto Alegre e a Cinemateca Capitólio apresentam a mostra Godard!

A programação exibe cinco clássicos realizados nos anos 1960 por Jean-Luc Godard e a versão integral de sua série História(s) do Cinema, produzida entre 1988 e 1998. A mostra tem o apoio da Cinemateca da Embaixada da França e do Institut Français.

Confira a programa a programação completa!

Sobre o evento

Serviço: Debate de ideias
Quando: 22 de julho de 2023
Onde: Cinemateca Capitólio, R. Demétrio Ribeiro, 1085 - Centro Histórico, Porto Alegre
Horário: Após a sessão de A Chinesa, o filme começa às 19h
Entrada gratuita para o Debate de Ideias
Ingresso para a exibição do filme: R$10