Debate de Ideias

Aprendizagem de língua estrangeira na infância

Vem aí a 4ª edição do Debate de Ideias 2022!
O tema da vez é: Aprendizagem de língua estrangeira na infância.

Esse ano o encontro é super especial porque acontece juntinho com a Festa das Línguas, celebração organizada pela AFPOA & Instituto Goethe & Instituto Cervantes.

  • 4º Debate de Ideias de 2022
  • Entrada gratuita
  • 19h
  • Sala Hermes Mancilha, 4º andar da Casa de Cultura Mário Quintana

A quarta edição do Débat d’Idées de 2022 ocorre no dia 26 de setembro, data que celebra o Dia Europeu das Línguas, num evento em parceria com o Instituto Goethe, o Instituto Cervantes e a EUNIC. Para marcar a importância da diversidade de línguas faladas no mundo e a proximidade com a celebração do Dia das Crianças, em outubro, decidimos debater a importância da aprendizagem de uma segunda ou terceira língua ainda na infância. 


É na infância que começam a se desenvolver capacidades relacionadas à linguagem, como representar, memorizar, imitar, criar, inventar e interpretar. A criança está em pleno desenvolvimento de duas capacidades cognitivas, o que lhe permite adquirir as mais diversas habilidades, como aprender uma língua estrangeira, por exemplo.


Além disso, o contato com outros idiomas também pode permitir à criança o desenvolvimento de uma competência intercultural e a tomada de consciência da diversidade de culturas existentes no mundo. No debate vamos discutir a aprendizagem da língua estrangeira na infância levando em consideração as dimensões social, cognitiva e cultural implicadas nesse fenômeno.


Já parou para pensar nas consequências da introdução de uma nova língua no repertório cotidiano de uma criança?

Nossas convidadas são especialistas no tema:

  • Lilian Hubner, doutora em Letras pela UFSC e professora da PUCRS, que desenvolve pesquisas no âmbito da psicolinguística e neurolinguística
  • Jussana Daguerre, mestra em Educação pela UFRGS, licenciada em Letras-Português e Francês pela mesma instituição e professora de francês na Aliança Francesa de Porto Alegre. 
  • Mediador: Ricardo Barberena, doutor em Letras pela UFRGS e professor da Pós-Graduação em Letras da PUCRS, especialista em Literatura Brasileira Contemporânea e Diretor do Instituto de Cultura da PUCRS.

» O Debate de Ideias é realizado pela Aliança Francesa Porto Alegre e pela Secretaria do Estado do Rio Grande do Sul, com patrocínio da Timac Agro e financiamento do Pró Cultura RS.