Cursos a distância da AFPOA: mesma qualidade das aulas presenciais, mas em formato online!

Turmas completas e alunos junto com o professor no mesmo videochat, tudo para que você não perca conteúdo nesse período e ainda troque muito aprendizado

A oferta de cursos a distância da rede das Alianças Francesas do Brasil segue todos os critérios de diferenciação em relação à qualidade da formação proposta: turmas completas e alunos interagindo com o professor no mesmo videochat, de forma que todo o conteúdo fique garantido e com muita troca de aprendizado. Dessa forma, é possível treinar as suas habilidades nas cinco competências referidas no Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (padrão internacionalmente reconhecido para descrever a proficiência em um idioma): compreensão e produção escritas; compreensão, produção e interação oral.

 

O ambiente virtual da Aliança Francesa Porto Alegre permite ao aluno acessar um material exclusivo. Além dos exercícios propostos dentro do livro em formato digital e do caderno de exercícios, esse espaço reúne numerosos recursos para exercitar as competências de compreensão oral e escrita, e para melhorar o seu domínio da gramática e da fonética francesas. Permite trabalhar com autonomia fora das sessões de videoconferência que constituem a parte principal do curso, e que o tornam um verdadeiro curso presencial a distância.

 

Presencial a distância? Como isso funciona?

 

A Aliança Francesa Porto Alegre usa o aplicativo de videoconferência Zoom para recriar as nossas salas de aula, utilizando a modalidade síncrona. Essa modalidade permite intercâmbios de qualidade e similares aos que você teria em situações do cotidiano ou de viagem em um país francófono. 

 

A cada semana, no mesmo dia e horário, você se reúne com o seu professor e seus colegas de aula para, juntos, descobrirem aspectos culturais (por meio de reportagens e canções, entre outros recursos), debater sobre questões das sociedades francófonas, realizar os défis (desafios) com o seu grupo e, finalmente, conhecer melhor pessoas que compartilham o mesmo interesse pela língua e cultura francesas. A interação com outros alunos é fundamental para garantir a progressão mais eficaz na sua aprendizagem.

 

Essas sessões de videoconferência focam em treinar as competências orais de compreensão e, sobretudo, produção e interação. O professor, titular de um diploma universitário em pedagogia e ensino do francês, busca sempre variar as modalidades de trabalho. Assim, você vai realizar determinadas tarefas – principalmente as de compreensão – em grande grupo e, depois, passará a exercitar a produção oral (a fala) em pequenos grupos, para ter mais espaço para se expressar. Finalmente, as tarefas que exigem mais reflexão pessoal e individual são feitas de forma individual, de forma que cada um trabalhe com autonomia e no seu tempo.

 

 

Saiba mais sobre cursos a distância

 

Você sabia que os cursos a distância fazem parte da história do ensino e aprendizagem no mundo desde 1728? Com o tempo, recebeu uma nova roupagem e assimilou novos recursos. Hoje, se navegamos em plataformas de formação online mundialmente conhecidas como Fun, Coursera ou Miríada X, podemos observar que as melhores universidades do mundo não hesitam em conceder o seu diploma ou certificado para quem conclui seus cursos propostos online.

 

Com o acesso cada vez mais irrestrito à internet e com a facilidade de acesso à equipamentos tecnológicos, a formação a distância adquire cada vez mais legitimidade e se estende a cada vez mais campos do saber. Por este motivo, recomendamos fórmulas a distância que têm, ao menos, 50% de aula na modalidade síncrona (mediante plataformas como Zoom, Google Meet, Skype, etc;) e que permitem interações em tempo real com o professor e com os colegas.

 

Por que é suficiente 50% do tempo? Porque mesmo quando você assiste uma aula presencial, não está interagindo 100% do tempo com os seus companheiros ou professor. Além disso, o fato de que 50 % do curso seja assíncrono permite a você acessa-lo quando quiser (no limite de uma ou várias semanas), proporciona mais flexibilidade e pode se adaptar melhor ao seu ritmo de vida. Finalmente, permite que você trabalhe um pouco a cada dia, o que é ótimo para a sua aprendizagem, já que o que importa para uma boa assimilação da língua é a frequência da sua exposição a ela, e não a duração da exposição. Isso quer dizer que você vai assimilar mais vendo um vídeo ou fazendo alguns exercícios diários, do que assistindo uma aula de quatro horas consecutivas (nossa faculdade de concentração é limitada, tanto em cursos presenciais como cursos a distância).

 

Outra maneira de garantir uma boa assimilação dos conteúdos é variar as modalidades de trabalho, alternando o trabalho em grande grupo classe, com trabalho individual em autonomia e trabalhos de interações em subgrupos. Para gerir bem essas diversas variações de atividades do curso a distancia, é muito importante que o professor tenha formação específica em pedagogia e ensino do francês como língua estrangeira, pois esse profissional estudou a fundo os processos de assimilação de conteúdos, as diferentes correntes pedagógicas e as melhores técnicas para que o aluno entenda e lembre dos pontos vistos nas aulas.

 

Experimente nossos cursos presenciais a distância. Diretamente da sua casa, aprenda francês com a Aliança Francesa Porto Alegre!