Concerto ilustrado Le Voyage de Rézé do grupo francês Les Productions du Bazar

Aliança Francesa Porto Alegre em parceria com o Centro Cultural da UFRGS recebe o concerto ilustrado Le Voyage de Rézé do grupo francês Les Productions du Bazar 

 

 

Na terça-feira, dia 24 de maio, às 19h, a Aliança Francesa Porto Alegre e parceiros promovem o espetáculo do grupo francês Les Productions du Bazar, intitulado "Le Voyage de Rézé". O evento acontece na Sala Redenção da UFRGS (Av. Paulo Gama, 110 - Farroupilha, Porto Alegre), com entrada franca. 

A produção é um concerto ilustrado composto por dois músicos (um cantor e guitarrista e um percussionista) e um “desenhista-carnêtista”, que desenha ao vivo durante o concerto, sendo essa uma técnica de luz e vídeo. Além dos artistas franceses, o artista brasileiro Alexandre De Nadal foi convidado para fazer parte da apresentação, também desenhando ao vivo. O espetáculo é para toda a família, com classificação indicada a partir de sete anos. 

Grandes conhecedores da música brasileira por já terem morado no Brasil, os participantes do grupo convidaram artistas locais a cada etapa da turnê para compartilharem o palco e colaborarem para a criação de uma versão bilíngue do espetáculo. Além de proporem uma série de ateliês que misturam música, ritmos, desenhos e imagens e cujo objetivo é de aproximar-se do público, convidando-o a participar do processo de criação artística. 

"A viagem de Rézé" é uma viagem a ser vivida, através de trocas e encontros, através do diálogo de culturas, da exploração das fronteiras e das diferenças. Uma forma leve, uma busca de ir ao fundo de uma expressão simples e sincera. Vozes, uma guitarra, peles de um tambor, desenhos e canções" conta o grupo.  

 

 

Sobre os artistas 

 

Rézé - guitarrista e vocalista 

Rémi 'Rézé' Pécout cresceu na região de Grenoble. Ele começou sua formação musical no Conservatório de St. Egrève durante dois anos e, em seguida, continuou seus estudos de jazz por cinco anos na École National de la Musique de Villeurbanne antes de se formar em polirritmias afro-brasileiras em Salvador, Bahia.  

Autor, compositor e intérprete, ele compartilha o interesse dos jazzistas de todo o mundo pela música tradicional. Seu jogo, muito inspirado por suas idas e vindas em direção a diferentes culturas, em contato com a África e sua diáspora, é profundamente marcado pela sua evolução entre a música popular e a música erudita. Ele escreve e compõe há muitos anos. 

 

François Brossier - músico e técnico de som 

Apaixonado por ritmos e percussão, François 'Soifran' Brossier responde ao chamado do tambor em 1994 indo para Burkina-Faso e para Mali a fim de estudar a arte do djembê e da tradição musical. Fascinado pela proximidade entre músico e dançarino, sem saber apontar qual conduz ao outro, decide estudar a praticar o ritmo, com o objetivo de servir à dança.  Música afro-cubana, samba e percussões brasileiras, 'Soifran' se alimenta dos ritmos de projetos como Cie. La Batook, que fundou em Grenoble no ano de 1999.  

Ele seguiu o estudo da música e da diáspora oeste-africana ao se interessar pelas tradições musicais cubanas no Conservatório de Chambéry. Suas pesquisas o levaram a compor uma língua rítmica minimalista a serviço do texto e da melodia.  

Em paralelo a seu trabalho como músico, François se interessa pela técnica do som: captação e sonorização de espetáculos. Ele coloca seu ouvido e seus conhecimentos técnicos a serviço de diferentes projetos artísticos. 

 

emdé - “desenhista-carnêtista” 

Artista visual do concerto ilustrado "Le Voyage de Rézé", emdé ama caçar croquis, tanto em terras exóticas como na própria casa e ambiente urbano próximo. Em sua cidade, na proximidade ou no outro lado do mundo, é sempre o mesmo processo: ele se acomoda em um canto, observa e escolhe com cuidado o que vai rascunhar. Depois, de um traço enérgico e determinado, ele joga a paisagem, o reencontro ou o momento a ser lembrado para seu caderno. Este combate entre a realidade do instante e seus lápis é um jogo que o diverte e que pratica em diversos terrenos, de Salvador à Sevilha, passando por Séte, Yvoire, Grenoble ou Murianette! Também em territórios menos habituais, como os ateliês de fabricação de uma grande empresa, os vestiários de um grande clube de rugby, creches ou ainda a cena de um teatro. Ele habita a região de Grenoble, ama cerejas e andar de mobylette.  

 

Christoo Duron - fotógrafa, cinegrafista e produtora 

Christoo exerce diferentes funções. Apaixonada pelas imagens, ela se interessa pela foto e pelo vídeo como vetores de conteúdo e recordações compartilhadas. Assim ela restitui a beleza das pessoas, das histórias e dos percursos, capta instantes da vida, compartilha e imortaliza-os. Christoo é também encarregada da produção e difusão, mediadora cultural há muitos anos. Está sempre cercada de artistas, profissionais ou amadores, cantores, músicos, dançarinos, comediantes, ilustradores, pintores e poetas.  

Ela ama defender os projetos artísticos que são próximos e de qualidade, instalar o espetáculo e o sonho nos lugares e compartilhar com o público uma emoção artística. Ação cultural, invenção pedagógica, aumento dos públicos, todas as ocasiões são boas para provocar o reencontro e aproximar artistas e público. 

 

Alexandre De Nadal 

Alexandre De Nadal é Arquiteto, Artista Visual e Mestre em Poéticas Visuais e desenha desde a infância. Entre os prêmios que recebeu, está o de melhor HQ no XXIV Salão Internacional de Desenho de Porto Alegre. Ilustra livros e revistas e tem publicado seus próprios quadrinhos independentes. É integrante do Ilustre Criança com Jane Duboc, que tem realizado contações de histórias infantis, e ministra oficinas de desenho e ilustração. 

  

 

Projeto em parceria com Ville de Grenoble - Spedidam - Institut Français - Embaixada da França.

Parceiros Locais: Centro Cultural UFRGS, Instituto de Artes UFRGS, Departamento de Difusão Cultural UFRGS e Sala Redenção.

 

 

Concerto ilustrado Le Voyage de Rézé  

 

Quando: Terça-feira, 24 de maio de 2022 
Horário: 19h  
Local: Sala Redenção - UFRGS, Av. Paulo Gama, 110 
 

Entrada gratuita