Atelier - Introdução ao vinho

No mês de maio a Aliança Francesa Porto Alegre propõe uma viagem pelo mundo do vinho. Os amantes do vinho terão uma programação super especial, com o frio chegando, nada melhor do que apreciar uma boa taça de vinho descobrindo mais sobre a conexão entre a França e o mundo do vinho.

Cine-debate

Para dar início a esta aventura no universo da viticultura, oferecemos um Cine-debate, no dia 12 de maio, das 19h às 20h, iremos discutir o filme "Wine Calling: Le vin se lève"(2018), disponível no catálogo do IFcinéma à la carte do Institut Français (acesso gratuito até o dia 10 de maio). Este é um documentário do Bruno Sauvard que nos guia pelas vinícolas do sul da França. Para este debate contaremos com a presença da sommelier Michelle Landgraf

Sobre o filme: 

Este é um documentário de Bruno Sauvard que nos guia pelas vinícolas do sul da França. “Wine Calling: Le vent se lève” é um documentário engajado, cuja originalidade reside na escolha de apresentar o quotidiano, as questões, o stress, os momentos de prazer da vida de um enólogo... Ao longo de um ano, vemos esses entusiastas terem dúvidas, evoluírem e se descobrirem. Tudo sem narração e filtro, com trilha sonora de rock'n'roll. 

Sobre a nossa convidada:

Michelle Landgraf é sommelier, cozinheira e churrasqueira. Especialista em enogastronomia e adepta do movimento Slow Food. É apaixonada por comportamento alimentar e viaja o mundo para descobrir tendências e culturas gastronômicas. Participou de diversos eventos pelo país, com passagem por cozinha nos EUA. Idealizadora do projeto Divas do Fogo, curso de churrasco direcionado a mulheres e o formato de degustações virtuais às cegas com edições no RS, SC, SP e RJ. Em breve também a frente da Enoteca Girassol. 

Atelier Introdução ao vinho

Em seguida, no dia 25 de maiodas 19h às 20h30 a Aliança Francesa Porto Alegre proporciona um Atelier de Introdução ao Vinho. A proposta desta atividade é a descoberta do mundo do vinho e o aprendizado sobre esta importante presença na cultura francesa. Para esta atividade contaremos com a presença especial da empresa Chandon. O nosso convidado, representando a Chandon, será o enólogo François Hautekeur. 

Sobre o nosso convidado: 

Em 2004, François Hautekeur ingressou na Maison Veuve Clicquot, como enólogo do departamento de Comunicação de Vinhos. Fez parte do comitê de degustação presidido pelo chef de cave Dominique Demarville,tomando parte ativa na criação dos melhores assemblages. Em 2010, foi apontado pela Maison para gerenciar o dossiê técnico e midiático das garrafas de Veuve Clicquot encontradas no Mar Báltico, o que lhe permitiu degustar todas as 47 garrafas de Veuve Clicquot que estavam submersas desde o século XIX. Em 2020, devido aos impactos da pandemia do coronavírus, François criou a série chamada “Confinados com Fineza” no YouTube, para divulgar as Maisons do Grupo em 30 episódios e interagir com os consumidores durante a quarentena. Hoje, François Hautekeur tem a missão de difundir, por todo o Brasil, as marcas de espumantes, champagnes, vinhos tranquilos e destilados do grupo francês, LVMH (Moët Hennessy Louis Vuitton), o primeiro grupo de luxo do mundo. 

Todas as atividades são gratuitas e serão ministradas on-line, ao vivo, pela plataforma Zoom. Para se inscrever preencha o formulário, você receberá o link da sala Zoom no dia do evento.

Estas atividades são destinadas a pessoas adultas maiores de 18 anos.
Beba com moderação.

As inscrições para este atelier estão encerradas. Agradecemos o interesse de todos que se inscreveram.