Aliança Francesa Porto Alegre é uma das vencedoras do Prêmio Açorianos de Artes Visuais 2019

Na noite desta terça-feira, 19 de março, ocorreu a cerimônia de premiação do Prêmio Açorianos de Artes Visuais 2019, na Pinacoteca Ruben Berta. A Aliança Francesa Porto Alegre foi indicada em três categorias: Destaque Exposição Coletiva, Destaque em Ações de Difusão e Inovação, com o Prêmio Aliança Francesa de Arte Contemporânea, e Destaque Fomento e recebeu os prêmios Destaque Fomento e Indicação Especial do Júri, para o diretor da AFPOA, Patrice Pauc.

O Prêmio Açorianos de Artes Visuais tem como objetivo valorizar, homenagear e distinguir as importantes produções locais em artes visuais, que se destacam ao longo do ano. Busca, também, ser uma forma de registrar, mapear e fomentar as diversas manifestações e suas contribuições com processos de criação e inovação para Porto Alegre. Pelo segundo ano, a AFPOA/IFB oferece a premiação de uma nova categoria: o Prêmio Jovem Curador, oferecendo passagem e ajuda de custo para que o vencedor faça uma imersão cultural na França. O vencedor foi Diego Groisman da Casa Baka.

Na ocasião, também ocorreu o lançamento do 3º Prêmio AF de Arte Contemporânea, que está com inscrições abertas até junho e oferece uma residência artística de dois  meses em La Rochelle, na França e premiação em dinheiro.