AFPOA celebra 75 anos

Em 2020, a Aliança Francesa celebra 75 anos de presença em Porto Alegre! Instituição sem fins lucrativos,  é referência de ensino da língua e da cultura francesas no Rio Grande do Sul. Em 75 anos, a Aliança Francesa de Porto Alegre construiu uma trajetória líder nos métodos de ensino, sempre voltados para o mundo moderno.

Tem uma equipe de professores com formação universitária para o ensino do francês e dotou-se de muitos materiais inovadores que lhe são exclusivos: quadros interativos, plataformas digitais para aprender facilmente, acesso a um imenso acervo de mediateca, livros concebidos pelos melhores especialistas de francês e oficinas lúdicas para aprender a língua com prazer.  Além diso, ax Aliança Francesa é e sempre foi a única instituição habilitada, pela Embaixada da França,  a aplicar os diplomas de francês reconhecidos internacionalmente (DELF, DALF, TCF, etc.)

De 1945 a 2020, passou por diversas fases. Esteve implantada em três lugares diferentes da cidade, localizando-se atualmente no bairro Moinhos de Vento. Hoje, aos 75 anos, exerce plenamente o seu papel de 'Maison de France" na capital gaúcha, integrando no seu espaço o Consulado Honorário da França e a representação do Campus France para estudos na França, sendo uma vitrine cultural e linguística para toda a comunidade local.

Mais do que tudo, festejam-se este ano 75 anos de encontros, de partilhas, de intercâmbios e de fortes laços que se manifestaram ao longo de todas as atividades realizadas em conjunto com nossos inúmeros parceiros. A AFPOA organizou mais de mil eventos culturais em Porto Alegre, posicionando-se como um promotor incontestável da cultura franco-brasileira. Um dos melhores exemplos é o Festival da Canção Aliança Francesa, onde as culturas francesa e brasileira se misturam, e de onde emergem grandes artistas que fazem carreira profissional. Todas essas atividades culturais são prova da constante contribuição e dedicação da instituição para fortalecer as relações entre a França e o Brasil.

A Aliança Francesa de Porto Alegre faz parte da Fundação Aliança Francesa, que teve início em 1883, com a criação da primeira AF em Paris. Hoje, são mais de 800 instituições pelo mundo, todas com uma missão comum de ensinar e transmitir a língua e a cultura francesas, e de favorecer o diálogo entre as culturas pelo respeito mútuo.

Félicitations à l'Alliance Française de Porto Alegre pour ses 75 ans!