Vantagens e facilidades dos cursos de francês a distância: online e ao vivo

Saiba mais sobre nossa oferta de cursos online segundo estudantes que estão vivenciando essa experiência e aprovaram o método

Os cursos a distância da Aliança Francesa Porto Alegre têm a mesma qualidade e interação das aulas presenciais, mas em formato online e ao vivo. Turmas completas e alunos interagindo com o professor no mesmo videochat, de forma que todo o conteúdo fique garantido e com muita troca de aprendizado.

“As aulas a distância e ao vivo da AFPOA me surpreenderam. Eu já tinha tido outras experiências com aulas a distância, mas nunca tinha me adaptado”, afirma a professora Paola Gomes Pereira, 32 anos, aluna do nível A1.5. “A opção de ser ao vivo, direto com os professores faz toda a diferença, pois assim temos o contato contínuo e a interação é instantânea”, diz.

Em função dos recentes desdobramentos da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), as aulas presenciais na sede do Moinhos de Vento estão temporariamente suspensas. Pensando na saúde e bem-estar de seus alunos durante essa crise sanitária, desde o dia 21 de março, as aulas têm acontecido por meio das plataformas online Zoom e Espace Virtuel AF. “A AFPOA conseguiu encontrar um equilíbrio para uma situação inusitada. As aulas continuaram e têm sido uma das atividades mais agradáveis que tenho em tempos de isolamento social”, ressalta Paola.

A AFPOA usa o aplicativo de videoconferência Zoom para recriar as salas de aula, utilizando a modalidade síncrona. Essa modalidade permite intercâmbios de qualidade e similares aos que o estudante teria em situações do cotidiano ou de viagem em um país francófono. A cada semana, no mesmo dia e horário, o aluno se reúne com o seu professor e os seus colegas de aula para, juntos, descobrirem aspectos culturais (por meio de reportagens e canções, entre outros recursos), debater sobre questões das sociedades francófonas, realizar os défis (desafios) com o seu grupo e, finalmente, conhecer melhor pessoas que compartilham o mesmo interesse pela língua e cultura francesas. A interação com outros alunos é fundamental para garantir a progressão mais eficaz na aprendizagem.

“Estou achando as aulas muito boas! A ferramenta utilizada (Zoom) é bem acessível e de fácil entendimento. Acho interessante, pois é possível ver a professora e os demais colegas, o que ajuda na sensação de estar ‘em turma’”, destaca Priscila Silva Esteves, 34 anos, aluna do nível B1.5. “Além disso, a professora mostra-se disponível para esclarecimento de dúvidas e envio de materiais extras para facilitar o nosso aprendizado. Mesmo as pessoas com mais dificuldade em utilizar alguns tipos de tecnologia estão conseguindo acompanhar todas as aulas”, conta.

Treinando competências

As aulas online e ao vivo focam em treinar as competências orais, de compreensão e, sobretudo, produção e interação. O professor, titular de um diploma universitário em pedagogia e ensino do francês, busca sempre variar as modalidades de trabalho. Assim, o aluno vai realizar determinadas tarefas – principalmente as de compreensão – em grande grupo e, depois, passará a exercitar a produção oral (a fala) em pequenos grupos, para ter mais espaço para se expressar. Finalmente, as tarefas que exigem mais reflexão pessoal e individual são feitas de forma individual, de forma que cada um trabalhe com autonomia e no seu tempo. “Minha primeira preocupação ao fazer um curso online – e esse é o meu primeiro – foi a questão da interação com colegas e professores e, nesse aspecto, fiquei muito satisfeita, pois fizemos um grupo muito participativo”, afirma Katia Monaco, 59 anos, aluna do nível A1.2. “A professora nos abriu um espaço excelente para o aprendizado e para a participação em todo conteúdo dos assuntos abordados”, diz.

O Espace Virtuel AF permite ao aluno acessar um material exclusivo. Além dos exercícios propostos dentro do livro em formato digital e do caderno de exercícios, esse espaço reúne numerosos recursos para exercitar as competências de compreensão oral e escrita, e para melhorar o domínio da gramática e da fonética francesas. Permite trabalhar com autonomia fora das sessões de videoconferência que constituem a parte principal do curso, e que o tornam um verdadeiro curso presencial a distância. “A variedade de materias fornecidos para acompanhamento dos conteúdos é bem grande. Gosto muito das iniciativas culturais e didáticas extraclasse que são propostas de forma online. Assim, o aprendizado proporcionado é bem global”, reitera Priscila Esteves.

Aula online  

Nessa foto, um print de uma das nossas aulas, onde os alunos compartilham informações e interagem com colegas e professor. Desenho feito pelo aluno do nível A1.2, Alexandre de Nadal, para um trabalho proposto em aula. 

Facilidades e vantagens dos cursos online e ao vivo

Dentre as facilidades destacadas pelos alunos da Aliança Francesa Porto Alegre que estão seguindo os cursos na modalidade a distância online estão o ganho de tempo por não precisar se deslocar até a AFPOA, a redução de custos ocasionados por esse deslocamento, o conforto de fazer as aulas ao vivo em casa e as diferentes possibilidades de interação. “Durante a aula, a professora envia áudios, vídeos, recebe trabalhos, corrige, promove diálogos; tudo isso de forma muito prática e rápida. Com essa interação online, a turma passou a enviar mais matérias em grupos de discussão em francês e, assim, senti-me mais motivada para ler mais, ver vídeos, etc”, relata Priscila Esteves. “Além disso, vejo que, por estas facilidades, a frequência nas aulas tem sido de 100%”, diz.

As aulas online também estão ajudando aqueles estudantes que queriam tirar do papel os planos de retomar o projeto de aprender francês e que vinham sendo adiados devido ao corre-corre da rotina normal. “Retomei alguns projetos há algum tempo esquecidos e, com o curso da AFPOA, estou mantendo uma disciplina no meu dia a dia. O ritmo é intenso, porém tornado leve e agradável pela condução dos professores”, certifica Katia Monaco.

 

Bônus: bate-papo en français

Durante o período de isolamento social, a Aliança Francesa Porto Alegre oferece aos alunos um espaço de conversação informal animado por nativos franceses. Tudo pela plataforma Zoom. Os encontros acontecem uma vez por semana, com duração de uma hora, em dois horários diferentes: terças, das 14h30 às 15h30, e quintas, das 19h30 às 20h30. Estudantes a partir do nível B se sentirão plus à l’aise, mas o espaço é aberto a todos. Saiba o tópico da semana e como se inscrever para participar no site www.afpoa.com.br.