La chanson française

Festival da Canção Aliança Francesa 2020

Aproveitamos que o 13º Festival da Canção Aliança Francesa acontece no sábado, 31 de outubro, às 21h30, diretamente dos estúdios da TVE, para trazer um pouco mais sobre música francesa neste espaço.

Impossível não conhecer uma clássica canção francesa, como La Vie En Rose, La Bohème, Ne Me Quitte Pas... São muitas as músicas em língua francesa mundialmente famosas, mas você sabia que a tradição da chanson é mais antiga do que a gente imagina? O termo começou a ser usado na Idade Média, para referir-se à música secular (não religiosa) baseada no canto. A partir do século XIX, o termo chanson française passou a significar um gênero musical específico que era definido, principalmente, pela valorização da língua francesa, com alusões aos mestres e modelos herdados da literatura poética em francês. A bem dizer, o nome “canção francófona” ou “canção em francês” seria mais adequado, pois a chanson française encontrou voz em diversos países de língua francesa, e não apenas na França.

Foi no início do século XX que a chanson française ganhou a força que tem hoje, com o surgimento de ícones da música como Charles Trenet, Édith Piaf, Charles Aznavour e Jacques Brel. Ao longo dos anos, as canções foram se reinventando, novos ritmos foram surgindo, assim como novos nomes: Sylvie Vartan, Dalida, Serge Gainsbourg, Françoise Hardy e tantos outros. Hoje em dia, a canção francesa não se limita mais a um único estilo ou local: do Canadá da pianista Coeur de Pirate ao Mali da dupla Amadou e Mariam, passando pela Bélgica de Stromae e de volta para a França de Zaz, Angèle e Louane. Como mostram seus novos ícones, a canção francófona é tão plural quanto as culturas dos diversos povos unidos pela língua francesa.

Fazendo o gancho com a questão gramatical, é interessante ressaltar que, por uma questão de estilo e sonoridade, as canções nem sempre respeitam as normas da língua francesa, como a pronúncia ou não de determinadas vogais ou as “liaisons” obrigatórias que, para não perder a melodia, muitas vezes são deixadas de lado. Para o canto, é sobretudo uma questão de ritmo e de número de sílabas que determina a dicção. Por essa razão, a Aliança Francesa Porto Alegre oferece aulas de fonética gratuitas para que os candidatos do Festival da Canção Aliança Francesa possam tirar dúvidas e treinar possíveis exceções com professores especializados.

Nesta 13ª edição, o evento será realizado pela primeira vez de forma virtual e transmitido ao vivo pelas redes sociais da Aliança Francesa e também pela emissora
e pela FM Cultura 107.7. É uma iniciativa inédita da Aliança Francesa que, em razão da atual pandemia de Covid-19 e das recomendações de segurança das autoridades sanitárias e da OMS, decidiu experimentar esse novo formato artístico, em sintonia com as tendências atuais.

Participe e prestigie dez talentosíssimos candidatos que vão interpretar o melhor da música francesa nessa soirée do dia 31 de outubro! Organize sua torcida virtual, prepare o sofá e a pipoca e bon divertissement !

13º FESTIVAL DA CANÇÃO ALIANÇA FRANCESA
Sábado, 31 de outubro de 2020, às 21h30
Transmissão ao vivo pelas redes sociais da Aliança Francesa e pela TVE e FM Cultura


www.facebook.com/afportoalegre

www.youtube.com/aliancafrancesadeportoalegre

Depois de todas essas informações você ficou com vontade de entender e cantar todas essas canções sem problemas de compreensão? Ou melhor ainda, ficou com vontade de estar no palco do nosso festival no ano que vem?  Então aproveite para aprender francês no nosso semi-intensivo que iniciará na primeira semana de novembro!  Para mais informações, entre em contato conosco.