7 maneiras de melhorar sua pronúncia em francês

1) Entender que falar é uma ginástica

Embora o português tenha muitos sons em comum com o francês, tu terás que aprender alguns novos para poder se comunicar. Ou seja, depois de muitos anos articulando de uma mesma forma, provavelmente vai parecer difícil fazer o famoso "biquinho" francês, por exemplo. Mas é tudo uma questão de prática.

2) Apropriar-se do alfabeto fonético internacional

Essa etapa não é obrigatória, mas pode ajudar bastante. Conhecer os os sons que o corpo humano é capaz de produzir (e respectivos símbolos) é uma maneira de sistematizar o conhecimento e compreender o código universal usado por dicionários e livros didáticos. Existem versões interativas em que podemos ouvir a pronúncia de cada símbolo.

3) Focar nos "pares mínimos"

Frequentemente, os aprendizes de francês focam na pronúncia da letra R, que é bem diferente do português. Contudo, existem pronúncias mais importantes de serem praticadas, a saber: a dos pares mínimos. Nesses casos, a má pronúncia pode fazer com que se diga uma palavra completamente diferente da desejada. Exemplo: dessous x dessus (abaixo x acima). Agora, se tu pronunciares o R de um jeito diferente de um nativo, isso dificilmente vai causar um problema de compreensão.

4) Estar aberto à variação linguística

Uma língua pode variar de acordo com o local, com a idade dos falantes, com a comunidade à qual eles pertencem, entre muitos outros fatores. Mais do que isso: cada pessoa tem uma maneira única de falar. Se, inegavelmente, existem maneiras de falar mais prestigiadas pela sociedade, nenhuma das outras pode ser considerada errada. Para conhecer mais a riqueza da pronúncia francesa, tu podes consultar o banco de dados do site Forvo, que repertoria palavras e expressões e indica de onde a pronúncia de cada usuário vem. 

5) Gravar a fala

Fica muito mais fácil avaliar a própria pronúncia a partir de uma gravação do que ao mesmo tempo em que se fala. Dessa maneira, tu podes perceber e anotar as principais dificuldades de articulação. Quem sabe tu não mandas também para algum conhecido que tenha experiência com a língua alvo para te orientar?

6) Cantar

Tu podes começar acompanhando seus artistas favoritos, imitando a pronúncia e reparando nos seus sons que destoam um pouco do original. Uma outra maneira é se arriscar num karaokê - existem inúmeros disponíveis no Youtube.

7)  Não ficar frustrado por não falar como um nativo

Essa não precisa ser a tua meta. Falar com um sotaque diferente, inclusive, pode ser uma espécie de defesa contra gafes culturais. Além disso, não deixa de ser um charme: é a marca de todo o caminho trilhado e de todos os teus esforços para dialogar com pessoas que falem uma língua diferente da tua. Nada mal, não?

Já travou em algum momento que tentou falar em francês? Organizamos 7 maneiras de melhorar a pronúncia em francês e não travar mais.