Consulado

O Consulado Honorário da França em Porto Alegre tem as funções de atender a representatividade local e de chancelaria, onde intermedia ações entre o Consulado Geral da França responsável pela região Sul, situado em São Paulo, e a comunidade.

 

Localmente, atua auxiliando em áreas específicas para as quais o Cônsul Honorário recebe outorga de competências nas áreas de chancelaria, estado civil, vistos e assistência social, entre outras questões.

 

O Cônsul Honorário também representa o Cônsul Geral da França em questões protocolares, apoia as ações realizadas pelo Consulado Geral em favor da promoção da França e na cooperação franco-brasileira, nos aspectos políticos, culturais e econômicos.

 

No âmbito da administração consular, o Consulado Honorário está em condições de auxiliar a comunidade francesa local, entre outros, na obtenção de:

- Carteira de Identidade (CNI)
- Inscrição Consular – ato importante para a comunicação com a comunidade francesa local
- Transcrições de Atos Civis como: nascimento, casamento ou óbito
- Atestados para emissão de carteira de motorista brasileira (CNH)

- Atestado de residência para os franceses inscritos no Consulado

- Passaportes para menores de 6 (seis) anos de idade. NÃO é possível o encaminhamento de passaportes além dessa idade, uma vez que o procedimento deve seguir normas de segurança com coleta de dados biométricos (impressões digitais) para o qual os Consulados Honorários não estão equipados.

Os documentos entregues no Consulado Honorário são transmitidos ao Consulado Geral da França (via malote oficial e lacrado).

 

O Consulado Honorário da França também pode fornecer localmente atestados de vida e identidade, autenticação de cópias e fotocópias de documentos.

 

Está apto a encaminhar alguns tipos de vistos conforme os acordos de cooperação franco-brasileiros (caso do programa de graduação Ciência Sem Fronteiras) e a entregar todo o tipo de visto encaminhado no Consulado Geral em São Paulo ao seu titular, evitando um segundo deslocamento à capital paulista.

 

O Consulado Honorário da França em Porto Alegre NÃO pode legalizar assinaturas, pois não tem competência para realizar esse ato.

 

 

Para mais informações

http://saopaulo.ambafrance-br.org/

Telefone: (51) 3222-6467

E-mail: consulat.portoalegre@yahoo.fr

 

Endereço
Rua Dr. Timóteo, 752, sala 5 - Moinhos de Vento - Porto Alegre (sala disponibilizada pela Aliança Francesa)

 

Horários de atendimento
Terças e quintas, das 9h30 às 12h

 

Responsável pelo atendimento da Agência Consular
Márcia Fabris

 

Cônsul Honorário da França no Rio Grande do Sul
Sr. Roner Guerra Fabris