Selecionados semifinal de Porto Alegre - Festival da Canção Aliança Francesa 2021

O Festival da Canção Aliança Francesa 2021 está chegando! No dia 23 de outubro, dez talentosos candidatos vão apresentar o melhor da música francesa nos estúdios da TVE! O evento também será transmitido ao vivo pelas nossas redes sociais.

É com muita alegria que divulgamos os dez selecionados da 14ª edição do FCAF!

Os selecionados para a semifinal de Porto Alegre são:

Gustavo Assarian 
Letícia Paludo 
Lipsen 
Maria Vitória Paiva dos Santos 
Mariel Motta 
Mariza Zanini 
Matheus Madrid 
Renata Mirandoli 
Robi Radalle 
Virgínia Hermann 

Na semifinal de Porto Alegre o(a) grande vencedor(a) ganha uma viagem a Paris, gravação de 4h da canção vencedora no estúdio Audio Porto. Além disso, participa da Final Nacional, que também acontece de forma online, no dia 27 de novembro. O segundo lugar ganha uma visita privada à adega da Chandon, com degustação dos espumantes por um enólogo da casa, um jantar na Hostaria Casacurta, na cidade de Garibaldi, uma pernoite no hotel Casacurta, com direito a acompanhante.Já o terceiro lugar ganha um box da Suzanne Marie para um jantar especial à la française para duas pessoas. Todos os vencedores ganham uma bolsa de estudos na AFPOA.

Os candidatos serão avaliados nos seguintes critérios: afinação, interpretação, ritmo, postura cênica, originalidade e pronúncia do idioma francês, que tem peso dois (2). Para que a pronúncia saia no capricho, os 10 selecionados treinam suas músicas com professores da Aliança Francesa especializados em fonética.

O Festival

 

O Festival surgiu em 2008, por iniciativa da Aliança Francesa Porto Alegre. Devido ao seu grande sucesso, o evento tornou-se uma referência em matéria de música contemporânea francesa e francófona no país e passou a acontecer em escala nacional.

 

Adotado pela rede de Alianças Francesas de todo o Brasil, o Festival conta com semifinais regionais e uma grande final sediada em uma cidade diferente a cada ano. Nesta edição, a final será realizada de forma virtual. Em 2021, o evento ocorre em sete cidades do Brasil: Aracaju, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre.

 

Em Porto Alegre, os vencedores foram Richard Emunds (2008), Tássia Minuzzo (2009), Luana Pacheco (2010), Augusto Darde (2011), Valeria Houston (2012), Philipe Philippsen (2013), Marcelo Astiazara (2014), Daniel Debiagi (2015), Ricardo Seffner (2016), Melina Vaz (2017), Nina Rouge (2018), Juliano Barreto (2019) e Júlia Reis (2020). Hevelyn Costa e Kézia Borges, que ficaram com a segunda colocação nas finais regionais de 2012 e 2017, respectivamente, foram vencedoras nas etapas nacionais do Festival nestes anos. Nina Rouge e Juliano Barreto também venceram a Final Nacional em 2018 e 2019, respectivamente.

 

Em sua etapa regional de Porto Alegre, o Festival da Canção Aliança Francesa é realizado pela Aliança Francesa Porto Alegre, com o patrocínio da Timac Agro, o financiamento da Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul e apoio da TVE e FM Cultura, Audio Porto, Liz Pâtisserie Française, Departamento de Difusão Cultural da UFRGS, Person Piano e Estúdio Musitek.

Os candidatos da semifinal de Porto Alegre 

Gustavo Assarian

O candidato Gustavo Assarian é artista visual graduado pela UFRGS e atuante na área. Desde sempre foi apaixonado por arte e música, e embora tenha se dedicado ao estudo do desenho e da pintura, profissionalmente, o canto sempre o acompanhou como um interesse latente e válvula de escape. No Festival deste ano, Gustavo vai interpretar “Sos d'un terrien en détresse”, de Luc Plamondon / Michel Berger. Para Gustavo o francês é uma língua apaixonante e, embora não a domine, sempre teve um interesse por produções artísticas atreladas a ela, como a música. Cresceu escutando Charles Aznavour e Édith Piaf, posteriormente descobrindo outros cantores incríveis como Ben L’Oncle Soul, Zaz e Carla Bruni. Sempre gostou de desafios, novas experiências, que incluem investigar outros idiomas e suas pronúncias, Gustavo decidiu então praticar o canto em francês aproveitando sua bela sonoridade. Com a chegada do Festival da Canção Francesa viu uma oportunidade de colocar em prática o que vinha estudando, explorando seu lado musical e, além de tudo, concorrendo uma viagem a Paris. Conhecer a França, contribuiria muito para a sua vida de artista visual. A partir dessa experiência seria possível visitar lugares como Museu do Louvre, Museu D'orsay e Centro Georges Pompidou e apreciar pessoalmente as obras de arte que até então ele só pôde ver em livros.

---

Letícia Paludo

Letícia é um tanto repórter e outro tanto uma apaixonada por música e idiomas. Ela viajou para a França em 2018 e uma parte dela não voltou mais: ‘‘está me esperando lá, tocando violão à margem do Sena", diz Letícia. A cantora fez parte do Coral da UFRGS e hoje é parte da banda StillCrash. No Festival deste ano, Letícia vai apresentar a canção ‘’Donne-moi ton coeur’’, de Louane, composta por Damso & Wolfgvng. Gosta de idiomas desde criança, um dos motivos pelos quais escolheu fazer jornalismo, sonhando aprender uma porção de línguas e ser enviada como repórter para diversos países. A candidata estudou francês durante alguns meses em um intercâmbio, ama como soa, ama como se sente ao falar e quer aprender muito mais.Letícia escolheu o FCAF porque sabe que é um festival bem estruturado, que reúne jurados, artistas e competidores que entendem muito de música. Cantar é uma de suas principais fontes de energia e de alegria, portanto quer se divertir nesse processo. Alguns dos artistas francófonos que estão em sua playlist e que a inspiram são Georges Brassens, Tété, Stromae, Pauline Croze e Juliette Gréco.

---

Lipsen

Lipsen é ator e músico. Ele é um artista de rua, cantor e compositor de Porto Alegre. Trabalha como ator e músico junto a diversos grupos importantes de Teatro do Rio Grande do Sul. Além disso, foi vencedor do Festival da Canção Francesa em 2013 e 2º lugar em 2018. No Festival deste ano, Lipsen vai apresentar a canção ‘’L'Indien’’, de Juliette Armanet. Francês é um idioma que Lipsen usa para estudar, para consumir arte e para se conectar com amigos francófonos. É uma língua que o auxilia inclusive a aprender outras línguas, nas suas relações e conexões. O candidato escolheu cantar em Francês pela tradição que a França tem com a música, desde a criação dos Festivais da Canção que deram origem ao que hoje é o Eurovision, até a criação do Festival da Canção pela AFPOA que deu origem ao Festival da Canção Aliança Francesa nacional.

---

Maria Vitória

Maria Vitória é estudante apaixonada por cultura, arte e idiomas estrangeiros e, em geral, tudo o que vem da França. Apesar de não ser cantora profissional, toda a sua vida sempre girou ao redor da música. Introvertida, mas curiosa, prefere um bom livro a lugares cheios - mas adoro conhecer pessoas novas! No Festival deste ano, Maria vai apresentar a canção ‘’Les séquoias’’, de Pomme. Maria começou a estudar francês por motivos acadêmicos, mas acabou se apaixonando pela cultura francesa. Escolheu cantar em francês porque isso permitiria a ela unir duas paixões, e é isso que o FCAF representa para a candidata: “uma oportunidade de fazer o que gosto enquanto inserida num contexto cultural tão inspirador”.

---

Mariel Motta

Mariel é professora de música, licenciada pela UFRGS, atriz e bailarina. Artista desde pequena, sempre embalada pela música e impulsionada pelo desejo de se expressar através do movimento da arte! No Festival deste ano, Mariel vai apresentar a canção ‘’Comme ci comme ça’’, de Zaz. Mariel é apaixonada pela sonoridade da língua francesa! Conheceu um pouco do francês no curso de Música da UFRGS, visto que era uma das línguas obrigatórias dentro do repertório estudado, e depois de um tempo se viu buscando aplicativos de ensino da língua francesa para praticar e conhecer um pouco mais! Em meio à prática da língua, a música francesa também entrou nas suas playlists e na sua rotina. Zaz, Ben L’oncle Soul, Carla Bruni entre outros. Quando surgiu a oportunidade de participar do Festival da Canção Aliança Francesa,Mariel não deixou passar! Com o auxílio de amigos que tem fluência na língua pôde melhorar sua pronúncia e enfim fazer parte deste incrível festival!

---

Mariza Zanini

Cantora amadora e coralista há décadas, Mariza colaborou em algumas montagens e atuações de teatro amador em francês. De caráter comunicativo, amante de arte e música em geral e de canções em francês. Especialista em língua e culturas de expressão francesa, atualmente Mariza é formadora de francês na UFPel. No Festival deste ano, Mariza vai apresentar a canção ‘’Chanson de Corday’’.
A relação de Mariza com a língua francesa começou em 1987, quando começou a aprender este idioma nos bancos da Licenciatura em português e francês da UFPEL, Pelotas, RS. Seu interesse pelas linguagens e pela comunicação fez com que ela se tornasse uma curiosa das culturas. Do idioma francês, se abriu para a francofonia de modo mais amplo e para os estudos culturais. Desde 1992 atua como formadora de docentes de francês e foi construindo uma formação e uma carreira em francês.
“Canto desde que me conheço por gente” diz Mariza. Cantar em francês começa com seu aprendizado do idioma desde os primeiros passos: teve sempre professoras "mélomanes", para seu prazer. Se tornando professora, e formadora de formadores, Mariza seguiu esses exemplos. Desenvolveu projetos de pesquisa sobre cancioneiro recente em língua francesa e inclusive propôs pílulas radiofônicas ligadas a esta pesquisa.
O FCAF 2021 surge no seu horizonte a partir da instigação de seu colega de UFPEL, o professor de teatro, compositor e cantor, Paulo Gaiger. Ele propôs que ela realizasse a versão francesa de uma de suas composições: a Canção de Corday. E que a cantasse. A canção foi criada originalmente em português, fazendo parte de uma montagem teatral (in: Marat Sade, de Peter Weiss. Curso de Teatro Licenciatura- UFPel, 2017. Direção: Paulo Gaiger) / Versão francesa para o FCAF 2021 : Mariza Pereira Zanini (com a colaboração de Luísa Zanini Vargas e Fernanda Fernandes).
O contexto é o da Revolução Francesa e a revolucionária Corday é a companheira de Marat, que percebendo a traição de Marat aos ideais democráticos, decide matá-lo. “É uma personagem forte e espero ter sido fiel a ela nesta versão francesa que dei à letra, bem como em minha interpretação no canto”, diz Mariza.

---

Matheus Madrid

Fazendo parte de uma família musical, com 9 anos Matheus começou a cantar e com 13 pediu para seu pai o ensinar a tocar violão. Em 2009 participou do Domingão do Faustão no quadro "Se vira nos trinta", onde iniciou de fato sua carreira artística. Desde então Matheus realiza shows em diversos locais, festas e eventos. No Festival deste ano, Matheus vai apresentar a canção ‘’Comme D'habitude’’, de Claude François/ Jacques Revaux. A relação de Matheus com a língua francesa é um pouco recente, mas sempre teve um carinho e admiração por sua beleza, e como ele é cantor já canta há algum tempo algumas canções em francês. O candidato escolheu cantar em francês por adorar a língua e por essa grande oportunidade dada pelo FCAF, de cantar a música de sua  vida que foi a escolhida…

---

Renata Mirandoli

Para Renata, a música vem de dentro. Desde os 4 anos, canta por instinto, pelo prazer dos sentidos e por amor aos sons e seus significados. “A voz e a linguagem são os meios de expressão para o que há de mais profundo em mim”, diz Renata. A candidata é internacionalista e estudante de Psicologia. No Festival deste ano, Renata vai apresentar a canção ‘’La plage’’, de Marie Laforêt.
Da língua francesa, Renata é amante e viajante. Amante por que a ama de longe — compreende pouco, mas a sonoridade a encanta. Aprendeu a fonética com sua avó Ivone, professora de português que personificava a elegância e a erudição da cultura francesa para ela. Viajante por que ouvir uma chanson française é como viajar no tempo e no espaço. A música é o barco no qual Renata navega as melodias do idioma, cujos sons já compõem uma canção. Quando ouvia Charles Aznavour com meus avós, ela era transportada para outro universo simbólico. O Festival da Aliança Francesa unifica os dois sentidos da palavra "cultura". Promove tanto a arte quanto a história de um povo. É possível ler o mundo de muitas formas dependendo da língua que se fala ou se canta: en français, a realidade é pura poesia. Se "só quem ama canta", imagina quanto amor tem quem canta em francês?

 ---

Robi Radalle

Robi tem 18 anos e é natural de Passo Fundo. Desde pequena a música tem um papel central em sua vida. Quando ouvia sua mãe cantando acredita que, mesmo ainda sem entender o que ouvia, foi o momento que determinou sua escolha e projeto de vida: ser cantora. No Festival deste ano, Robi vai apresentar a canção ‘’Youkali’’, de Kurt Weill. Desde muito pequena, Robi sonha em aprender francês, porém nunca teve a oportunidade. Sempre foi uma de suas línguas preferidas de ouvir em músicas. A candidata cantou em francês poucas vezes, mesmo não dominando a língua, então decidiu se inscrever no festival justamente pela oportunidade de juntar a sua maior paixão, a música, com o sonho de aprender francês! Os artistas franceses que mais a inspiram são Stromae, Angèle, Francoise Hardy, Serge Gainsbourg, Aya Nakamura, e Zaho.

---

Virgínia Hermann

Virgínia Hermann é uma cantora e compositora, natural de Santa Maria-RS. Atualmente vocalista da dupla Travellin' Duo, que possui em seu repertório músicas próprias e releituras, nos estilos Rock, Blues, Country e Folk. Estudou francês por 1 ano e interrompeu para cursar Educação Física na UFSM. No Festival deste ano, Virgínia vai apresentar a canção ‘’Sous Le Ciel de Paris’’, de Hubert Giraud e Jean Dréjac. A sua relação com a língua francesa começou quando ainda era criança. Sua tia é formada em letras Português-Francês e a sua mãe também estudou quando era jovem, então sempre as ouvia falando algumas frases e sempre foi apaixonada pela língua pois escutavam músicas em francês. Desde lá, Virgínia se apaixonou pela atmosfera que tudo que tinha relacionado à França a fazia sentir. Quando cresceu resolveu estudar francês. Virgínia estudou francês por um ano com sua irmã. Desde que pôde compreender um pouco mais sobre o que as letras das chansons expressavam, se apaixonou ainda mais, pois a música é o alimento da alma! A candidata escolheu cantar em francês por admirar e se inspirar pelas canções francesas e pelo sentimento que carrega toda vez que as escuta. Por fim, escolheu o Festival da Canção da Aliança Francesa por ser um festival que nos aproxima de toda a essência da música e da cultura francesa aqui no Brasil!

 

Nessa edição os selecionados ainda terão o acompanhamento especial dos nossos padrinhos, a cantora brasileira Letrux e o cantor francês Ben L’Oncle Soul.


Em sua etapa regional de Porto Alegre, o Festival da Canção Aliança Francesa é realizado pela Aliança Francesa Porto Alegre, com o patrocínio da Timac Agro.

Agradecimento especial aos nossos parceiros locais: Chandon @chandon_brasil, Restaurante Suzanne Marie @suzannemarieboutiquecafe, TVERS @tvers, FM Cultura @fmcultura, Audio Porto @audioporto e Estúdio Musitek @estudiomusitek

Projeto financiado pela Secretaria de Cultura do estado do Rio Grande do Sul @sedac_rs

➜ Parceiros nacionais: Air France @airfrance, Club Med @clubmed, MaMA Festival @mamafestival, Embaixada da França no Brasil @franceaubresil, What The France @wt.france

➜ Saiba mais em www.festivaldacancaoaf.com.br
» Realizado pela @aliancafrancesabrasil com @afaracaju @aliancafrancesabh @afbrasilia @af_curitiba @afpoa @rioaliancafrancesa @aliancafrancesasp

➜ Confira aqui o regulamento do Festival da Canção Aliança Francesa 2021