Parceria entre AFPOA e o Museu da PUCRS - Gurias na Ciência

O projeto Gurias na Ciência constitui uma parceria inédita franco-brasileira da Aliança Francesa Porto Alegre com o Museu de Ciências e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, a PUCRS, com apoio do Consulado Geral da França em São Paulo. O intuito desta iniciativa é incentivar ainda mais as meninas a seguirem percursos nas áreas científicas. Um dos principais focos da proposta é divulgar a atuação de mulheres cientistas e pesquisadoras para incentivar estudantes mulheres a desenvolverem carreiras no campo da pesquisa científica. 

O projeto integra a programação do Espaço Jovem Cientista, uma realização do Museu de Ciências e Tecnologia e da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq) da PUCRS, que visa oportunizar a atuação de alunos e professores da educação básica e incentivar a produção científica, possibilitando a apresentação de pesquisas realizadas em suas escolas.  

No contexto deste projeto, apresentamos o diálogo franco-brasileiro "A presença das mulheres no campo científico: desafios e caminhos possíveis”, que será uma conversa com a participação de Clémence Perronnet, pesquisadora em Sociologia e professora de Ciências da Educação na Université Catholique de l'Ouest; e Simone Monteiro, coordenadora de Projetos Museológicos do Museu de Ciências e Tecnologia PUCRS. A mediação é realizada por Renata Medina, coordenadora das Ações Educativas do Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS. 

 

O debate estará no ar a partir do dia 14 de outubro de 2021, quinta-feira, às 19h, no YouTube da Aliança Francesa Porto Alegre.