Inscrições prorrogadas para o 13º Festival da Canção Aliança Francesa

Edição 2020 será virtual e recebe candidaturas até 7 de setembro

As inscrições para o 13º Festival da Canção Aliança Francesa foram prorrogadas até o dia 7 de setembro. A novidade dessa 13ª edição é a realização do evento pela primeira vez de forma virtual, por meio de transmissão ao vivo nas redes sociais. É uma iniciativa inédita da Aliança Francesa que, em razão da atual pandemia de Covid-19 e das recomendações de segurança das autoridades sanitárias e da OMS, decidiu experimentar esse novo formato artístico. Mantemos assim o Festival, que já faz parte do calendário das Alianças Francesas no Brasil, garantido a segurança dos candidatos e do público.

Os candidatos poderão escolher qualquer título da música francesa, incluindo repertório francófono. O regulamento e a ficha de inscrição online estão disponíveis no site www.festivaldacancaoaf.com.br. A final regional do Rio Grande do Sul acontece no dia 30 de outubro. A final nacional acontecerá no mês de novembro.  O prêmio para o primeiro lugar é uma viagem a Paris.

 

O concurso é gratuito e aberto a cantores amadores e profissionais e visa promover a descoberta de novos talentos e divulgar a diversidade do repertório musical em francês. Para participar, não é necessário o domínio da língua francesa, o importante é caprichar na interpretação e na pronúncia. Aqueles que forem selecionados na primeira etapa terão a oportunidade de se apresentar para um júri composto por profissionais do meio musical ou ligados ao meio artístico, membros da Aliança Francesa, apoiadores e representantes de entidades francesas no Brasil.

 

Festival da Canção Aliança Francesa

 

O Festival surgiu em 2008, por iniciativa da Aliança Francesa Porto Alegre. Devido ao seu grande sucesso, o evento tornou-se uma referência em matéria de música contemporânea francesa e francófona no país e passou a acontecer em escala nacional.

 

Adotado pela rede de Alianças Francesas de todo o Brasil, o Festival conta com semifinais regionais e uma grande final sediada em uma cidade diferente a cada ano. Nesta edição, a final será realizada de forma virtual. Em 2020, o evento ocorre em sete cidades do Brasil: Aracaju, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre.

 

Em Porto Alegre, os vencedores foram Richard Emunds (2008), Tássia Minuzzo (2009), Luana Pacheco (2010), Augusto Darde (2011), Valeria Houston (2012), Philipe Philippsen (2013), Marcelo Astiazara (2014), Daniel Debiagi (2015), Ricardo Seffner (2016), Melina Vaz (2017), Nina Rouge (2018) e Juliano Barreto (2019). Hevelyn Costa e Kézia Borges, que ficaram com a segunda colocação nas finais regionais de 2012 e 2017, respectivamente, foram vencedoras nas etapas nacionais do Festival nestes anos. Nina Rouge e Juliano Barreto também venceram a Final Nacional em 2018 e 2019, respectivamente.

 

 

Sobre a Aliança Francesa

 

Há 135 anos nos Brasil e 75 anos em Porto Alegre, a Aliança Francesa é uma referência no idioma e, sem dúvida, a instituição mais respeitada e conhecida do mundo quando o assunto é a difusão da língua francesa e das culturas francófonas. Possui, atualmente, mais de 830 unidades em 132 países, onde estudam cerca de 500 mil alunos. Na França, ela conta com escolas e centros culturais para estudantes estrangeiros.

 

É a única instituição no Brasil autorizada pela Embaixada da França a aplicar os exames que dão acesso aos diplomas internacionais DELF e DALF, reconhecidos pelo Ministério da Educação Nacional francês. A Aliança Francesa também é centro de exames oficial para aplicação de testes internacionais com validade de dois anos TCF (Teste de Conhecimento do Francês) e TEF Canadense (Teste de Avaliação de Francês) e do teste nacional com validade de um ano Capes (reconhecido pelas agencias CAPES e CNPq do MEC).

A Aliança Francesa no Brasil desenvolve parcerias com inúmeras empresas francesas e brasileiras, além de ser um ator essencial do diálogo cultural franco-brasileiro.