GRUPOJOGO e Aliança Francesa exibem o espetáculo Fauno no Instagram na quinta, 2 de julho

  Depois de Deus é um DJ, grupo traz ao público peça que é um híbrido de dança e teatro, reinventada para atender à linguagem das redes sociais

A Aliança Francesa Porto Alegre e o GRUPOJOGO de Experimentação Cênica exibem na quinta-feira, 2 de julho, às 20h, o espetáculo Fauno. A peça teatral, totalmente reinventada para atender à linguagem das redes sociais, será veiculada no canal da Aliança Francesa no Instagram, @afpoa, em formato en direct: ao vivo e gratuita.

 

Fauno, espetáculo montado pelo GRUPOJOGO para os palcos em 2012, é um híbrido entre teatro e dança. A montagem é uma homenagem à centenária coreografia de Vaslav Nijinsky, L’Après Midi d’un Faune, criada em 1912, em Paris, e que revolucionou o balé francês. O resgate e reinvenção do espetáculo para as redes sociais partiu da pesquisa do grupo iniciada durante a quarentena, com o objetivo de unir o teatro e a performance a diferentes tecnologias. 

 

O primeiro experimento do grupo nessa linguagem foi realizado com a exibição online da peça Deus é um DJ, no dia 13 de junho, e movimentou mais de 600 pessoas no Instagram. “Adaptar nossa produção cênica para as plataformas de streaming tem sido nossa principal exploração artística durante esse período”, comenta o diretor Alexandre Dill.

 

A exibição da live-espetáculo, que tem 15 minutos de duração, será gratuita. O GRUPOJOGO, no entanto, criou um “Chapéu On-line”, no qual os espectadores poderão fazer contribuições espontâneas.

Sinopse:

 

“Fauno” é o espetáculo que rememora a marcante coreografia de Nijinsky. A linguagem da dança e do teatro proposta pelo grupo se aprimora e abre portas para a inclusão do cinema e das artes visuais em seu hibridismo cênico, criando o universo de sonho e desejo de um fauno, figura clássica da mitologia. 'Fauno' estreou em 2012 em Porto Alegre, sendo indicado a 8 categorias do Prêmio Açorianos de Dança, incluindo Melhor Espetáculo, Coreografia, Bailarino, Iluminação, Figurino e Produção, e foi premiado nas categorias Melhor Direção e Cenografia do Ano.

Serviço

 

O que: Espetáculo “Fauno” online

Quando: 2 de julho, às 20h

Onde: Instagram @afpoa

Quanto: gratuito

Link chapéu on-line: https://www.grupojogo.com.br/ 

Duração: 15 minutos

Ficha Técnica:

Direção: Alexandre Dill

Montagem e edição de vídeo: Gabriel Pontes

Intérprete: Igor Pretto

Coreografia: Alexandre Dill e Igor Pretto

Cenário: Bruno Salvaterra

Direção de fotografia e vídeo: Gabriel Faccini e Pedro Henrique Risse

Figurino: Fabrizio Rodrigues

Desenho de luz: Fabrício Simões

Edição de Trilha sonora: Bibiana Petek

Produção executiva e Assessoria de Imprensa: Louise Pierosan

Realização: GRUPOJOGO

Apoio: Aliança Francesa Porto Alegre

Sobre o grupo

 

Fundado em 2007, o GRUPOJOGO completa 13 anos de atividades ininterruptas e de um trabalho continuado na cidade de Porto Alegre. Somos um grupo de artistas independentes que compreende que a investigação cênica está afeiçoada e orientada pela comunhão entre dança, teatro, artes visuais e cinema.

Nós investigamos, colocamos em evidência, discutimos diferentes aspectos, conflitos, tensões, indagações humanas a partir de um olhar situado na contemporaneidade e também atento às diversas realidades sociais.

 

O GRUPOJOGO já viabilizou nove espetáculos, 73 oficinas, 4 leituras encenadas, 7 espetáculos de conclusão da oficina de criação e montagem, 5 exercícios cênicos, 30 performances e 1 show musical. A Oficina de Criação e Montagem ganha destaque por fomentar novos atores e atrizes, colocando em evidência e discutindo diferentes temas, conflitos, tensões e indagações humanas, desenvolvendo um caráter educativo por meio da arte.

Sobre a Aliança Francesa Porto Alegre

 

Há 75 anos promovendo a língua e a cultura francesas na capital gaúcha, a Aliança Francesa Porto Alegre propõe cursos para todas as idades e níveis, com professores especializados e total apoio pedagógico. É a única instituição credenciada a realizar os exames oficiais para obtenção dos diplomas de proficiência linguística DELF e DALF e é, também, o único centro de aplicação de testes e exames internacionalmente reconhecidos pelo governo francês.

 

Em parceria com os agentes culturais gaúchos, a Aliança Francesa organiza durante todo o ano espetáculos de teatro, de circo e de dança contemporânea, mostras de artes plásticas e de cinema, concertos de música erudita e shows de música popular. Também recebe palestrantes da França e de países de língua francesa.