Final Nacional do 13° Festival da Canção Aliança Francesa

Na quinta-feira, dia 26 de novembro, às 19 horas, sete candidatos de todo o Brasil disputam a Final Nacional do Festival da Canção Aliança Francesa. O evento será transmitido pelo Facebook e YouTube da Aliança Francesa Brasil e da Aliança Francesa Porto Alegre. Os candidatos foram escolhidos em acirradas disputas regionais nas cidades de Aracaju, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo.

 

A vencedora da etapa Rio Grande do Sul promovida pela AFPOA foi Júlia Reis, que interpretou a música Je vole, do francês Michel Sardou, na versão de Louane Emera. Na final regional, a cantora ganhou uma viagem a Paris, uma bolsa de um ano de francês na Aliança Francesa Porto Alegre e quatro horas de gravação da canção vencedora no estúdio Audio Porto. Ela representa o estado na final nacional e concorre com os outros seis finalistas a uma viagem de uma semana a Paris, com bilhetes Air France.

 

A apresentação da final virtual será de Juliano Barreto, de Porto Alegre (RS). O cantor foi o  vencedor da Final Nacional em 2019, interpretando a canção Elle Me Dit, de Ben l’Oncle Soul, dando a vitória pelo terceiro ano consecutivo ao RS na etapa nacional do evento. Além de Juliano, já ganharam o primeiro lugar na premiação as gaúchas Hevelyn Costa (2012), Kézia Borges (2017) e Nina Rouge (2018).

 

Os finalistas

 

  • Clari – AF Rio de Janeiro

Música: Voyage Voyage - Desireless

  • Danille Avellada – AF Curitiba

Música: Hymne à l'amour - Marguerite Monnot

  • Gui Moscardini – AF São Paulo

Música: Tous Les Mêmes - Stromae

  • Isadora Pina – AF Brasília

Música: A Coup de Rêves - Ben L’Oncle Soul

  • Júlia Reis – AF Porto Alegre

Música: Je Vole - Michel Sardou (versão Louane Emera)

  • Laís Lacôrte – AF Belo Horizonte

Música: Carmen - Stromae

  • Maria – AF Aracaju

Música: Papaoutai - Stromae

 

Premiação

 

  • 1º lugar: viagem de uma semana para Paris com acompanhante, com bilhetes Air France
  • 2° lugar: fim de semana em uma unidade Club Med no Brasil, para duas pessoas
  • 3°lugar: um jantar em um restaurante na cidade do contemplado, no valor de R$500

 

Júri

 

Em 2020, o júri da grande final é formado pelo diretor artístico Andre Heller-Lopes; pelo produtor cultural Flavio Scubi; pela cantora Juliette Bossé, do duo belga Rive; pela cantora carioca Letrux;  e pelo cantor francês Séverin. Os jurados vão avaliar afinação, ritmo, interpretação, postura cênica e pronúncia dos candidatos.

 

O Festival

 

Em 2020, a Aliança Francesa completa 135 anos de presença no Brasil e 75 anos em Porto Alegre. Para além do ensino de idioma, oferece um rico leque de atividades culturais. A língua francesa está, naturalmente, no centro de sua programação, e é a língua francesa que é celebrada por meio do Festival da Canção Aliança Francesa.

 

O Festival da Canção Francesa surgiu em 2008, por iniciativa da Aliança Francesa Porto Alegre. Devido ao grande sucesso, o evento tornou-se uma referência em matéria de música contemporânea francesa e francófona no país e passou a acontecer em escala nacional. Adotado pela rede de Alianças Francesas de todo o Brasil, conta com semifinais regionais e uma grande final, normalmente sediada em uma cidade diferente a cada ano. Em 2019, o festival foi renomeado para Festival da Canção Aliança Francesa, com a intenção valorizar a diversidade cultural existente por trás da língua francesa, integrando músicas de países francófonos da África, da América e da Europa.

 

 

Serviço

 

O que: Final Nacional do Festival da Canção Aliança Francesa 2020

Quando: Quinta-feira, 26 de novembro, às 19h

Transmissão ao vivo via: Facebook – www.facebook.com/aliancafrancesabrasil e www.facebook.com/afportoalegre  

                                             Youtube –  www.youtube.com/aliancafrancesabrasilwww.youtube.com/aliancafrancedadeportoalegre