Festival Varilux de Cinema Francês 2019 ocorre de 06 a 19 de junho  

Evento que celebra a cinematografia francesa tem sessões em mais de 70 cidades brasileiras

O Festival Varilux de Cinema Francês comemora sua décima edição em 2019, com atividades de 06 a 19 de junho, exibindo por todo Brasil 16 longas-metragens da nova safra da cinematografia francesa e um clássico. No Rio Grande do Sul, a mostra chega às cidades de Porto Alegre, São Leopoldo, Pelotas, Rio Grande, Santa Maria e Caxias do Sul.

Este ano o evento ultrapassa a marca de um milhão de espectadores e chegará a mais de 70 cidades. O Festival Varilux de 2010 foi realizado em nove cidades, exibido em 11 salas de cinema e visto por cerca de 25 mil pessoas. Nove anos depois, em 2018, atingiu quase todo o Brasil, tendo passado por 88 municípios, 118 salas e consumido por um público de 172 mil pessoas de todas as idades. Os longas-metragens programados se destinam tanto a adultos quanto jovens e crianças.  

Na seleção de 2019 destacam-se as seguintes produções: Graças a Deus (Grâce à Dieu), último filme de François Ozon. Vencedor do Urso de Prata no Festival de Berlim esse ano – prêmio do júri -, tem como base uma história real que conduziu à condenação do cardeal francês Philippe Barbarin por seu silêncio sobre os abusos sexuais cometidos contra menores de idade por um padre de sua diocese. O filme estreou na França em fevereiro de 2019, apenas alguns dias antes do julgamento do Cardeal e suscitou muitos debates. A animação Astérix e o Segredo da Poção Mágica (Asterix – Le Secret de la Potion Magique), de Alexandre Astier e Louis Clichy, verdadeiro fenômeno, que vendeu cerca de quatro milhões de ingressos na França. O ambicioso e espetacular filme histórico A Revolução em Paris (Un Peuple et son Roi) de Pierre Schoeller, que retrata a gênesis da Revolução Francesa. Essa produção, que foi construída a partir de uma pesquisa de quase seis anos e custou 17 milhões de euros, reúne um elenco excepcional formado por nomes como Louis Garrel, Adèle Haenel, Izïa Higelin, Gaspard Ulliel, Laurent Lafitte, Olivier Gourmet e Denis Lavant, entre outros.

O clássico desta edição é Cyrano de Bergerac, de Jean-Paul Rappeneau, inspirado na famosa peça de Edmond Rostand. A versão apresentada tem Gérard Depardieu como protagonista e completa 30 anos de lançamento. O filme, de 1990, já foi visto por cerca de 4, 8 milhões de espectadores na França e por 1,700 milhão no estrangeiro.

Na capital gaúcha, os cinemas que receberão o evento são o Espaço Itaú de Cinema (Túlio de Rose, 80), o Guion Center (Gen. Lima e Silva, 776), o Cinemark Barra Shopping Sul (Diário de Notícias, 300) e a Sala Redenção (Eng. Luiz Englert, s/n, Campus Central da UFRGS).

Lançamento em Porto Alegre

Em Porto Alegre, o lançamento exclusivo do Festival ocorre no dia 4 de junho, às 19h, no Espaço Itaú de Cinema do Bourbon Country, oferecendo aos convidados o melhor do cinema, música e da gastronomia francesa. Antes da projeção de Cyrano Mon Amour (Edmond), longa de Alexis Michalik, um coquetel será oferecido pela Fouet Gastronomia, com cardápio assinado pelo chef Lucio Rocha. No menu, sabores inspirados pelo filme e a gastronomia francesa: Vol au vent de frango defumado, tartelete de queijo de cabra, miniquiche caprese, grissinis de parmesão, patê de foie e pâte à choux de crème pâtissière. Tudo isso harmonizado com espumantes da Salton. Para animar o evento, o DJ francês Clément Desnoux fará um set para recepcionar os convidados.

Com Thomas Solivérès, Olivier Gourmet, Mathilde Seigner, Cyrano Mon Amour é uma comédia dramática ambientada na Paris de 1897. Edmond Rostand ainda não completou 30 anos, mas já tem dois filhos e muitas angústias. Desesperado por trabalho e há dois anos sem conseguir escrever, ele propõe ao renomado ator Constant Coquelin uma nova peça, uma comédia heroica, em verso. Assim começa a escrever essa peça na qual ninguém acredita, mas por enquanto, ele só tem o título: Cyrano de Bergerac. Em seu filme de estreia, Michalik faz um grande afresco romântico, homenageando os atores, o amor e a alegria de viver.

O Festival Varilux de Cinema Francês é realizado pela produtora Bonfilm e tem como patrocinador principal a Essilor/Varilux, além do Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura; a Secretaria de Estado de Cultura, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro; a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. Outros parceiros importantes são as unidades das Alianças Francesas em todo Brasil, a Embaixada da França no Brasil, as distribuidoras dos filmes e os exibidores de cinema independente/de arte e as grandes redes de cinema comercial. Em Porto Alegre, a mostra recebe o apoio da Aliança Francesa, da Fouet Gastronomia e Salton.

 Sinopses, grades e trailers no site http://variluxcinefrances.com/