Diretor geral da Aliança Francesa Porto Alegre se despede do Brasil

Patrice Pauc será substituído por Mélanie Le Bihan, que coordenará a instituição pelos próximos anos

Após cinco anos à frente da Aliança Francesa Porto Alegre, o diretor geral Patrice Pauc volta à França no fim do mês. Durante sua gestão, marcos pedagógicos e culturais importantes foram alcançados, como a abertura de uma nova sede da instituição na zona sul da Capital, a realização do Prêmio Aliança Francesa de Arte Contemporânea e a consolidação do tradicional Festival da Canção Aliança Francesa.

A partir de 2 de setembro de 2019, a nova diretora da AFPOA será Mélanie Le Bihan. Formada em Estudos Europeus pela Universidade de Lisboa, Mélanie é mestre em Gestão Pública e Administração, com especialidade em Engenharia em Projetos europeus e internacionais.

Nos últimos anos, liderou o Departamento de Relações Internacionais da Universidade de Toulouse - Jean Jaurès, sendo responsável pelos acordos e parcerias internacionais da universidade, gerenciamento de atividade de Francês Língua Estrangeira (FLE), acompanhamento do programa Erasmus e financiamento europeu.

Com um longo histórico em cooperação educacional, Mélanie Le Bihan assume a instituição pelos próximos anos, dando continuidade ao trabalho de seu antecessor em levar adiante a missão da Aliança Francesa de, além do ensino da língua francesa, promover o diálogo e o intercâmbio entre culturas.