Dicas de filmes AFPOA


Nos últimos dias, estamos compartilhando diversas dicas culturais no nosso instagram (@afpoa) para você seguir em contato com a língua de Molière durante a quarentena. Nos nossos stories, recebemos diversas dicas de filmes francófonos para assistir em casa e agora chegou nossa vez de compartilhar as dicas dos incontournables da língua francesa.

Como muitos sabem, o cinema francês marcou e segue marcando a história da sétima arte. Falando de clássicos, um imperdível é o filme “À bout de soufflé “(Jean-Luc Godard, 1960) que, em português, significa sem ar ou sem fôlego. O cineasta é um dos pioneiros da Nouvelle Vague, gênero que surgiu na década de 1960 com a preocupação de mostrar uma França em recuperação industrial e com novas tendências sociais.

Um filme mais atual que também se tornou um clássico, é o “Le Fabuleux Destin d'Amélie Poulain”, com Audrey Tautou. Amélie é uma jovem introspectiva e sonhadora. Bondosa, mas com dificuldade de se relacionar com as pessoas, ela ajuda todos ao seu redor sem que eles saibam que ela está por trás dos acontecimentos. De repente, sua vida vira do avesso quando ela se apaixona por uma dessas pessoas.

Para assistir com a família, a dica é o “La Famille Bélier”. Paula é a única que não é surda-muda e, por isso, é quem comanda a organização da fazenda da família. Contudo, um conflito surge quando ela decide participar de um concurso de música em Paris.

O site openculture.com classificou uma lista enorme de filmes disponíveis gratuitamente, dentre eles diversas “obras primas” do cinema. É uma verdadeira mina de ouro para os cinéfilos de plantão .

http://www.openculture.com/freemoviesonline

Outra dica é este site que propõe uma lista de clássicos que estão no domínio público https://classicfreemovies.com/

Já para os pequenos, uma alternativa incrível é o https://festival2020.films-pour-enfants.com/ que, durante a crise do coronavírus, está oferecendo gratuitamente filmes que normalmente seriam reservados para os assinantes.

Para finalizar nossas dicas relacionadas ao cinema, a https://www.cinematheque.fr/decouvrir.html  está disponibilizando diversos títulos que normalmente seriam pagos.

Vale a pena a visita pelos sites, sem dúvidas você encontrará alguma obra interessante.