Débats d’idées “Gastronomia francesa: patrimônio da humanidade"

Na quinta-feira, 29 de outubro, às 20h, a Aliança Francesa Porto Alegre promove um debate de ideias com as chefs Julia Fernandes, do Suzanne Marie Restaurant, e Liz Dahan, da Liz Pâtisserie Française. O Débats d’idées Gastronomia francesa: patrimônio da humanidade será transmitido ao vivo pelo Facebook e YouTube da AFPOA, e abordará as delícias e curiosidades da culinária francesa, além das receitas coup de coeur das duas chefes francófonas. O evento será em português e contará com tradução em LIBRAS.

 

No encontro virtual, as chefs vão falar sobre a ligação que possuem com a língua e a cultura francesa e como esse vínculo as influencia em suas propostas gastronômicas. A mediação será do Mestre em nutrição e alimentos e professor da Unisinos, Gustavo Corrêa Pinto.

 

A gastronomia francesa é considerada um patrimônio imaterial da Humanidade pela Unesco desde 2010. Os especialistas consideram que a comida gastronômica francesa, com seus rituais e sua apresentação, reúne as condições necessárias para fazer parte da lista, pois está diretamente ligada a uma prática social destinada a celebrar os momentos mais importantes da vida dos indivíduos e dos grupos.

 

As chefs

 

Filha e neta de francesas, Julia Fernandes criou o Suzanne Marie Restaurant há 16 anos. Cozinha com base na técnica gastronomia francesa, exaltando simplicidade, a arte afetiva de receber, o produto e a cozinha artesanal. Autodidata, cozinha com a intuição.

 

Já a francesa Liz Dahan, proprietária da Liz Pâtisserie française, vive no Brasil desde 2013. Era pesquisadora em biologia e resolveu largar tudo para seguir o sonho de ser confeiteira. Seu carro-chefe são os macarons, mas oferece outras diversas delícias em sua confeitaria.

 

 

O Débats d’idées Gastronomia francesa: patrimônio da humanidade é uma realização da Aliança Francesa Porto Alegre e do Ministério do Turismo por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Timac Agro e apoio do Suzanne Marie Restaurant e Liz Pâtisserie Française.

 

 

 

 

SERVIÇO

 

O que: Débats d’idées Gastronomia francesa: patrimônio da humanidade, com as chefs Julia Fernandes e Liz Dahan

Quando: Quinta, 29 de outubro, às 20h

Onde: www.facebook.com/afportoalegre

www.youtube.com/aliancafrancesadeportoalegre