Débats d’idées “A história do cinema francês pelos olhos de hoje”

O próximo Débats d’idées promovido pela AFPOA terá o cinema como destaque. Serão dois encontros virtuais com o cineasta Milton do Prado, abordando a história da sétima arte na França desde os primórdios até as produções mais atuais. Nos dias 20 e 27 de agosto, às 19h30, nas redes sociais da AFPOA. Evento gratuito em português com tradução em LIBRAS.

“A história do cinema francês pelos olhos de hoje” vai discutir como o cinema francês dos últimos anos tem dado mostras de uma diversidade e força incontestáveis. Filmes como Retrato de uma Jovem em Chamas, Os Miseráveis, Synonymes, Na Vertical e Wild Boys fogem da primeira imagem que vem à cabeça quando pensamos no cinema produzido no Hexágono. São propostos então dois encontros para falar sobre os 120 anos desta história, discutindo as relações de ruptura e continuidade que estes filmes oferecem.

No primeiro encontro, o cineasta Milton do Prado vai falar sobre as origens do cinema francês, da vanguarda dos anos 1920, do Realismo Poético e da Nouvelle Vague. No segundo encontro virtual, propõe uma análise do cinema pós-maio de 1968, o Neon Realismo, assim como os cinemas pós-colonial e sensorial das últimas décadas. Não é preciso nenhum conhecimento prévio, apenas ter curiosidade.

O Débats d’idées “A história do cinema francês pelos olhos de hoje” é uma realização da Aliança Francesa Porto Alegre e do Ministério do Turismo por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Timac Agro. 

ASSISTA O SEGUNDO ENCONTRO AQUI:

Foto: cena do filme Pierrot Le Fou (O demônio das onze horas), de Jean- Luc Godard.