Debate de Ideias - Arte pela Amazônia

A terceira edição do Debate de Ideias realizado pela Aliança Francesa de Porto Alegre em parceria com a TVE RS e FM Cultura vai homenagear a AMAZÔNIA.

No dia 5 de setembro vamos reunir grandes personalidades, a artista indígena, comunicadora independente, ativista dos direitos indígenas e pesquisadora em direitos humanos Daiara Tukano e a artista plástica, designer e arte-educadora Zoravia Bettiol. Ambas reconhecidas por sua Arte e por serem voz em favor da preservação da Amazônia e dos povos originários.

O Debate de Ideias "Arte pela Amazônia" tem Katia Suman como apresentadora e mobiliza grandes artistas que atuam como ativistas da Natureza através de suas obras de Arte. Seus depoimentos servirão de inspiração ao público em geral e contribuirão para sensibilizar para o debate em relação ao futuro do nosso planeta. A transmissão será no Dia da Amazônia5 de setembro, às 19h30 pela TVE RS e pelo YouTube da Aliança Francesa de Porto Alegre. 

Sobre as convidadas:

Daiara Tukano

Daiara Tukano pertence ao clã Uremiri Hãusiro Parameri do povo Yepá Mahsã, mais conhecido como Tukano. Nasceu em São Paulo em 1982, é artista, comunicadora independente, ativista dos direitos indígenas e pesquisadora em direitos humanos. Seu trabalho artístico se fundamenta nos estudos que realiza junto à sua família sobre cosmovisão, a espiritualidade e a história de luta de seu povo. Participou de "Véxoa: nós sabemos", exposição de arte indígena em cartaz na Pinacoteca do Estado de São Paulo entre 2020 e 2021, é artista-convidada da 34ª edição da Bienal de São Paulo.

Conheça um pouco melhor a artista:

Zoravia

Zoravia Bettiol, artista plástica, designer e arte-educadora. Porto Alegre, RS, 1935. Participou de 152 exposições individuais e mais de 350 coletivas, em Bienais, Trienais e exposições importantes internacionais (1955 a 2021) na América do Sul, Europa, EUA e Japão. A mais significativa foi a retrospectiva Zoravia Bettiol – O Lírico e o Onírico no MARGS, em 2016. Suas obras estão em acervos dos principais museus e centros culturais do mundo como o Metropolitan Museum, de Nova Iorque; o Kunstindustriemuseet, de Oslo, Gabinet des Estampes Bibliothéque Nationale de Paris e o Museum of Modern Art, de Kyoto. Foi homenageada em 2015 com a criação do Instituto Zoravia Bettiol que preservará sua arte além de difundir cultura e artes visuais.

Saiba mais sobre a artista.

Descubra sua galeria virtual. 

SERVIÇO 

Debate de Ideias - Arte pela Amazônia

Quando: domingo, 5 de setembro de 2021, às 19h30 

Onde: YouTube AFPOA e TVE RS