Débats d’Idées com o jornalista francês Jean-Baptiste Malet

Vencedor do prêmio Albert-Londres participa de evento promovido pela Aliança Francesa no dia 8 de setembro

A Aliança Francesa Porto Alegre promove um Débats d’Idées com o jornalista investigativo Jean-Baptiste Malet.  Sua recente investigação sobre a geopolítica da pasta industrial de tomate, L'Empire de l'or rouge (O império do ouro vermelho, Fayard, 2017), traduzida em vários idiomas, foi recompensada com o Prêmio do Livro Albert-Londres em 2018, dando origem ao documentário que será apresentado no dia 8 de setembro, às 18h, na Cinemateca Capitólio.

 

A exibição será seguida de um bate-papo com o jornalista, mediado pelo coordenador do Curso de Realização Audiovisual da Unisinos, Milton do Prado. Entrada franca.

 

O francês é colaborador do jornal Le Monde Diplomatique e escreveu vários livros e documentários, incluindo uma reportagem polêmica sobre a gigante Amazon (En Amazonie, Fayard, 2013) que provocou muitas discussões sobre a precariedade das condições de trabalho dos funcionários da empresa americana.

 

O Débats d’Idées é uma realização da Aliança Francesa Porto Alegre e Ministério da Cidadania por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Timac Agro e apoio da Cinemateca Capitólio.

 

O império do ouro vermelho

 

Fruta para o botânico, vegetal para o oficial da alfândega, barril para o comerciante. Em menos de um século, os tomates se tornaram um alimento básico para a humanidade. Processados na fábrica, embalados em um barril de concentrado, esses tomates circulam de um continente para outro. Para contar a espetacular difusão universal desse tomate que todo mundo consome, era necessário um afresco global.

 

O vermelho de molho e ketchup - pizza e hambúrguer - nos conta uma história pouco conhecida do capitalismo agroindustrial que acaba por estar nas origens da globalização: dos catadores uigures de Xinjiang, na China, aos magnatas do tomate da Califórnia. Dos industriais italianos aos produtores africanos, a história da indústria do tomate e sua divisão internacional do trabalho contemporâneo nos oferecem uma narrativa inesperada que expõe a complexidade do nosso mundo.

 

 

Trajetória profissional

 

Jean-Baptiste Malet começou sua carreira como jornalista em 2007, com investigações para o jornal satírico Le Ravi, da região de Provence-Alpes-Côte d’Azur. Publicou seu primeiro livre, Atrás das linhas do Front, sobre o partido francês Front National, em 2011. De 2008 a 2014, escreveu para Charlie Hebdo, L'Humanité, Golias Hebdo, Regards, Témoignage chrétien, Rue89 e Bakchich.

  

Em novembro de 2012, Jean-Baptiste Malet se candidatou a uma vaga como trabalhador interino no centro logístico da Amazon em Montélimar, para descobrir o funcionamento da multinacional e contornar a proibição de falar à imprensa a que os trabalhadores da Amazon estão sujeitos pelas suas regras. A partir dos vários encontros e testes de recrutamento propostos pela agência temporária Adecco, a investigação En Amazonie é realizada durante um mês em Montélimar. A história descreve as condições de trabalho de muitos trabalhadores temporários.

 

Em 2016, Jean-Baptiste Malet começou a se interessar pelo “business” da espiritualidade ao publicar no Le Monde Diplomatique uma investigação sobre a mania pelo guru indiano Mata Amritanandamayi, mais conhecido como Amma.

Em 2018, ele publicou Antroposofia, esoterismo multinacional discreto, uma investigação sobre a corrente espiritual com "riscos de excessos sectários" fundada pelo ocultista austríaco Rudolf Steiner. Depois, publicou uma investigação sobre Pierre Rabhi intitulada "O sistema de Pierre Rabhi".

 

 

 

Débats d’Idées com o jornalista francês Jean-Baptiste Malet

Domingo, 8 de setembro, às 18h

Cinemateca Capitólio – Demétrio Ribeiro, 1085

Entrada franca