Crítico de cinema Jean-Michel Frodon vem a Porto Alegre

A Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (ACCIRS) e o Curso de Realização Audiovisual da Unisinos (Crav-Unisinos) realizarão, entre 30 de maio e 4 de junho, o Seminário Internacional O Estado da Crítica em Porto Alegre, com apoio da AFPOA e Consulado Geral de França em São Paulo. O crítico de cinema Jean-Michel Frodon, francês que é um dos expoentes da crítica nas últimas décadas, é convidado especial, virá à cidade exclusivamente para o evento.

As principais atividades do seminário, incluindo a conferência de abertura com Jean-Michel Frodon, intitulada "Crítica Cinematográfica Atual: Jogos Culturais e Políticos e Suas Relações com a Internet", serão realizadas no campus da Unisinos em Porto Alegre (Av. Nilo Peçanha, 1.600).

Jean-Michel Frodon, 65 anos, é jornalista e crítico de cinema. Com atuação também nas áreas de história e fotografia, trabalhou em publicações como o Le Point e o L’Exception, entre outras.

Exerceu a função de crítico do jornal Le Monde e foi editor-chefe da icônica revista Cahiers du Cinéma. Entre outros livros, é autor de O Mundo de Jia Zhang-ke, L’Âge Moderne du Cinéma Français: De la Nouvelle Vague à Nos Jours e Horizon Cinéma: L’Art du Cinéma dans le Monde Contemporain à l’Âge du Numérique et de la Mondialisation.