Cine Escadaria IV acontece no dia 8 de março em Porto Alegre

Experiência de cinema ao ar livre marca comemoração ao Dia Internacional da Mulher na Escadaria da Borges

O prestigiado Cine Escadaria está de volta em ritmo de comemoração e intervenção, já na quarta edição. Mais uma vez, a Curadoria de Cinema Independente LORA, empresa que explora as dimensões arquitetônicas da cidade por meio da exibição de filmes em pontos públicos e turísticos, assume o movimento de cinema de rua no Dia Internacional da Mulher. 

 

O evento acontece dentro da programação da Semana da Mulher no Teatro de Arena, é assinado pela ALIANÇA FRANCESA DE PORTO ALEGRE e apresentará três curtas-metragens franceses dirigidos por mulheres: Pleno Oeste (Plein Ouest – Alice Douard, 2019), Pelo Menos (Pile Poil - Lauriane Escaffre e Yvonnick Muller, 2018) e Ralha Criançada (Gronde marmaille - Clémentine Carrié, 2018).

 

No domingo 08 de março, a partir das 15h, o Teatro de Arena oferecerá espetáculos de teatro, dança, performance e música. A partir das 19h, a LORA apresenta mais uma edição da sua programação anual de cinema com projeções nos quatro cantos da escadaria. 

 

O projeto nasceu em parceria com a UniFrance e, atualmente, expande conexões com a Aliança Francesa de Porto Alegre com o intuito de apresentar conteúdo de cultura e conhecimento em língua francesa à cidade de Porto Alegre.

 

A ideia é revitalizar o espaço público por meio de um evento que respeite e valorize as ruas e pontos turísticos como patrimônio da comunidade, evidenciando o seu potencial para a cidade e seus cidadãos como um todo. O evento se baseia no formato de cinema na rua como ressignificação das dimensões arquitetônicas urbanas, tendo como modelo o Cine Verão na Orla do Guaíba e o Cine Travessa, na Travessa dos Venezianos, já apresentados pela LORA.

 

A proposta é resgatar o papel do cinema como agente socializador e político, como janela de imersão a diferentes contextos e realidades, promovendo ações que despertem o pensamento crítico, o debate e o aprendizado pela interação com um conteúdo independente. Em sinergia, a proposta da Aliança Francesa de Porto Alegre é incentivar toda e qualquer iniciativa que potencialize as expressões francófonas de cultura e que evidencie a densidade e qualidade do cinema francês no estado do Rio Grande do Sul, promovendo um intercâmbio cultural e linguístico.

 

Combinando as expressões de Aliança Francesa e Dia Internacional da Mulher, nasceu o Cine Escadaria IV, um evento com a proposta de degustar curtas franceses ao ar livre na Escadaria do Viaduto Otávio Rocha. Sob esta perspectiva, a equipe de curadoria foi direcionada a selecionar obras dirigidas por mulheres e com temáticas femininas para o encontro. 

 

Programação

 

Todos filmes são produções francesas de diretoras jovens e contemporâneas e, juntos, tramam uma linha de diálogo entre as demais atrações do domingo. 

 

Filme #1: Pleno Oeste (Plein Ouest, 2019), de Alice Douard - 18’ 

 

Mathilde, nove anos, aproveita o último dia de férias na praia com seu grupo de amigos. Seu pai interpreta mal uma brincadeira das crianças e as subjetividades aparecem tramando mal-entendidos e traumas.

 

Filme #2: Pelo Menos (Pile Poil, 2018), de Lauriane Escaffre e Yvonnick Muller 21’ 

 

Em três dias, Élodie fará a prova final de depilação para obter o diploma de esteticista. Seu pai, Christophe, açougueiro, preferiria que ela ajudasse no açougue, mas pelo contrário, ele terá que ajudá-la nas suas questões estéticas mais desafiadoras. 

 

Filme #3: Ralha-Criançada (Gronde marmaille, 2018), de Clémentine Carrié 15’ 

 

Fim de agosto. Uma tarde. Boubou, uma menina de sete anos, está farta do acampamento. Em toda parte, o calor é forte, e todos fazem a sesta. Seus pais fazem amor no trailer. Ela foge do acampamento pelo matagal ali perto e leva Dany a desafiar a tempestade.

 

Curadoria

 

A curadoria também planeja muito bem a ordem com que os filmes serão apresentados, para sustentarem uma gestão de energia do público espectador. Por isso, a escolha foi de começar com uma obra que introduz a subjetividade feminina na relação pai e filha, depois seguir com mais uma história de paternidade e amadurecimento feminino mais descontraída e, ao mesmo tempo, completamente curiosa, para finalizar com uma narrativa artística e juvenil, porém fechando com final feliz e ritualístico.

 

As obras serão apresentadas nos quatro cantos de quem sobe a escadaria, em tom e brisa à la française. 

 

Cine Escadaria IV: quatro telas no Viaduto Otávio Rocha

 

Quando: 08 de Março, domingo, das 19h às 22h

Classificação: Livre

Quanto: Entrada Franca

Onde: Rua Duque de Caxias 1350 - Centro Histórico, Porto Alegre - RS

 

Programação:

20h - Pleno Oeste (2019)

20h30 - Pelo Menos (2018)

21h - Ralha-Criançada (2019)

 

Realização: Aliança Francesa de Porto Alegre

Curadoria e Produção: LORA

Apoio: Teatro de Arena, Armazém da Duque e Justo

Suporte: Prefeitura Municipal de Porto Alegre - RS

 

———————————————————

 

Sobre a LORA

 

A LORA seleciona obras do mundo inteiro que não foram distribuídas no Brasil para apresentá-las ao público em espaços alternativos de exibição, no formato de eventos experienciais. Estes espaços variam entre escolas, museus, galerias, empresas e se estendem até mesmo ao ambiente público, onde se propõe uma ressignificação das dimensões arquitetônicas. Já as experiências também variam de acordo com o contexto, mas a premissa básica é transformar o cinema como núcleo de outros desdobramentos artísticos. Dessa forma, a LORA busca evidenciar a cultura ou a temática intrínseca envolvida no filme, não só através do cinema, mas também através da música, gastronomia, arte, performance e qualquer outra forma de expressão que esteja em sinergia com a proposta em discussão. 

 

Sobre a ALIANÇA FRANCESA DE PORTO ALEGRE

 

Há 75 anos promovendo a língua e a cultura francesas na capital gaúcha, a Aliança Francesa de Porto Alegre propõe cursos para todas as idades e níveis, com professores especializados e total apoio pedagógico.

É a única instituição credenciada a realizar os exames oficiais para obtenção dos diplomas de proficiência linguística DELF e DALF e é, também, o único centro de aplicação de testes e exames internacionalmente reconhecidos pelo governo francês.

Em parceria com os agentes culturais gaúchos, a Aliança Francesa organiza durante todo o ano espetáculos de teatro, de circo e de dança contemporânea, mostras de artes plásticas e de cinema, concertos de música erudita e shows de música popular. Também recebe palestrantes da França e de países de língua francesa.