Aliança Francesa Porto Alegre promove programação gratuita em comemoração ao Dia Internacional da Francofonia

Diversas atividades ocorrem na sede Moinhos de Vento, a partir de sexta, 15 de março

Para celebrar a volta às aulas e o Dia Internacional da Francofonia, comemorado mundialmente no dia 20 de março, a Aliança Francesa  Porto Alegre promove, a partir desta sexta-feira, 15 de março, diversas atividades gratuitas na sede Moinhos de Vento.

Em cartaz de 15 de março a 24 de maio, a exposição O mundo é minha pátria: a migração haitiana e senegalesa no Brasil propõe um olhar diferente sobre a realidade do RS que, nos últimos anos, recebeu haitianos e senegaleses que tentam se integrar à realidade brasileira. Os fotógrafos Diego Vara, Mateus Bruxel e Tadeu Vilani acompanharam durante dois anos o dia a dia e os desafios desses migrantes que vieram ao Brasil na busca por um futuro.

O resultado desse trabalho fotográfico dá espaço para a discussão das políticas migratórias em terras brasileiras. A língua francesa ressoa hoje com novos sotaques no sul do Brasil. O objetivo desta exposição é mostrar a diversidade dos mundos francófonos, mas, também, mostrar os obstáculos enfrentados diariamente por homens e mulheres que buscam uma vida melhor.

Também no dia 15, às 19h, com realização da AFPOA e Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet, e patrocínio da Timac Agro, a sede Moinhos de Vento abre as portas para receber a jornalista, produtora cultural e DJ Nanni Rios com um set muito especial de boas-vindas. Nanni convida o público a uma viagem pela música brasileira de todas as épocas: da Tropicália à novíssima MPB, passando por Bossa Nova, carimbó e manguebeat, tudo temperado com o que há de mais dançante na música francesa contemporânea.

No sábado, 16 de março, às 17h, a  AFPOA  recebe o público para uma tarde de Chanson Francesa, com atrações muito especiais: Nina Rouge, Daniel Debiagi e Philipe Philippsen, vencedores das edições 2018, 2015 e 2013 do Festival da Canção Francesa se apresentam acompanhados dos músicos Jackson Spindler (teclado), Bruno Vargas (baixo) e Otávio Moura (bateria).

Nina foi a grande vencedora da edição 2018 do Festival, onde levou o título nacional em novembro do ano passado. Daniel é cantor e compositor, foi vice-campeão na final nacional do 8º Festival, e recentemente lançou seu primeiro álbum, “Sem Chover em Teus Olhos”. Philipe Philippsen é ator, músico e artista de rua. Em 2013 venceu a etapa RS e em 2018 levou o segundo lugar.

Todas as atividades têm entrada franca. A Aliança Francesa Porto Alegre Sede Moinhos de Vento fica na rua Dr. Timóteo, 752. Mais informações (51) 3222-6070 | recepcao@afpoa.com.br |  (51) 98427-9742

Dia Internacional da Francofonia

A Francofonia é uma das grandes áreas linguísticas mundiais. Não se limita a um idioma em comum, dado que é também fundamentada na partilha dos valores humanistas que foram veiculados pela língua francesa. São os dois pilares sobre os quais está alicerçada a Organização Internacional da Francofonia.

Criada em 1970, a Organização Internacional da Francofonia (OIF) tem por missão dar corpo a uma solidariedade ativa entre os 80 Estados e governos que a compõem (57 membros e 23 observadores) - ou seja, mais de um terço dos Estados membros das Nações Unidas -, totalizando uma população de mais de 890 milhões de pessoas, 274 milhões das quais são francófonas.

Língua francesa

  • Há 300 milhões de francófonos no mundo.

Estima-se em 300 milhões o número de francófonos no mundo, 72 milhões dos quais são locutores francófonos parciais.

  • O francês é a 5ª língua mais falada do planeta e a única, com o inglês, a ser falada nos cinco continentes.
  • É a 2ª língua de negócios no espaço europeu e a 3ª no mundo.
  • O francês é a 4ª língua na Internet.

 

A Francofonia

  • OIF: 88 Estados e governos - A Organização Internacional da Francofonia (OIF) agrupa 88 Estados e governos (dos quais, 27 observadores), repartidos pelos cinco continentes.
  • Francofonia: um bilhão e meio de habitantes - Os 88 Estados e governos da OIF totalizavam um bilhão e meio de habitantes, ou seja, 16% da população mundial.
  • OIF : mais de um terço dos Estados membros da ONU Os 84 Estados e governos da Organização Internacional da Francofonia representam mais de um terço dos membros das Nações Unidas.
  • Em 32 Estados e governos membros ou observadores da OIF, o francês é língua oficial, sozinho ou juntamente com outras línguas.
  • Espaço francófono: 20% do comércio mundial de mercadorias
  • Há 900 000 professores de francês no mundo
  • 125 milhões de pessoas em situação de aprendizagem que envolve o francês
  • 60% dos francófonos têm menos de 30 anos
  • 55% de francófonos na África

Fonte: Site Oficial da Organização Internacional da Francofonia

 

Sobre a Aliança Francesa

A Aliança Francesa está presente no Brasil desde 1885 e é o único curso de ensino da língua francesa reconhecido pelo Ministério da Educação Nacional francês. Seu primeiro centro foi fundado no Rio de Janeiro, apenas dois anos após a criação da sede, em Paris.

Há mais de 50 anos promovendo a língua e a cultura francesas em Porto Alegre, a Aliança Francesa é uma associação sem fins lucrativos, registrada sob o nome de Centro Franco-Brasileiro, reconhecida de utilidade pública pelo decreto estadual nº 22 524 de 13/07/73 e pelo decreto municipal nº 3816 de 23/11/73.

A Aliança Francesa de Porto Alegre propõe cursos para todas as idades e níveis, inclusive nas épocas de férias, com professores especializados e total apoio pedagógico.

Para os adultos, além do curso de francês – com diferentes cargas horárias e novas turmas a cada mês – há diversos cursos específicos e ateliês culturais.

Por fim, única credenciada a realizar os exames para obtenção dos diplomas de proficiência linguística DELF e DALF, é também centro de aplicação de testes e exames internacionalmente reconhecidos.

Em parceria com os agentes culturais gaúchos, a Aliança Francesa organiza durante todo o ano espetáculos de teatro, de circo e de dança contemporânea, mostras de artes plásticas e de cinema, concertos de música erudita e shows de música popular. Também recebe palestrantes da França e de países de língua francesa.

 

Unidade Moinhos

Rua Dr. Timóteo, 752, Moinhos de Vento | CEP: 90570-040 | Porto Alegre - RS

(51) 3222-6070 | recepcao@afpoa.com.br |  (51) 98427-9742