5º Prêmio Aliança Francesa de Arte Contemporânea

A premiação oferece dois meses de residência artística no Centre Intermondes, na França para o(a) grande vencedor(a).   

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Aliança Francesa de Arte Contemporânea 2021. Na sua quinta edição, a premiação busca estimular a produção das artes visuais contemporâneas no Rio Grande do Sul, com a missão de dar apoio e incentivo para artistas em início de carreira. As candidaturas podem ser realizadas de 28 de setembro a 20 de outubro de 2021. 

 

O prêmio destina-se à produção de artes visuais contemporâneas em qualquer técnica (desenho, pintura, escultura, gravura, fotografia, instalação, performance, vídeo, arte digital, arte sonora, arte têxtil, arte urbana e técnicas mistas, entre outras). Para se inscrever, é preciso morar no Rio Grande do Sul. Cada participante pode concorrer com até três obras. Os interessados devem fazer sua inscrição pelo formulário, leia o regulamento completo antes da inscrição.  

 

O melhor trabalho será premiado com uma residência artística de dois meses no Centre Intermondes, em La Rochelle, na França, com passagem aérea de ida e volta para a França (Porto Alegre-Paris) e bilhetes de trem ida e volta (Paris-La Rochelle) e alojamento incluídos, um prêmio em dinheiro no valor de R$ 8.000,00 como remuneração pela exibição de sua obra na mostra em Porto Alegre e pelo que venha a produzir na França. O primeiro lugar também receberá uma ajuda de custo para o período da estadia na cidade de La Rochelle (aproximadamente 60 dias), de julho a agosto de 2022, no valor de R$ 4.000,00, além de uma bolsa de estudos na Aliança Francesa Porto Alegre de um semestre. O segundo colocado receberá uma bolsa de estudos de tempo equivalente a três semestres na Aliança Francesa Porto Alegre e o terceiro colocado terá direito a uma bolsa de dois semestres na Aliança Francesa Porto Alegre. Ambas as bolsas podem ser utilizadas em até 12 (doze) meses após anunciado o resultado do prêmio. 

 

Ao todo, dez trabalhos serão selecionados. A lista de artistas participantes será divulgada no dia 01 de dezembro de 2021 nas plataformas digitais da Aliança Francesa de Porto Alegre. Os três primeiros colocados serão anunciados na data de abertura da mostra coletiva, no dia 18 de janeiro de 2022. As obras serão expostas em uma Mostra Coletiva no Porão do Paço da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, no período de 19 de janeiro a 18 de março de 2022 

 

Em 2020, os três vencedores foram Xadalu Tupã Jekupé (1º lugar), Mitti Mendonça (2º lugar) e Vitória Macedo (3º lugar). Letícia Lopes foi a vencedora em 2019 e David Ceccon em 2018 e Leandro Machado em 2017. 

 

Essa é a quinta edição do prêmio no Rio Grande do Sul, que é realizado pela Aliança Francesa Porto Alegre e pela Secretaria do estado do Rio Grande do Sul, com patrocínio da Timac Agro e apoio do Centre Intermondes, da Prefeitura Municipal de Porto Alegre e do Consulado geral da França em São Paulo.