14º edição do Festival da Canção Aliança Francesa acontece no dia 23 de outubro

Evento será transmitido pelas redes sociais da Aliança Francesa, pela TVE e FM Cultura

O Festival da Canção Aliança Francesa 2021 está chegando! No sábado, 23 de outubro, às 21h30, dez talentosos candidatos vão apresentar o melhor da música francesa e francófona diretamente dos estúdios da TVERS. O evento será transmitido ao vivo pelas redes sociais da Aliança Francesa e também pela emissora e pela FM Cultura 107.7. 

Os selecionados para a etapa regional de Porto Alegre são Gustavo Assarian, Letícia Paludo, Lipsen, Maria Vitória Paiva dos Santos, Mariel Motta, Mariza Zanini, Matheus Madrid, Renata Mirandoli, Robi Radalle e Virgínia Hermann. Os cantores serão acompanhados pelos músicos Jackson Spindler (piano e acordeon), Angelo Primon (violão e guitarra), Bruno Vargas (baixo) e Luke Faro (bateria). A direção artística é de Otávio Moura.

CONHEÇA MELHOR OS DEZ SEMIFINALISTAS DE PORTO ALEGRE!

Os candidatos serão avaliados nos seguintes critérios: afinação, interpretação, ritmo, postura cênica, originalidade e pronúncia do idioma francês, que tem peso dois (2). Para que a pronúncia saia no capricho, os 10 selecionados treinam suas músicas com professores da Aliança Francesa especializados em fonética.

 

Na semifinal de Porto Alegre o(a) grande vencedor(a) ganha uma viagem a Paris, gravação de 4h da canção vencedora no estúdio Audio Porto. Além disso, participa da Final Nacional, que também acontece de forma online, no dia 27 de novembro. O segundo lugar ganha uma visita privada à adega da Chandon, com degustação dos espumantes por um enólogo da casa, um jantar na Hostaria Casacurta, na cidade de Garibaldi, uma pernoite no hotel Casacurta, com direito a acompanhante.Já o terceiro lugar ganha um box da Suzanne Marie para um jantar especial à la française para duas pessoas. Todos os vencedores ganham uma bolsa de estudos na AFPOA.

 

O Festival

 

O Festival surgiu em 2008, por iniciativa da Aliança Francesa Porto Alegre. Devido ao seu grande sucesso, o evento tornou-se uma referência em matéria de música contemporânea francesa e francófona no país e passou a acontecer em escala nacional.

 

Adotado pela rede de Alianças Francesas de todo o Brasil, o Festival conta com semifinais regionais e uma grande final sediada em uma cidade diferente a cada ano. Nesta edição, a final será realizada de forma virtual. Em 2021, o evento ocorre em sete cidades do Brasil: Aracaju, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre.

 

Em Porto Alegre, os vencedores foram Richard Emunds (2008), Tássia Minuzzo (2009), Luana Pacheco (2010), Augusto Darde (2011), Valeria Houston (2012), Philipe Philippsen (2013), Marcelo Astiazara (2014), Daniel Debiagi (2015), Ricardo Seffner (2016), Melina Vaz (2017), Nina Rouge (2018), Juliano Barreto (2019) e Júlia Reis (2020). Hevelyn Costa e Kézia Borges, que ficaram com a segunda colocação nas finais regionais de 2012 e 2017, respectivamente, foram vencedoras nas etapas nacionais do Festival nestes anos. Nina Rouge e Juliano Barreto também venceram a Final Nacional em 2018 e 2019, respectivamente.

Em sua etapa regional de Porto Alegre, o Festival da Canção Aliança Francesa é realizado pela Aliança Francesa Porto Alegre, com o patrocínio da Timac Agro.

Agradecimento especial aos nossos parceiros locais: Chandon Brasil, Restaurante Suzanne Marie, TVERS, FM Cultura, Audio Porto e Estúdio Musitek.

Projeto financiado pela Secretaria de Cultura do estado do Rio Grande do Sul 

➜ Parceiros nacionais: Air France, Club Med, MaMA Festival, Embaixada da França no Brasil, What The France 

➜ Saiba mais em www.festivaldacancaoaf.com.br

➜ Confira aqui o regulamento do Festival da Canção Aliança Francesa 2021

14º FESTIVAL DA CANÇÃO ALIANÇA FRANCESA

Sábado, 23 de outubro de 2021, às 21h30

Transmissão ao vivo pelo YouTube da Aliança Francesa e pela TVE e FM Cultura