13º edição do Festival da Canção Aliança Francesa acontece de forma virtual

Evento será transmitido pelas redes sociais da Aliança Francesa, pela TVE e FM Cultura 

O Festival da Canção Aliança Francesa 2020 está chegando! No sábado, 31 de outubro, às 21h30, dez talentosos candidatos vão apresentar o melhor da música francesa e francófona diretamente dos estúdios da TVE. O evento será realizado pela primeira vez de forma virtual e transmitido ao vivo pelas redes sociais da Aliança Francesa e também pela emissora e pela FM Cultura 107.7. É uma iniciativa inédita da Aliança Francesa que, em razão da atual pandemia de Covid-19 e das recomendações de segurança das autoridades sanitárias e da OMS, decidiu experimentar esse novo formato artístico, em sintonia com as tendências atuais.

 

Os selecionados para a etapa regional de Porto Alegre são Angela Angel, Camila Umpiérrez, Carô Hansel, Ernani Hanemann, João Damasceno, Jose Valmir Da Costa, Julia Reis, Pedro Coppeti, Stefany Kaipper e Tiane Tambara. Os cantores serão acompanhados pelos músicos Jackson Spindler (piano) e Angelo Primon (cordas). A direção artística é de Otávio Moura.

 

Os candidatos serão avaliados nos seguintes critérios: afinação, interpretação, ritmo, postura cênica, originalidade e pronúncia do idioma francês, que tem peso dois (2). Para que a pronúncia saia no capricho, os 10 selecionados treinam suas músicas com professores da Aliança Francesa especializados em fonética.

 

O(a) grande vencedor(a) ganha uma viagem a Paris, um ano de francês na Aliança Francesa e quatro horas de gravação da canção vencedora no estúdio Audio Porto. Além disso, participa da Final Nacional, que também acontece de forma online, no mês de novembro. O segundo lugar ganha um box da Liz Pâtisserie Française e um ano de curso de francês na Aliança Francesa. Já o terceiro(a) colocado(a) ganha 1 semestre de aulas de francês na Aliança Francesa.

 

O Festival

 

O Festival surgiu em 2008, por iniciativa da Aliança Francesa Porto Alegre. Devido ao seu grande sucesso, o evento tornou-se uma referência em matéria de música contemporânea francesa e francófona no país e passou a acontecer em escala nacional.

 

Adotado pela rede de Alianças Francesas de todo o Brasil, o Festival conta com semifinais regionais e uma grande final sediada em uma cidade diferente a cada ano. Nesta edição, a final será realizada de forma virtual. Em 2020, o evento ocorre em sete cidades do Brasil: Aracaju, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre.

 

Em Porto Alegre, os vencedores foram Richard Emunds (2008), Tássia Minuzzo (2009), Luana Pacheco (2010), Augusto Darde (2011), Valeria Houston (2012), Philipe Philippsen (2013), Marcelo Astiazara (2014), Daniel Debiagi (2015), Ricardo Seffner (2016), Melina Vaz (2017), Nina Rouge (2018) e Juliano Barreto (2019). Hevelyn Costa e Kézia Borges, que ficaram com a segunda colocação nas finais regionais de 2012 e 2017, respectivamente, foram vencedoras nas etapas nacionais do Festival nestes anos. Nina Rouge e Juliano Barreto também venceram a Final Nacional em 2018 e 2019, respectivamente.

 

Em sua etapa regional de Porto Alegre, o Festival da Canção Aliança Francesa é realizado pela Aliança Francesa Porto Alegre, com o patrocínio da Timac Agro, o financiamento da Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul e apoio da TVE e FM Cultura, Audio Porto, Liz Pâtisserie Française, Departamento de Difusão Cultural da UFRGS, Person Piano e Estúdio Musitek.

 

 

 

Os candidatos

 

 

Angela Angel

 

A candidata Angela Angel teve os primeiros contatos com a música e com os palcos nos Festivais de francês do colégio João XXIII, em Porto Alegre. No cenário musical do sul do país há mais de 13 anos, já cantou no réveillon do Gasômetro, na capital gaúcha, em 2008. Participou como artista convidada nas últimas 10 edições da Festa Nacional da Música, onde dividiu o palco com reconhecidos artistas do cenário nacional. Desde 2007, se apresenta em pubs e casas noturnas do RS, além de se apresentar em eventos fechados. Angela foi uma das finalistas do Festival da Canção Aliança Francesa em 2017.  No Festival desse ano, vai interpretar “Dernière Danse”, de Indila.

 

---

 

Camila Umpiérrez

 

Camila Umpiérrez é mezzo-soprano e atua como cantora e intérprete desde os 15 anos. Natural de Porto Alegre e crescida em Santa Vitória do Palmar, é formada em Licenciatura em Música pela Universidade IPA, e integra a classe de canto do Barítono Carlos Rodriguez desde 2012, trabalhando tanto com canto popular como com canto erudito. Entre 2012 e 2017, integrou o "Grupo UPA!", regido pelo maestro Federico Trindade. Desde 2016, participou de diversos festivais e concursos de canto, sendo uma das finalistas do Festival da Canção Aliança Francesa em 2016. Em 2019, participou como solista no concerto de encerramento com a orquestra do Festival Gramado In Concert, além de ter sido solista do Concerto Lauda Sion, op. 73, de Félix Mendelssohn. Vai concorrer ao Festival com a música “Habanera (L'amour Est Un Oiseau Rebelle)”, de Georges Bizet.

 

---

Carô Hansel

 

Carô Hansel tem 24 anos e estuda Engenharia de Energia na UFRGS. Cresceu em um ambiente recheado de música em uma família de músicos, e assim sua trajetória musical começou desde cedo. Sempre se envolveu em tudo relacionado às artes: dança, teatro, conjuntos instrumentais e corais. Hoje, toca e canta na bateria de samba da sua faculdade e faz apresentações particulares cantando para amigos e família. Na 13ª edição do Festival, vai interpretar “Jardin d’Hiver”, de Henry Salvador.

---

 

Ernani Hanemann

 

Ernani Hanemann desenvolveu o gosto pela língua, música e cinema franceses devido ao ambiente proporcionado pelo pai, músico profissional e apaixonado por valsas francesas. Na música, é fã de Édith Piaf, Charles Aznavour e Ives Montand. No cinema, tem na Nouvelle Vague o seu gênero favorito. Aos 7 anos começou a estudar piano clássico e, aos 12, o aprendizado da língua francesa. Participou do Projeto Blue Jazz do Teatro São Pedro. Médico, exerce a profissão há 38 anos. Apresenta uma versão com arranjos próprios de “Sous Le Ciel De Paris”, de Hubert Giraud e Jean Drèjac, interpretada por Édith Piaf.

 

---

 

João Damasceno

 

O amor de João Damasceno pela música começou cedo com aulas de violão. Durante parte da infância e adolescência, cantou na igreja e entende que o gospel influenciou sua paixão pelo soul e pelo jazz. É estudante de medicina na UFRGS e em paralelo busca preencher o tempo com boas horas de voz e violão. A quarentena estreitou o seu relacionamento com a música e chegou a criar um canal de covers no YouTube. No Festival, vai interpretar a música "Aline", de Christophe.

---

 

José Valmir da Costa

 

O porto-alegrense José Valmir da Costa é advogado, guia de turismo, auditor fiscal do trabalho aposentado e fundador e membro do Coral da Caixa de Assistência dos Advogados do RS. Cantou em público pela primeira vez aos 15 anos, mas não seguiu carreira profissional. Fala francês devido a cinco anos estudando o idioma na escola. Vai cantar “Hier Encore”, de Charles Aznavour, no Festival 2020.

---

 

Julia Reis

 

Julia Reis iniciou seus estudos de música aos 10 anos de idade em um projeto social e, a partir dessa oportunidade, foi se aperfeiçoando em festivais e aulas de música com professores do mundo todo. Já trabalhou com grandes nomes da música brasileira, dentre eles a banda Papas da Língua e Veco Marques. Atualmente, cursando bacharelado em Música Popular na UFRGS, desenvolve um trabalho autoral que mescla voz e violino e aborda questões sociais importantes de serem refletidas no cotidiano. Para concorrer ao Festival deste ano, escolheu a música “Je Vole”, de Michel Sardou.

 

---

Pedro Coppeti

Pedro Coppeti se formou na American Musical and Dramatic Academy, em Nova York. Foi um dos solistas no espetáculo “Nativitaten”, do Natal Luz de Gramado, e cantou acompanhado da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre no musical "Chimango", da Orquestra Sinfônica de Gramado e da Terra Symphony Orchestra. Em Nova York, foi selecionado para o 10º aniversário do show "Broadway Rising Stars", realizado no The Town Hall, palco icônico da Broadway. Também se apresentou em palcos como 54 Below, Lincoln Center e Carnegie Hall, entre outros, ao lado de artistas como Corbin Bleu, Jonathan Pryce, Didi Romero e Natalie Weiss. Mais recentemente interpretou o personagem "Charles" em "Out Of Water" - versão Off-Broadway do sucesso musical de São Paulo "Cargas D'Água", de Vitor Rocha. No Festival 2020, vai interpretar “Tu Me Relève”, de Carole Thomas.

---

Stefany Kaipper

Stefany Kaipper é uma cantora e compositora porto-alegrense de 24 anos. Sua história com a música começou desde cedo com sua mãe que a introduziu ao canto. Aos 5 anos, já estava nos palcos de sua igreja local participando de corais e solos. Em 2019, lançou a sua primeira canção autoral, “Sad Eyes”, em parceria com o guitarrista Guilherme Zanini. Em 2019, criou um projeto de tributo à Nina Simone, se apresentando no London Pub durante todo o ano. Em 2020, vai se apresentar no Festival da Canção Aliança Francesa com a música “Ne Me Quitte Pas”, do cantor e compositor Jacques Brel.

---

Tiane Tambara

Intérprete há mais de 20 anos, Tiane Tambara participou de diversos festivais nativistas e recentemente conquistou o 1º lugar geral pelo voto popular e pela comissão avaliadora no Festival “Vem Cantar com a Orquestra Sinfônica de Santa Maria”. Coleciona projetos em diversos estilos musicais: “Mamma Mia - um Tributo ao Abba”,
“Santa Maria Canta Elis”, “Gracias a La Vida - Mulheres de Luta (Mercedes Sosa, Joan Baez e Violeta Parra)”, Festival dos Festivais da MPB, “Especial Hair”, Treze Jazz e Noite da Canção Francesa, entre outros. Além de diversos especiais e projetos autorais, já participou de programas nacionais como o Programa Raul Gil (Rede Record), em 2004, e, em 2006, do Programa Ídolos (SBT). No Festival desse ano, vai interpretar “Éblouie Par La Nuit”, de ZAZ.

 

13º FESTIVAL DA CANÇÃO ALIANÇA FRANCESA

Sábado, 31 de outubro de 2020, às 21h30

Transmissão ao vivo pelas redes sociais da Aliança Francesa e pela TVE e FM Cultura

www.facebook.com/afportoalegre

www.youtube.com/aliancafrancesadeportoalegre