OBJETIVO

Adaptação da fórmula “acional” para adultos em uma progressão mais adequada ao público estudantil.

 

MÉTODO

A partir de 2020, a Aliança Francesa conta com um novo método: DÉFI. Ele propõe um novo olhar sobre o aprendizado do francês, trazendo o aspecto cultural em primeiro plano. Essa abordagem mais ampla da língua ajuda o estudante a ter outra visão sobre o mundo. Desde o primeiro módulo, o método convida a analisar as diferenças culturais existentes entre os países francófonos e europeus.

 A apresentação gráfica diferenciada e as estratégias de leitura propostas facilitam muito a abordagem dos novos textos. Estes instigam a partir do seu conhecimento prévio e buscam contextualizar os diferentes conteúdos antes da leitura, facilitando a interpretação dos documentos.

Outro diferencial do Défi reside em abordar a língua por meio de diversos temas da atualidade do mundo francófono. Assim, é possível descobrir sucessivamente realidades sobre demografia, mercado de trabalho, alojamento e ritmo de vida da França, da Bélgica, do Québec, do Marrocos e de outros países da francófonos. Essa dinâmica permite que o aprendizado seja mais fluido e leve.

As avaliações dos alunos da Aliança ocorrem durante o curso (avaliação contínua) e no final dele (prova final).

 

Próximo módulo: Super intensivo - início 14 de julho de 2020