Os estudantes escolhidos no âmbito dos projetos BRAFITEC podem usufruir de condições excepcionais para estudar na Aliança Francesa de Porto Alegre: depois de passar um teste de nivelamento, o estudante integrará um curso adaptado ao seu nível nos cursos regulares (módulos de março-maio e maio-julho) e intensivos (intensivo de julho) de modo a concluir 3 vezes 27 horas de aula, ou seja, 81 horas de francês.

Além dos cursos, os estudantes receberão informações específicas sobre a vida cotidiana na França e nas universidades francesas.

 

Condições de acesso: fornecer cópia da carta do professor da Universidade brasileira que comprove que o estudante foi escolhido para dar continuidade aos seus estudos na França no âmbito de um projeto BRAFITEC.

 

Para mais informações sobre os projetos BRAFITEC em particular e a cooperação franco-brasileira na área universitária, consulte o site: www.brasil.campusfrance.com

OBJETIVO

Você quer continuar os seus estudos superiores na França ou em outro país francófono como Canadá, Suíça, Bélgica, Luxemburgo, etc.? Realizar um mestrado? Doutorado? Curso de especialização?

 

O ateliê FOU é o que você precisa: complemente a sua aprendizagem com esses ateliês que os familiarizam com a cultura e a metodologia universitária francesas. Aprenda como redigir uma dissertation, uma synthèse, um artigo de pesquisa científica. Conheça também todos os organismos sociais úteis para o estudante, como conseguir um alojamento numa residência universitária, como viver com um orçamento reduzido, fazer um curriculum e uma carta de motivação.

 

MÉTODO E MATERIAL PEDAGÓGICO

Trabalhamos a partir do material que os nossos professores elaboram a partir de documentos autênticos em função das necessidades específicas dos alunos

 

RITMO E PRÓXIMO INÍCIO DE AULA

A partir do nível A2

Ateliês de 8 horas mensais

Aulas de 2 horas um dia por semana

OBJETIVO

Adaptação da fórmula “acional” para adultos em uma progressão mais adequada ao público estudantil.

 

MÉTODO

A partir de 2020, a Aliança Francesa conta com um novo método: DÉFI. Ele propõe um novo olhar sobre o aprendizado do francês, trazendo o aspecto cultural em primeiro plano. Essa abordagem mais ampla da língua ajuda o estudante a ter outra visão sobre o mundo. Desde o primeiro módulo, o método convida a analisar as diferenças culturais existentes entre os países francófonos e europeus.

 A apresentação gráfica diferenciada e as estratégias de leitura propostas facilitam muito a abordagem dos novos textos. Estes instigam a partir do seu conhecimento prévio e buscam contextualizar os diferentes conteúdos antes da leitura, facilitando a interpretação dos documentos.

Outro diferencial do Défi reside em abordar a língua por meio de diversos temas da atualidade do mundo francófono. Assim, é possível descobrir sucessivamente realidades sobre demografia, mercado de trabalho, alojamento e ritmo de vida da França, da Bélgica, do Québec, do Marrocos e de outros países da francófonos. Essa dinâmica permite que o aprendizado seja mais fluido e leve.

As avaliações dos alunos da Aliança ocorrem durante o curso (avaliação contínua) e no final dele (prova final).

 

Próximo módulo: Super intensivo - início 14 de julho de 2020