Musée du Louvre: uma imersão pelo período Medieval até o século 19

Um pouco da história 

Maior museu de arte do mundo e monumento histórico da França, o Musée du Louvre reúne mais de 380 mil obras, das quais somente 35 mil estão em exibição para o público. Anualmente, recebe cerca de 8 milhões de visitantes. A construção é gigantesca: dispõe de uma área total de 360 mil metros quadrados, sendo 72 mil metros quadrados de galerias de arte. 

Localiza-se na região central de Paris, no Palácio do Louvre, originalmente construído como uma fortaleza, por volta de 1190, às margens do rio Sena. Seu objetivo era de defender a capital francesa contra possíveis ataques. Porém, cerca de 200 anos depois, com a expansão da cidade, foi transformado em residência oficial da realeza, onde acumulava suas coleções artísticas.

Durante a efervescência da Revolução Francesa, em 1793, o complexo finalmente passou a abrigar Museu. Já no ano de 1989, foi concluída a Pirâmide do Louvre, uma construção em vidro e metalcom 21 metros de altura, que serve de entrada para as salas de exposição. Encomendada pelo então presidente François Mitterrand (1916 – 1996), a estrutura teve seu projeto arquitetônico criado no estilo modernista, por Ieoh Ming Pei (1917 – 2019), arquiteto norte-americano de origem chinesa. 

Curiosidade: A etimologia da palavra Louvre permanece misteriosa até hoje. Uma das hipóteses é de que a fortaleza foi construída em um lugar que era chamado de Lupara. Esse termo advém do latim e designa um local que acolhe as guarnições usadas para a caça de lobos. Uma outra suposição indica que Lupara também poderia ser um nome de origem celta cujo sufixo ara designa córregos, remetendo a um lugar onde há passagem de água.

O que você encontra no Museu? 

O acervo em exposição contempla antiguidades egípciasassírias, gregas, romanas, etruscas e islâmicas, entre outrasChama bastante atenção a escultura grega da Vênus de Milo, com dois metros de altura e talhada em mármore. Outra deusa da Grécia Antiga que se sobressai pela suntuosidade e pelo tamanho é a Vitória de Samotrácia, com mais de cinco metrossituada no alto da Escadaria Darú. Esse cenário, inclusive, foi uma das locações do badalado clipe lançado por Beyoncé e Jay Z, em 2018. 

A grande coleção de pinturas do Louvre perpassa o Renascimento, o Maneirismo, o Barroco, o Rococó, o Neoclassicismo e o Romantismo. A ênfase é na arte francesa, que compõe cerca de dois terços do total, com obras de artistas célebres, como Eugène DelacroixNicolas Poussin, IngresJacques-Louis DavidAntoine Watteau e Jean-Honoré Fragonard. Dos pintores do Norte da Europa, destacam-se VermeerHieronymus Bosch, Jan van Eyck, Rembrandt, Albrecht Dürer e Pieter Brueghel. 

A principal atração, no entanto, ninguém tem dúvidas: é a Mona Lisa, do italiano Leonardo da VinciÍcone da história da arte ocidentalesse famoso retrato dispensa apresentações. Mesmo sendo uma tela pequena (77 cm 53 cm)ela consegue atrair mais olhares do que a maior pintura do Louvre, que se encontra na mesma sala. Trata-se do quadro As bodas de Caná, com 6,6 x 9,9 metrosde Paolo Veronese, que invoca a conhecida narrativa bíblica da transformação de água em vinho.  

Ainda entre onomes expressivos da arte italiana com obras expostas no Louvre, estão GiottoCaravaggio, Botticelli, Fra Angelico, Ticiano e Rafael SanzioJá El Greco, Goya e Velásquez despontam como os grandes artistas da pintura espanhola. Ao todo, o Museu conta com oito departamentos curatoriais, incluindo artes decorativas, com cerâmicas, móveis, joias e outros objetos; artes gráficas, com desenhos, gravuras, livros e manuscritos. 

Une visite virtuelle 

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o Musée du Louvreque tal fazer uma visita sem sair de casa?! No site oficial da instituição, o visitante pode observar as fachadas do prédio histórico e os ambientes que remontam à formação do MuseuO tour contempla, ainda, as salas das antiguidades egípcias, a galeria Apolo e a exposição da Petite Galerie. A tecnologia permite ter uma visão 360º dos espaços, sendo possível clicar sobre algumas obras para se obter mais informações. 

área educativa do site disponibiliza outros conteúdos multimídia, como a seção Œuvres à la loupena qual se pode ver em detalhes as principais obrasacompanhadas de análises feitas especialistas. Entre os materiais pedagógicos estão vídeos curtos com perguntas de crianças sobre o Museu e as respostas dadas por estudiosos; subsites de exposições já realizadas; além de entrevistas e textos de referência para refletir acerca de questões da história da arte das coleções do Louvre. 

E mais:  

Você pode acessar todo esse conteúdo de forma gratuita por meio de tabletnotebook, computador ou smatphoneEssa é a nossa dica: uma imersão cultural tanto para quem ainda não teve a oportunidade de ir pessoalmente até o Louvre quanto para quem já foi e quer reviver esse momento. 

 Acesse aqui e bonne visite!