Les châteaux du Pays Cathare

Contexto

Se você estiver viajando pelo sul da França, perto da fronteira com a Espanha, verá alguns monumentos que destoam da paisagem local. Conhecidos como grandes fortificações presentes em cima de montanhas, os castelos cátaros ou Château du Pays Cathare, datam do século XII.

Essas construções possuíam funções militares e de proteção das fronteiras. Instaladas na província de Aude, representavam a linha de defesa contra o Reinado de Aragão. Buscando fugir da perseguição do Papa, os cátaros ocuparam os castelos para dificultar sua perseguição. Eram símbolos de divergência de pensamentos e ações entre os povos do norte e do sul. 

O mais conhecido e íntegro de todos é o Carcassonne, que se tornou um Patrimônio Mundial da Humanidade da UNESCO em 1997. Posteriormente, a fortaleza gerou outras cinco fortificações: Aguilar, Peyrepertuse, Puilaurens, Quéribus e Termes.

História

Os séculos oito a 12 foram marcados por uma época de impopularidade da Igreja Católica. Papas e clérigos ostentavam títulos que não provinham mais de habilidades e vocações. O que havia era uma atribuição de cargos de acordo com as posições sociais. O Papa Bento IX (1032-1048), por exemplo, foi nomeado ao cargo por ser sobrinho de seu antecessor, o Papa João XIX. Era acusado de estupros e assassinatos, além de vender seu cargo em troca de ouro. Tais fatos, aos poucos, fizeram com que a popularidade da igreja fosse caindo, até que no século 13 surgissem vários movimentos heréticos, como os Cátaros.

A iniciativa cátara buscava ser um subterfúgio para a população do sudoeste francês. A criação de uma nova religião, para se adequar aos costumes locais, teve um crescimento muito rápido, o que assustou os líderes Católica. 

O nome Cátaro vem do latim katharós, que significa alcançar a pureza perfeita de alma. Com isso, a vida terrestre seria uma prova, onde era necessário se esforçar a ter uma conduta correta e se desapegar de questões materiais, do mundo físico e de necessidades consideradas por eles grosseiras.

Com esses preceitos, a filosofia cátara diferenciava-se muito da igreja católica. Com uma estruturação mais livre, a religião do sul da França atraiu muitos tipos de pessoas, desde nobres a bispos que quisessem ter mais liberdade de decisões (para o bem e para o mal). Por ser atrativa dessa forma, chamou a atenção dos católicos. 

A tolerância da existências dos hereges acabou quando um enviado do papa foi assassinado em 1209. Foi então que o Papa Inocêncio III determinou o início das cruzadas contra a religião Cátara. O incentivo para a participação ocorreu por meio de recompensas. Toda a conquista/vitória sobre o cátaros, era da propriedade dos vencedores. Esse medida fez com que o avanço das tropas em direção ao território sul fosse feito em massa para a aquisição de todos os recursos possíveis. A partir dessa determinação e do avanço das tropas, em 1244 a principal igreja cátara, Montségur, foi conquistada. Com pequenas comunidades sobreviventes, apenas no ano de 1325 o último líder cátaro foi derrotado.



Infraestrutura

Diferentemente dos outros castelos, Carcassonne está presente em uma terra mais plana. Localizado entre Toulouse e Montpellier, a cidade medieval possui cerca de 2.500 anos de história e 1.000 anos de arquitetura. Conta com 52 torres e três quilômetros de muralha que se mantém íntegra até os dias atuais. 

Para chegar lá, existe um aeroporto próprio. Localizado a três quilômetros do centro da cidade, o visitante conta com um transporte até lá no valor de seis euros. As saídas são realizadas sempre 45 minutos depois do avião chegar na cidade.

A experiência cultural de entrar nesse antigo castelo permite que se viaje no tempo e se compreenda as estruturas antigas que são retratadas em livros de histórias e, também, em filmes como Robin Hood, que possui cenas filmadas no local. O governo local fornece suporte para eventos que acontecem na cidade, por meio do site onde a agenda local pode ser consultada.

Alguns pontos imperdíveis da cidade: 

  • Basílica de Saint-Nazaire, antiga catedral de Carcassonne. Com um estilo gótico e vitrais coloridos, é uma experiência imperdível na visita à cidade medieval.



  • O Teatro Jean Deschamps. Um espaço a céu aberto que oferece shows durante o ano. Com capacidade para aproximadamente três mil pessoas, abriga também um dos maiores festivais franceses. Nomeado de Festival de Carcassonne, o evento acontece durante o mês de julho e abriga 120 espetáculos - 80 deles gratuitos - por toda a cidade. Além de shows musicais, também são realizadas peças de teatro e outras programações.

Crédito: Festival de Carcassonne

Ao estudar francês, os estudantes da Aliança Francesa de Porto Alegre aprendem concomitantemente sobre a cultura francófona. Essa dinâmica permite que o aluno tenha uma visão que vai além de apenas aprender uma língua, mas também de compreender uma sociedade. 

Ficou interessado em saber mais sobre a cultura francesa? Entre em contato pelo número 3222-6070 e agende uma aula experimental.

https://www.afpoa.com.br/cadastro-de-interesse

FONTES

 

https://blog.audetourisme.com/les-cinq-fils-de-carcassonne/#.XU1eXP5KhsN

https://www.detoursenfrance.fr/patrimoine/chateaux-cathares-les-citadelles-du-vertige-7546

https://pelomundo.com.vc/carcassonne/

http://www.remparts-carcassonne.fr/Explorer/Histoire-du-monument

https://www.tourisme-carcassonne.fr/decouvrir/la-cite-medievale

https://www.monuments-nationaux.fr/var/cmn_inter/storage/original/application/04c4ac49032d69b1d28487e75f935011.pdf

https://www.brasil247.com/geral/na-rota-dos-cataros-os-hereticos-que-abalaram-a-igreja

http://www.histoire-france.net/moyen/cathares#Lapremièrecroisadecontrelesalbigeois(1209-1218)

https://br.france.fr/pt/ocitania-sul-de-franca/lista/5-minutos-para-ficar-a-saber-tudo-sobre-os-castelos-cataros

https://www.oarquivo.com.br/temas-polemicos/historia/5241-os-cátaros.html