CAMPUSFRANCE

França, que acolhe algumas das maiores universidades do mundo, é famosa pela sua excelência acadêmica. De fato, recebeu numerosas premiações, entre as quais 16 Medalhas Fields, a maior premiação a  matemáticos e 64 prêmios Nobel. Finalmente é o 4º país com maior impacto de publicações, tornando-se atrativo para aqueles que têm interesse em pesquisa.

A qualidade de vida que os estudantes têm com pouco dinheiro se revela um grande diferencial. Pois o governo francês concede facilidades e descontos para alojamento, alimentação, transporte e cultura. Restaurantes universitários possuem taxas de 3,25 euros por refeição, enquanto restaurantes normais de bairro custam entre 10 a 20 euros. O custo total com alimentação varia em torno de 300 euros por mês. Os estudantes usufruem isenção para entrar em museus e descontos importantes para ir ao cinema.

O fim de semana que não quer ir ao cinema, pode aproveitar a rede de transporte, interna e externa, para fazer turismo nas cidades ou nos países vizinhos. Com uma tarifa única anual você usa a mobilidade pública, como ocorre em Paris, e tem acesso a todos as modalidades de transporte (metrô, RER, ônibus, bicicleta, etc.). A França tem uma localização privilegiada em relação aos outros países da Europa. Então, pode passar o fim de semana na Inglaterra ou em Barcelona viajando apenas 2 horas por um custo módico de em torno de 40 euros (a passagem).

Já decidiu que quer ter uma experiência universitária na França?  Venha conhecer a Campusfrance!

Criada em 2010, Campusfrance é a agência nacional de promoção dos estudos na França; hoje está presente em mais de 120 países. Por ser co-tutelada pelo Ministério das Relações Exteriores e pelo Ministério do Ensino Superior e da Pesquisa, é o canal privilegiado de comunicação entre os estudantes brasileiros e as instituições francesas de ensino superior.

Ela tem sede física em São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Brasília e Belo Horizonte. No Rio Grande do Sul, é a Aliança Francesa de Porto Alegre que a representa. O portal contém:

  • catálogos de formação discriminados por nível de estudo
  • todas as informações relativas a postulação para realizar estudos superiores na França (divulgação de notícias, prazos de inscrição, pré-requisitos, procedimento, bolsas, etc.)
  • serviço para esclarecimento de dúvidas e acompanhamento das candidaturas;
  • indicações referente ao procedimento pré-consular obrigatório para a solicitação do visto de estudante;
  • calendário de eventos e apresentações temáticas e informativas

Os programas que a Campus France oferece (graduação, intercâmbio acadêmico, mestrado, especialização, estágio, doutorado ou curso de francês) são destinados para maiores de 18 anos, brasileiros ou estrangeiros que residam no Brasil.

 Campus Bourse, interligado com o Campus France, é o portal para as bolsas de estudos disponíveis para serem aplicadas.

O portal também auxilia os interessados para achar uma moradia dando o contato direto dos principais organismos, públicos e privados, a cargo do alojamento estudantil: CROUS, les estudantines. Também propõe soluções alternativas de locação privada ou hospedagem em família. Cada modalidade possui suas vantagens e desvantagens. Para mais informaçõe sobre mobilidade acadêmica e vida na França, acesse o Portal da Campus France Brasil.

Se você ficou com dúvida depois de consultar a página pode nos ligar ou agendar uma consulta no 3222-6070 ou recepção@afpoa.com.br