As melhores escolas de engenharia da França

            A formação dos engenheiros, na França, possui um peso grande academicamente. Como prova disso, há uma instituição a nível nacional que é responsável pela administração dos cursos, a CTI (Commission des Titres d’Ingénieurs).

 

Várias possibilidades se oferecem a você se está contemplando integrar uma de estas prestigiosas instituições:

 

1- Admissão tradicional pelo concurso post-prepa: É com esta modalidade que as Grandes Ecoles mais prestigiosas (Polytechnique, Centrale-Supelec, Ponts et chaussées, etc.)  recrutam 75% do suas vagas. Depois de conseguir o diploma do baccalauréat, que sanciona o final dos estudos do ensino médio, os candidatos integram um curso preparatório. Durante 2 anos, aprofundam seus conhecimentos nas matérias que são examinadas no dia do concurso. Tal concurso inclui provas escritas e orais. Após conseguir aprovação o concurso, seguem uma formação de 3 anos dentro da escola que lhes confere um diploma de BAC+5 (equivale a Graduação e Mestrado).

 

2- Admissão dita “paralela consiste em integrar uma grande escola depois de ter validado parte do seu curso em uma universidade. A maioria das grandes escolas oferecem hoje essa modalidade para diversificar os perfis dos alunos recrutados. Para isso se organiza um concurso específico, adaptado para estudantes do segundo ano de cursos universitários técnicos, e do terceiro ano de cursos generalistas. Os admitidos integram então o primeiro ano do curso na escola de engenheiro.

Completar a formação universitária com uma experiência em escola de engenheiros permite adquirir competências mais técnicas e operacionais graças aos estágios obrigatórios ou até graças à modalidade em alternância (escola/empresa), além de usufruir a ampla abertura a outros países e a força da rede de contatos da escola. Finalmente o título de engenheiro que conferem as grandes écoles é reconhecido pela sua alta qualidade por 100% das empresas.

3- Admissão Post-BAC Existe também a possibilidade de integrar outras escolas de engenharia justo depois do Baccalauréat (o equivalente ao ENEM). O aluno seguirá então 5 anos (2 preparatórios e 3 de profissionalização) para obter o mesmo título de engenheiro.

 

Como se organiza o ensino durante os 3 anos de formação

O primeiro ano do ciclo de engenheiro é dedicado a um ensino pluridisciplinar chamado "tronc commun". Seu objetivo é reforçar os conhecimentos científicos e técnicos (matemática, física, ciências do engenheiro, etc.) de cada aluno para deixar a todos, qualquer que seja a especialização que escolher mais adiante, num nível de conhecimento equivalente. Mas não se deixa de lado materiais chamadas transversais tais como as ciências humanas, econômicas e sociais, a administração em geral ou a comunicação...) que se estudarão até o final da carreira. Um foco prático é dado na aprendizagem por meio da vida associativa interna à escola e à qual cada aluno tem que contribuir. Neste primeiro ano também se fará um estágio de um a dois meses.

 

O segundo ano do ciclo de engenheiro constitui um ano de transição entre os ensinos fundamentais e a escolha de um ensino especializado em alguma área que levará a uma determinada profissão. Neste ano, o aluno afinará seu projeto de orientação profissional. Ele é também o tempo da internalização da formação porque o aluno engenheiro irá seguir um semestre acadêmico em uma das universidades parceiras, ou realizará um estágio num laboratório ou numa empresa no exterior.

O terceiro e último ano do ciclo de engenheiro é o da transição profissional. Se divide em dois períodos: um académico de máximo seis meses durante o qual o aluno receberá os últimos cursos da sua especialidade e o outro que consiste num estágio de mínimo seis meses em empresa.

 

Cotadas como as 3 melhores Grand-Écoles de engenharia, A Polytechnique, a Mines Paristech e a Centrale-Supelec possuem um grande impacto na sociedade atual francesa e uma estrutura própria de ensino.

A Polytechnique, é a escola secular cotada como a melhor instituição de ensino francesa para engenharia; possui uma metodologia prática e teórica que se desenvolve em 4 anos, com a obrigação de realizar 3 estágios em diferentes áreas (forças armadas/organismo civil, em uma empresa e num laboratório de pesquisa). Conforme as suas próprias palavras, a instituição tem “uma abordagem científica pluridisciplinar, com proximidade com a pesquisa”. Se dá também muita importância às inovações do mercado ao qual os alunos são expostos, ao empreendedorismo e à gestão administrativa fazendo com que os alunos tenham oportunidades em quase todos os setores. O gráfico abaixo ilustra a repartição dos do Polytechnique nos diferentes sectores laborais:

 

Mines Tech Paris é outra instituição secular, é a fundadora do grupo PARISTECH, um grupo das escolas mais bem prestigiadas nos ramos da tecnologia e da ciência. Agrupando um total de 12 Grand Écoles, o Paristech agrupa um dos melhores polos de pesquisa e ensino superior de altíssima qualidade. De acordo com a escola, seus “domínios de pesquisa se estendem de energéticos a materiais, passando pela matemática aplicada, às geociências, ciências econômicas e sociais. O curso de engenharia desenvolve igualmente a criação de cadeiras de ensino e pesquisa sobre os temas emergentes.” A escola já recebeu dois nobel, um de economia e um de física, entre outras premiações, pelos trabalhos desenvolvidos.

 

Reformulado em 2018, a Centrale-Supelec conta com uma formação diferenciada do curso de engenharia. Com uma estrutura personalizada, trazendo uma visão de um engenheiro-administrador, a instituição identificou uma necessidade do mercado em possuir pessoas capazes de realizar trabalhos diversos e ainda sim de alta qualidade. A instituição faz parte de uma rede de 176 universidades e escolas parceiras em 45 países e participa de 80 acordos de dupla titulação. 30% de seus estudantes e 24% de seus professores são estrangeiros, proporcionando uma experiência internacional forte e com ela a possibilidade de ter contatos com quase todas as partes do mundo.

 

 

 

REFERENCIAS

 

https://grandes-ecoles.studyrama.com/ecoles-d-ingenieurs/apres-prepa/integrer-une-ecole-post-prepa/comprendre-l-organisation-et-les-grandes-etapes-du-cycle-ingenieur-6548.html

https://diplomeo.com/etablissements-ecoles_d_ingenieurs

https://www.letudiant.fr/lycee/seconde/lycee-quelles-specialites-choisir-pour-entrer-en-ecole-d-ingenieurs-postbac.html