A estruturação do ensino superior francês e seu impacto no mundo.

A França segue a padronização de ensino LMD (Licence ou Graduação, Master ou Mestrado, Doctorat ou Doutorado), isto é, o aproveitamento de estudos em outros países da União Europeia é facilitado por possuir um sistema chamado ECTS (European Credits Tranfer System) ou (Sistema Europeu de Transferência de Créditos). Cada ECTS equivale a 25 horas de estudo. Cada estudante tem que totalizar 30 desses créditos por semestre para conseguir se formar no tempo previsto. O custo para cada nível de estudos é variado de acordo com a tabela abaixo:

Para o ingresso nas universidades no nível da graduação, é necessário fazer o Baccalauréat Francês, similar ao sistema de avaliação brasileiro como o SISU, para entrar nas universidades francesas. Já para a participação das Grand-Écoles, é necessário fazer um processo mais competitivo, participando de dois anos de preparação e assim entrar na instituição.

O Mestrado na França possui uma estrutura similar do Brasil de dois anos, durante o primeiro ano, todos os estudantes de Mestrado participam do Master Général. Apenas no segundo ano de curso é dividido para que os estudantes se aproximem mais do seu foco de estudo, seguindo um dos dois modelos, ou o Profissional (sem dissertação e com estágio) ou o Acadêmico (com dissertação).

Com 48 milhões investidos anualmente em pesquisa e 270 escolas doutorais públicas, a França desponta com 4 universidades no TOP 100 no mundo de acordo com o World University Rankings 2018-2019. O peso dos doutorados pode ser visto no exemplo da Sorbonne como melhor qualificada a nível nacional francês, possuindo índices como a 24ª universidade mais influente do mundo, 6º melhor ranking de research output, que é a facilidade de encontrar um público para suas publicações, tendo a 13ª melhor qualidade de publicações e sendo a 22ª mais citada no mundo. Gerando assim o resultado de 15 prêmios Nobel de literatura, treze Nobel de física e três Nobel de economia. Treze matemáticos franceses foram condecorados com a medalha Fields. A França ocupa a sexta posição mundial em número de patentes internacionais registradas, de acordo com o Portal Campus France.

Interessou-se em ser um estudante dos ensinos franceses mas ainda não começou os seus estudos da língua francesa? A Aliança Francesa de Porto Alegre possui um curso especificamente para que você possa estudar na frança sem muitas dificuldades de línguas e em um curto espaço de tempo, o Français Express, um curso desenhado para que consiga conquistar o nível desejado em 2 anos, partindo do nível A1 até o nível C1.Para mais informações, entre em contato com o número (51) 3222-6070 ou pelo email recepcao@afpoa.com.br.