TCF

TCF

O TCF – Test de Connaissance du Français (Teste de Conhecimento do Francês) é um teste de nível linguístico do Ministério francês da Educação Nacional, do Ensino Superior e da Pesquisa.

É um teste de nível linguístico do francês geral destinado a todos os públicos não francófonos que desejam, por razões profissionais, pessoais ou para prosseguir os estudos, avaliar e validar de maneira simples, confiável e rápida os seus conhecimentos da língua francesa.

O TCF é um teste padronizado e calibrado, concebido pelo CIEP, organismo de certificação membro da ALTE (associação de professores de línguas na Europa), segundo uma metodologia extremamente rigorosa que o torna um verdadeiro instrumento de medida.

Todos os candidatos recebem um atestado de resultados que os posiciona em um dos seis níveis (de A1 a C2) da escala de competências definida pelo Conselho da Europa (Quadro Europeu Comum de Referência). Consequentemente, não há casos de reprovação no TCF: ele é um teste de nivelamento e de acordo com a pontuação obtida em cada uma das provas, há a indicação do nível do candidato em cada uma das competências no momento da realização das provas.

O TCF obteve em Dezembro de 2002 a certificação da norma de qualidade ISO 9001: 2000.

O TCF propõe versões adaptadas aos públicos aos quais se destina.
No Brasil, a Aliança Francesa aplica 4 tipos de TCF, o TCF Tout Public, TCF DAP, TCF ANF e TCF Quebec. Clique nos links  para saber mais:

TCF Tout Public
TCF DAP

TCF ANF (para os postulantes à nacionalidade francesa)
TCF Quebec

A validade do TCF – Tout Public, ANF, DAP ou Québec é de 2 anos.

Mais informações sobre o TCF em www.ciep.fr/tcf

 

Ficha de inscrição

Clique aqui para baixar o arquivo: FICHA DE INSCRIÇÃO TCF 2014