Mostra coletiva apresenta os 10 selecionados do Prêmio AF de Arte Contemporânea

Exposição pode ser conferida até 27 de outubro

A Mostra Coletiva do Prêmio Aliança Francesa de Arte Contemporânea pode ser conferida no Porão do Paço da Prefeitura Municipal de Porto Alegre até 27 de outubro. O grande vencedor da premiação foi o artista Leandro Machado, que ganhou uma residência artística de dois meses (dezembro de 2017 e janeiro de 2018) no Centre Intermondes, em La Rochelle, na França, com passagem e alojamento incluídos. O segundo lugar foi da artista Letícia Lampert e a terceira colocação ficou com Sandro Ka. Ambos foram premiados com bolsas de estudo de francês na Aliança Francesa de Porto Alegre.

Selecionar 10 artistas para compor a mostra coletiva do Prêmio em uma extensa lista foi um desafio. Para cumprir essa tarefa, foi necessária a adoção de alguns critérios que nortearam as escolhas do júri, composto por especialistas brasileiros e franceses. Foram levadas em consideração as evocações poéticas despertadas pela obra, a contemporaneidade do discurso, a potência para o diálogo com trabalhos artísticos para além do seu contexto regional e a coerência da proposta e portfólio.

“O Prêmio Aliança Francesa de Arte Contemporânea nasce da vontade de gerar a curiosidade de jovens artistas gaúchos e permitir uma abertura ao exterior, provocar uma imersão em um ambiente cultural distinto, retornando ao Brasil enriquecidos com essa experiência humana e artística”, ressalta o diretor da Aliança Francesa de Porto Alegre, Patrice Pauc.

A exposição ocorre até 27 de outubro no Porão do Paço Municipal da Prefeitura de Porto Alegre (Praça Montevidéu, 10). Essa é a primeira edição do prêmio no Rio Grande do Sul, que é realizado pela Aliança Francesa de Porto Alegre e pelo Ministério da Cultura (MinC) por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Rouanet), com patrocínio da Timac Agro e apoio do Centre Intermondes e da Prefeitura Municipal de Porto Alegre.

 

Mostra Coletiva Prêmio Aliança Francesa de Arte Contemporânea 2017

Porão do Paço Municipal da Prefeitura de Porto Alegre (Praça Montevidéu, 10)

De 24 de agosto a 27 de outubro de 2017

ENTRADA FRANCA