Espetáculo Flamenco Imaginário no Teatro Renascença

Espetáculo de dança realiza temporada de 30 de março a 22 de abril

‘Flamenco Imaginário’ um espetáculo para crianças, primeira montagem da Cia Del Puerto para o público infanto-juvenil, está livremente inspirada na dramaturgia de „O corcunda de Notredame‟, de Vitor Hugo. Um espetáculo lúdico e criativo, com cenário e figurinos preciosos e uma linda trilha sonora, composta especialmente para a obra, fazendo o Teatro se transformar em um lugar mágico. O espetáculo mexe com os sentimentos e a imaginação, com a memória e os sentidos: os adultos se emocionam e as crianças se divertem muito com as nossas aventuras flamencas do elenco. „Flamenco Imaginario‟ é diversão garantida para toda família.

O projeto fez parte do Prêmio de incentivo à Pesquisa em Artes Cênicas do Teatro de Arena de Porto Alegre, recebido pelo grupo em 2015. O coletivo Del Puerto foi fundado em 1999 e desde então realiza um intenso trabalho de pesquisa técnica, expressiva e histórico-cultural que envolve a arte Flamenca. A companhia já circulou por todo o país com suas montagens, recebeu prêmios e indicações, entre eles os troféus Açorianos de Melhor Espetáculo por Tablao (2008) e Las Cuatro Esquinas (2012).

 

CONCEPÇÃO

Com Flamenco Imaginário, a Companhia de Flamenco Del Puerto, livremente inspirada na obra o Corcunda de Notre Dame e a partir das histórias de infância de cada um dos artistas, traz aos palcos uma grande festa do pijama, onde estes bailarinos-atores expressam através da dança, flamenco e tap dance, suas vivências infantis sobre bulling, preconceito, primeiro amor, diferenças. A Del Puerto e o Corcunda se mesclam no mergulho sobre a temática da diferença e em como transformá-la em gesto, em coreografia. Não há uma história linear, e sim uma sequência de cenas que provocam o público adulto a olhar para sua criança interior e convida os pequenos a brincar de ser diferente.

Como nas brincadeiras de criança, uma situação se liga a outra e se modifica conforme a vontade de brincar. Os figurinos, especialmente criados por Antonio Rabadan, buscam na cultura flamenca referências para sua criação, porém utilizando texturas e materiais que os tornem interessantes ao público infantil. Rabadan optou por fugir das cores comumente utilizadas para as vestimentas flamencas, como o preto e o vermelho, e investiu no verde, laranja, azul e rosa. E inspirado pelos ensaios da companhia, criou as figuras que temos em cena: Dani, a flamenquita; Ana, a princesa; Leo, o toreiro; Ju, a cordobesa.

O cenário e ambientação, também criados por Rabadan, mesclam os vitrais da grande Notre Dame, com um ambiente semelhante a um quarto de criança no dia de uma festa do pijama. Um espaço de festa e brincadeira, com balões, baús que revelam elementos de cenas, abajures onde ficam os figurinos que serão vestidos ao longo do espetáculo e flores de papel craft que revelam uma surpresa ao final do espetáculo. Neste lugar, as referências da obra de inspiração, mais uma vez se misturam a estética flamenca e ao universo infantil, encantando o público à primeira vista. A concepção de luz de Leandro Gass, já em seu quarto trabalho junto à Del Puerto, vem dar o clima e os tons dos ambientes criados pelos artistas e bailarinos, transformando o palco em diferentes lugares deste nosso Flamenco Imaginário - uma cena doce e suave, torna-se sombria e amedrontadora –. Gass, “dança” junto com os bailarinos, modulando a intensidade da luz conforme a trilha, as coreografias e as cenas. Por fim, mas não menos importante, nossa maravilhosa trilha sonora, especialmente composta para o espetáculo. Diferente dos demais espetáculos da Del Puerto, desta vez Giovani Capeletti opta por criar uma trilha sonora gravada e não executada ao vivo como de costume. Assim, tem ao alcance recursos sonoros, efeitos e instrumentos diferenciados, enriquecendo as composições e as cenas. Capeletti a compôs inspirado em sua bagagem como artista flamenco, mas também buscou referência nas músicas galegas, latino-americanas e sons de desenhos animados. E, em uma de suas composições, homenageia o artista Nico Nicolaiewski, inserindo a melodia de “Só você não vê”, do Nico e de Fernando Pezão.

Temporada Teatro Renascença (Av. Érico Veríssimo, 307 – Menino Deus)

De 30/03 a 22/04/2018

Sextas, às 15h

Sábados e domingos, às 16h

Ingressos à venda na bilheteria do teatro a R$ 40 (inteira) e R$ 20 (crianças e adolescentes até 15 anos, estudantes, municipários, classe artística e idosos).

Duração: 50 min

Classificação etária: Livre

Acessibilidade para cadeirantes e obesos

FICHA TÉCNICA

Idealização: Daniele Zill

Direção: Denis Gosch

Coreografia: Juliana Prestes

Trilha Sonora Original: Giovani Capeletti

Elenco: Daniele Zill, Graziela Silveira, Juliana Kersting e Leonardo Dias

Percussão e efeitos: Gustavo Rosa

Design e Operação de Luz: Leandro Gass

Técnico de som: Zé Derly

Figurinos e Cenário: Antonio Rabadan

Produção executiva e divulgação: Raiar Produções

Realização: Del Puerto Produções