DJ francês Pierre Bastien no Kino Beat

A Aliança Francesa participa mais uma vez do Festival Kino Beat. Neste ano, a atração francesa é Pierre Bastien, músico, construtor de instrumentos musicais e artista que os utiliza de uma forma nada convencional. No dia 16 de novembro, às 20h, no Teatro do Sesc Centro (Av. Alberto Bins, 665).

O francês Pierre Bastien, nascido em 1953, constrói suas próprias máquinas, no cruzamento entre música e arte visual. Ele mistura sons de trompete ao vivo, com os barulhos das suas esculturas de som mecânicas, também projetando em tempo real o interior desses mecanismos. Seu trabalho é descrito como "uma orquestra de som atemporal, tanto futurista quanto ligeiramente dada, conjurando antigas tradições em sua música surpreendentemente sensual".

Bastien foi chamado de "cientista musical maluco “ pelo The Guardian. Colaborando no passado com o cineasta Pierrick Sorin, a designer de moda Issey Miyake, o cantor e compositor Robert Wyatt e Aphex Twin (que lançou três de seus álbuns no selo Rephlex) para citar alguns, ele é um dos músicos experimentais mais influentes em atuação. Em 1986, formou sua orquestra de um homem só, Mecanium, e fez mais de 20 discos ao longo dos anos.

As apresentações de Pierre no Brasil tem o patrocínio da Timac Agro e apoio institucional da Aliança Francesa de Porto Alegre e Realização do Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura, e do Governo Federal.

Pierre Bastien no Kino Beat 

16 de novembro, às 20h

Teatro do Sesc Centro - Av. Alberto Bins, 665