David Ceccon é o vencedor do 2º Prêmio Aliança Francesa de Arte Contemporânea

Artista fará dois meses de residência artística no Centre Intermondes, na França  

Na noite desta quinta-feira, 2 de agosto, durante a inauguração da Mostra Coletiva do 2º Prêmio Aliança Francesa de Arte Contemporânea, o artista David Ceccon foi anunciado vencedor da premiação. David ganhou uma residência artística de dois meses (entre novembro de 2018 e janeiro de 2019) no Centre Intermondes, em La Rochelle, na França, com passagem e alojamento incluídos. O segundo lugar foi do artista Marcelo Armani e a terceira colocação ficou com Manoela Cavalinho. Ambos foram premiados com bolsas de estudo de francês na Aliança Francesa de Porto Alegre.

Selecionar 10 artistas para compor a mostra coletiva do Prêmio em uma extensa lista foi um desafio. Para cumprir essa tarefa, foi necessária a adoção de alguns critérios que nortearam as escolhas do júri, composto por especialistas brasileiros e franceses. Foram levadas em consideração as evocações poéticas despertadas pela obra, a contemporaneidade do discurso, a potência para o diálogo com trabalhos artísticos para além do seu contexto regional e a coerência da proposta e portfólio.

“O Prêmio Aliança Francesa de Arte Contemporânea nasce da vontade de gerar a curiosidade de jovens artistas gaúchos e permitir uma abertura ao exterior, provocar uma imersão em um ambiente cultural distinto, retornando ao Brasil enriquecidos com essa experiência humana e artística”, ressalta o diretor da Aliança Francesa de Porto Alegre, Patrice Pauc.

A exposição ocorre até 28 de setembro no Porão do Paço da Prefeitura Municipal de Porto Alegre (Praça Montevidéu, 10). Essa é a segunda edição do prêmio no Rio Grande do Sul, que é realizado pela Aliança Francesa de Porto Alegre e pelo Ministério da Cultura (MinC) por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Rouanet), com patrocínio da Timac Agro e apoio do Centre Intermondes e da Prefeitura Municipal de Porto Alegre.

 

 

Mostra Coletiva 2º Prêmio Aliança Francesa de Arte Contemporânea

Porão do Paço da Prefeitura Municipal de Porto Alegre (Praça Montevidéu, 10)

De 2 de agosto a 28 de setembro de 2018

Segunda a sexta, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h30

ENTRADA FRANCA